ERA

2023

A ERA foi a primeira rede de franchising imobiliário a estabelecer-se em Portugal. Com 25 anos de presença em território nacional, e uma cobertura de mais de 200 agências distribuídas de norte a sul do país e ilhas, é uma Marca de referência no sector imobiliário. A inovação faz parte do seu ADN e é um dos principais pilares do seu desenvolvimento.

ERA
valores da marca

A ERA (Electronic Realty Associates) foi fundada nos EUA, em 1972, por Jim Jackson. Hoje, a ERA integra um dos maiores operadores mundiais de franchising imobiliário, a Anywhere Real Estate, presente em mais de 120 países.

Desde a sua fundação, a ERA tem como principal valor o trabalho em equipa, com um método de trabalho que valoriza e promove a interajuda entre todos os colaboradores e as diferentes Agências ERA.

A rede ERA é também um caso de estudo de empreendedorismo em Portugal, desde 1998. Devido ao seu modelo de franchising e à Academia ERA, a Marca é um espaço de desenvolvimento e criação de startups, tendo já criado mais de 400 desde a sua génese em Portugal. Através da rede, cada empresário tem acesso contínuo a formação em gestão de empresas, liderança, gestão de pessoas, marketing e novas tecnologias, bem como a um Consultor de Operações da estrutura central, sempre disponível para o ajudar a atingir os seus objetivos de negócio.

produtos e desenvolvimentos futuros

A ERA oferece produtos e serviços inovadores, como a Garantia ERA, um serviço exclusivo e inteiramente gratuito que consiste num seguro para casas usadas. Este serviço, oferecido pela ERA aos seus clientes, valoriza e protege o imóvel contra eventuais problemas que possam surgir após a compra.

O projeto Obra Nova ERA é outro exemplo. Um programa destinado a promotores e investidores imobiliários, que identifica as melhores oportunidades de construção. Visa tornar os novos empreendimentos mais rentáveis para quem constrói e, consequentemente, mais acessíveis para quem compra.

Na área da tecnologia, a empresa implementou a tecnologia Lead.ERA, em 2022, uma ferramenta de marketing digital exclusiva e pioneira no sector imobiliário em Portugal. Com recurso à inteligência artificial e assente no Big Data adquirido ao longo de 25 anos, esta ferramenta permite, de forma totalmente automatizada, que qualquer agência crie campanhas de marketing digital para mostrar a casa certa à pessoa certa, com a máxima rapidez e eficácia.

Por último, destaca-se também a campanha Portugal Sweet Home, especialmente desenhada para promover as vantagens de viver em Portugal, junto de clientes e investidores estrangeiros que queiram viver ou comprar uma segunda casa no país.

mercado

O mercado imobiliário regista um peso significativo na economia portuguesa, representando cerca de 15% do PIB. Apesar da conjuntura socioeconómica desafiante, este sector tem registado um crescimento acima da média, dada a sua capacidade de adaptação e inovação e a crescente procura em Portugal, sobretudo por investidores estrangeiros.

Considerado por muitos como um “investimento refúgio” face a outros produtos financeiros, e apesar dos necessários períodos de ajustamento em tempos de mudança, a procura mantém-se e o sector continua a atingir bons níveis de desempenho.

COMUNICAÇÃO

A notoriedade da ERA em Portugal ronda, consistentemente, os 100% e as distinções de reputação e inovação que tem ganhado, a par da credibilidade e eficácia reconhecidas pelos clientes, são o reflexo disso mesmo.

A comunicação externa e interna são áreas que assumem especial importância para a empresa. Desde 2021, a ERA tem reforçado o seu posicionamento mais próximo, jovem e descontraído, assumindo-se como “parte da vizinhança” e investindo ativamente em ações que promovem a boa vizinhança, tanto com os clientes como entre os colaboradores.

É exemplo a bem-sucedida campanha de verão, que vai já na sua terceira edição, onde a ERA marca presença nas praias portuguesas através da oferta aos clientes de guarda-sóis “T0 com Vista Mar” e outros acessórios de praia. Esta campanha reforça a Marca localmente e proporciona dias diferentes e de team building às suas equipas.

2023 foi um ano particularmente desafiante a nível de comunicação. No início do ano, e tendo em conta a conjuntura económica, a ERA optou por seguir uma estratégia de comunicação mais institucional, desenvolvendo iniciativas que contribuíram para a literacia financeira e para a habitação. São exemplos as conferências organizadas em parceria com o jornal Expresso, com a Banca e outras entidades públicas e privadas que ajudaram a esclarecer o público e a promover a discussão de medidas benéficas para o sector e para as famílias portuguesas, num momento de incerteza.

Por ocasião dos 25 anos de presença em Portugal, celebrados também em 2023, a ERA convocou os seus próprios colaboradores e, sob o mote “Prata da Casa”, desenvolveu ações de charme internas, um megaevento em Braga, uma campanha de recrutamento para novos consultores imobiliários, e também uma campanha dirigida ao recrutamento de novos Franquiados como resposta ao plano de expansão da Marca para os próximos anos.

Por último, também a Garantia ERA, um serviço exclusivo no mercado, voltou a ganhar destaque com a campanha multimeios “Garantia ERA. Uma Garantia com G grande” contribuindo para um aumento de 37% do número de casas angariadas com direito a este serviço.

vantagens competitivas

Cada Agente ERA é especializado num território e trabalha a tempo inteiro, o que lhe permite saber tudo sobre a sua zona, ao ponto de cumprir a promessa de fazer parte dessa vizinhança. Desta forma, os clientes ERA conseguem obter informações mais precisas sobre o preço de mercado de cada casa, bairro a bairro, mas também sobre a vivência e as mais-valias de cada vizinhança.

No entanto, a grande vantagem de cada Agente ERA é a sua estrutura de suporte na Agência ERA, onde contam com um consultor legal para tratar de todos os processos administrativos e com um intermediário de crédito que permite oferecer esse serviço complementar aos clientes. Paralelamente, os Agentes apoiam-se ainda na estrutura de marketing e tecnologia nacional, que garante a melhor divulgação e informação de negócio.

A comunidade nacional de Agentes ERA combina o conhecimento local de cada bairro com os mais avançados recursos tecnológicos de mediação imobiliária, nomeadamente o Acelerador Digital com tecnologia Lead.ERA, para conseguir encontrar rapidamente a casa certa para os clientes certos.

Tudo isto é possível porque a ERA Portugal tem como missão “Atrair, formar e fazer crescer pessoas com talento” e assume--se como a melhor escola de mediação imobiliária. Para isso, criou o projeto Academia ERA com o objetivo de captar novos talentos, desenvolver o capital humano e garantir a uniformização dos conteúdos formativos.

ERA
sabia que?

A ERA foi a 1.ª rede de franchising mobiliário a operar no país. Em 2023, comemorou 25 anos em Portugal, onde pretende expandir a Marca com a abertura de novas agências.

A ERA tem uma ferramenta de marketing digital com IA única no mercado português, a tecnologia Lead.ERA, capaz de lançar automaticamente anúncios para o melhor público-alvo, segundo o preço e tipologia dos imóveis, bem como selecionar as fotografias mais atrativas.

Em Portugal, só as casas usadas vendidas pela ERA podem ter garantia, isto é, um seguro que cobre despesas com reparações após a escritura, tal como nas casas novas. A Garantia ERA é única no mercado e totalmente gratuita para os seus clientes.

RUI TORGAL
RUI TORGAL

CEO

contactos