ERA

2022

ERA é uma Marca de referência no sector imobiliário. A sua credibilidade e eficiência são os elementos diferenciadores mais reconhecidos pelos seus Clientes, sobretudo devido à divulgação massiva dos seus imóveis online e offline em todo o País.

ERA
valores da marca

A ERA (Eletronic Realty Associates) foi fundada nos EUA, em 1971, por Jim Jackson. Hoje, a ERA integra um dos maiores operadores mundiais de franchising imobiliário, a Realogy, presente em mais de 120 países.

Desde a sua fundação, a ERA teve como principal valor o trabalho em equipa. A Marca acredita que só foi possível construir uma forte comunidade de profissionais do sector imobiliário trabalhando em conjunto e cooperação, sendo o seu sucesso o resultado deste trabalho. O método de trabalho promove a interajuda entre todos os Colaboradores e as diferentes Agências ERA. 

A rede ERA é também um case study de empreendedorismo em Portugal. Graças ao seu modelo de franchising e à Academia ERA, é um local de desenvolvimento e criação de startups, tendo já criado mais de 400 desde a sua génese em Portugal. Além disso, cada empresário tem acesso contínuo a formação em gestão de empresas, liderança, gestão de pessoas, marketing e novas tecnologias. 

Presente em Portugal desde 1998, e com mais de 200 Agências distribuídas de norte a sul do País e Ilhas, a ERA tem cerca de 50.000 imóveis para comercialização e de 2500 colaboradores especializados, 100% dedicados a satisfazer as necessidades dos seus Clientes.

produtos e desenvolvimentos futuros

A ERA oferece produtos e serviços inovadores para os Clientes que procuram comprar ou vender casa. Destaca-se a Garantia ERA, um serviço exclusivo e inteiramente gratuito que consiste num seguro para a casa após a escritura, oferecido pela ERA aos seus Clientes, valorizando e protegendo o imóvel contra eventuais problemas que possam surgir após a compra. 

Outro dos serviços diferenciadores é o programa Obra Nova ERA, um programa de parceria que permite a construtores e promotores imobiliários identificar as melhores oportunidades de construção, ter acesso a relatórios com os preços de construção, por metro quadrado, e as tipologias mais procuradas, possibilitando a venda mais rápida dos novos imóveis com as ferramentas de marketing mais eficazes, através da chancela Casa Nova ERA.

Fazendo a tecnologia parte do ADN da ERA, este ano a empresa deu mais um passo nesta área e apresentou a tecnologia Lead. ERA, um serviço exclusivo e pioneiro no sector imobiliário em Portugal. Com recurso à inteligência artificial e assente no Big Data adquirido pela ERA Imobiliária ao longo de mais de 20 anos, esta é uma ferramenta de marketing digital única no mercado imobiliário. Assim, o Acelerador Digital ERA permite, de forma totalmente automatizada, criar campanhas de marketing digital para mostrar as casas certas às pessoas certas com a máxima rapidez e eficácia, acelerando o que melhor a ERA faz: vender casas. Destaca-se também o Portugal Sweet Home, uma campanha especialmente desenhada para promover as vantagens de viver em Portugal junto de Clientes e investidores estrangeiros, que queiram mudar-se de vez para o País, ou comprar uma segunda casa. 

mercado

O mercado imobiliário regista cerca de 297.000 vendas de imóveis por ano em Portugal, tendo o mercado residencial um peso de cerca de 65%. Nos últimos anos, e apesar de uma conjuntura desafiante, este sector tem crescido acima da média do PIB, devido ao dinamismo e inovação dos operadores e à crescente atratividade de Portugal para os investidores estrangeiros.
A qualidade de serviço, a formação e a inovação da mediação imobiliária, nomeadamente na área digital, são os fatores determinantes para o sucesso neste sector. 

Contra todas as expectativas, o imobiliário tem revelado ser dos sectores mais resilientes, ultrapassando os obstáculos externos inerentes à crise pandémica e mais recentemente à guerra na Ucrânia e à inflação. Considerado por muitos como um “investimento refúgio” face a outros produtos financeiros, e apesar dos necessários
períodos de adaptação em tempos de mudança, a procura mantém-se e o sector continua a atingir bons níveis de desempenho.

COMUNICAÇÃO

A ERA ronda consistentemente os 100% de notoriedade em Portugal e os prémios que tem vindo a ganhar são reflexo disso, bem como da credibilidade e eficácia reconhecidas pelos clientes.

A comunicação externa e interna são áreas que assumem especial importância para a ERA. No que diz respeito à comunicação externa, a celeridade e eficácia na resposta aos clientes é imperativa e por isso a Empresa tem implementadas ferramentas tecnológicas como o Live Chat ou a assistente virtual no Facebook Messenger (a vERA). Para garantir esse alinhamento a nível nacional, a comunicação interna tem assumido também um papel cada vez mais central.

Por outro lado, a ERA tem reforçado o seu posicionamento mais próximo dos Clientes. Assumindo-se “parte da vizinhança” devido ao seu método de trabalho especializado por territórios, a implementação local da estratégia de marketing nacional tem permitido investir em ações de ativação de Marca que trabalham a boa vizinhança interna e externamente. É exemplo a bem-sucedida campanha de verão, que vai já na sua segunda edição, onde a ERA marca presença nas praias portuguesas através da oferta aos clientes de guarda-sóis “T0 com Vista Mar” e outros acessórios de praia, como forma de dar a conhecer o seu serviço e vantagens.

Durante o ano de 2021, a Marca concentrou-se também em atrair talento e promover uma das suas maiores vantagens competitivas, a Garantia ERA. Estes objetivos deram lugar às campanhas “Abra a Porta ao Futuro” e “A Garantia ERA protege a sua nova casa, mesmo que a casa não seja nova” – ambas com excelentes resultados. Com a implementação destas estratégias de marketing, a ERA registou um aumento de 44% no número de novos colaboradores e um aumento de 35% no número de casas vendidas com Garantia ERA, tendo alcançado em 2022 o melhor 1.º semestre de sempre a nível de faturação. 

vantagens competitivas

Cada Agente ERA é especializado num território e trabalha em regime full-time, o que lhe permite saber tudo sobre a sua zona ao ponto de fazer parte dessa vizinhança. Desta forma, os Clientes ERA conseguem obter informações mais precisas sobre o preço de mercado de cada casa, bairro a bairro. 

Cada equipa de Agentes ERA é apoiada por uma Agência onde um consultor legal e financeiro trata de todos os processos administrativos para a compra e venda das casas e por uma estrutura de marketing nacional que garante a melhor divulgação de cada casa. O sistema de operações partilhadas permite que uma casa em
Lisboa seja vendida por uma Agência ERA do Porto ou de qualquer outra parte do País. A comunidade global de Agentes ERA combina o conhecimento local de cada bairro com os mais avançados recursos tecnológicos de mediação imobiliária, nomeadamente o Acelerador Digital com tecnologia Lead. ERA, para conseguir encontrar rapidamente a casa certa para os Clientes certos. 

Tudo isto é possível pois a ERA Portugal tem como missão “Atrair, formar e fazer crescer pessoas com talento” e assume-se, como a melhor escola de mediação imobiliária. Para isso, criou o projeto Academia ERA com o objetivo de captar novos talentos, desenvolver o capital humano e garantir a uniformização de conteúdos formativos.

ERA
sabia que?

A ERA tem um dos CRM imobiliários mais avançados da mediação imobiliária, o G.ERA.

A ERA tem uma ferramenta de marketing digital única no mercado imobiliário, a Lead.ERA.

Só as casas usadas que são vendidas através da ERA podem ter garantia,
isto é, um seguro que cobre despesas com reparações após a escritura –
a Garantia ERA, única no mercado
e totalmente gratuita.

No último ano, a ERA reforçou o seu posicionamento como especialistas de mercado focados na inovação e na tecnologia, através da parceria com a plataforma Alfredo AI.

RUI TORGAL
RUI TORGAL

CEO

contactos