ERA

2020

A ERA é uma Marca de referência no sector imobiliário. A sua credibilidade e eficiência são os elementos diferenciadores reconhecidos pelos seus clientes. Os imóveis ERA têm a máxima divulgação em todo o País, através de vários meios de marketing tradicional e digital, e no seu website, com mais de dois milhões de visitas por mês.

ERA
valores da marca

A ERA (Electronic Realty Associates) foi fundada nos EUA, em 1971, por Jim Jackson. A Empresa surgiu com a visão de criar uma rede de agências imobiliárias que utilizariam a tecnologia mais recente – na altura, uma máquina de fax –, para prestar um serviço rápido e de alta qualidade a todos os seus clientes, em qualquer parte do mundo. Hoje, a ERA integra um dos maiores operadores mundiais de franchising imobiliário, a Realogy, presente em mais de 120 países. Reconhecida, por nove anos consecutivos, como uma das "Empresas Mais Éticas do Mundo" pelo Instituto Ethisphere, a Realogy foi também eleita pela revista Forbes, como "Great Place to Work" e uma das "Melhores Empregadoras no âmbito da Diversidade". Desde a sua fundação, a ERA teve como principal valor o Trabalho em Equipa. A Marca acredita que só foi possível construir uma forte comunidade de profissionais do sector imobiliário, trabalhando em conjunto e ajudando--se mutuamente. O sistema de trabalho ERA promove a cooperação entre todos os colaboradores e entre as diferentes Agências ERA. O espírito de equipa que "se respira", combina uma vontade indomável de vencer com a consciência de que o caminho para o sucesso é um trabalho de todos
– "Não existe outra equipa como a ERA."

A ERA é também um modelo de liderança e um case study de empreendedorismo em Portugal. Graças ao seu modelo de franchising, a rede ERA é um local de desenvolvimento e criação de startups, tendo já criado mais de 400 desde a sua existência em Portugal, onde cada empresário tem acesso contínuo a formação em gestão de empresas e de equipas, liderança e novas tecnologias.

Presente em Portugal desde 1998, e com mais de 200 Agências distribuídas de norte a sul do País e Ilhas, a ERA tem mais de 50.000 imóveis para comercialização e cerca de 2500 agentes especializados, 100% empenhados em compreender as necessidades dos seus clientes.

produtos e desenvolvimentos futuros

A ERA oferece produtos e serviços inovadores para os clientes que procuram comprar ou vender casas.

A Garantia ERA é um serviço que consiste num seguro oferecido pela Empresa aos seus clientes, que valoriza o imóvel contra eventuais problemas que possam surgir após a compra. Este serviço tem ainda uma vantagem adicional: uma parceria com
a EDP que garante o certificado energético, obrigatório para anunciar a casa, e que só será pago depois na sua venda.

Outro dos serviços mais recentes lançados pela Marca, é o programa de parceria Obra Nova ERA, um serviço inovador destinado
a construtores e promotores imobiliários de todo o País. Este modelo de parceria identifica as melhores oportunidades de construção, partilha relatórios com os preços e tipologias mais procuradas, e promove os novos imóveis com as ferramentas de marketing mais eficazes, através da chancela Casa Nova ERA.

Portugal Sweet Home é a nova campanha da ERA – especialmente desenhada para promover as vantagens de viver em Portugal –, que se destina a clientes estrangeiros que queiram mudar-se de vez para o nosso País ou comprar uma segunda casa.

Finalmente, no hub imobiliário businessaccelerator.era.pt é possível encontrar conteúdos e dados oficiais sobre as mais recentes tendências do mercado, nas áreas de empreendedorismo, inovação, novas tecnologias e imobiliário, bem como notícias, eventos e artigos de opinião de especialistas nestes sectores.

mercado

O mercado imobiliário regista cerca de 180 mil vendas de imóveis por ano, em Portugal. Nos últimos anos, este sector tem crescido acima da média do PIB, devido ao dinamismo e inovação dos operadores e à crescente atratividade de Portugal para os investidores estrangeiros. A qualidade do serviço, a formação e a inovação da mediação imobiliária, juntamente com o acesso aos mercados internacionais, são os fatores determinantes para o atual sucesso deste sector.

Com mais de 50 mil imóveis em carteira, a ERA Portugal é a melhor sucursal da ERA em todo o Mundo e é utilizada como "best practice" a nível global. No primeiro semestre de 2020, a Empresa vendeu cerca de 4 mil imóveis, no valor total de 529 milhões de euros, tendo fechado o semestre com um valor de faturação de cerca de 29 milhões de euros em comissões de mediação imobiliária.

COMUNICAÇÃO

Os prémios que a Marca tem conquistado ao longo do tempo – nomeadamente as distinções Superbrands e Marca de Confiança – são prova da excelente notoriedade da ERA no mercado da mediação imobiliária em Portugal. A sua credibilidade e eficácia são os elementos diferenciadores reconhecidos pelos seus clientes.

Além de promover os Agentes ERA, a estratégia da Marca aposta também na promoção das casas que tem à venda. Os imóveis ERA têm a máxima divulgação de marketing em todo o País, através das suas revistas (Selecção, Proprietários, ESelection e Exclusive), de todas as Agências, do seu website e das redes sociais. Presente nos meios de marketing – tradicionais e digitais –, a ERA é "uma máquina a vender casas", sempre ligada.

vantagens competitivas

Cada Agente ERA é especializado num território e trabalha em regime full-time para apoiar todos os clientes desse território. Desta forma, os clientes ERA conseguem obter informações mais precisas sobre o preço de mercado de cada casa, bairro
a bairro. Cada equipa de Agentes ERA é apoiada por uma Agência, onde um consultor legal e financeiro trata de todos os processos administrativos para a compra e venda de casas, e por uma estrutura de marketing nacional que garante a melhor divulgação de cada casa.
O sistema de operações partilhadas permite que uma casa em Lisboa seja vendida por uma Agência ERA do Porto ou de qualquer outra parte do mundo. A comunidade global de Agentes ERA combina o conhecimento local de cada bairro com os mais avançados recursos tecnológicos de mediação imobiliária, para conseguir encontrar a casa certa para cada cliente e o comprador certo para cada casa.

A ERA conquistou, em 2020, o 2.º lugar no ranking "Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal na Dimensão de +1000 Colaboradores" e o 20.º lugar do ranking geral "Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal", segundo o instituto Great Places To Work Portugal. Nesta distinção, destacaram-se as práticas de inovação da ERA para solucionar os desafios do negócio, assim como a partilha dos sucessos internos, com os colaboradores a reconhecerem a importância dos eventos regionais e nacionais como forma de premiar o sucesso dos melhores Agentes.

ERA
sabia que?

No contexto da COVID-19, a ERA lançou um programa gratuito de formações online através de um conjunto de webinars
"Ser ERA em Casa", que permitiu manter a aposta no contínuo desenvolvimento dos seus colaboradores.

O Live Chat do website da Marca e o Chatbot do Facebook Messenger, foram ferramentas fundamentais que permitiram à ERA continuar a apoiar todos os clientes neste momento especialmente exigente.

Os Agentes ERA têm formação contínua e trabalham a tempo inteiro, dedicando-se exclusivamente a uma zona geográfica, onde se tornam especialistas.

A ERA registou, em 2019, um aumento de cerca de 8% no número de utilizadores do seu website, com uma média de
1.4 milhões de visitantes por mês.

RUI TORGAL
RUI TORGAL

CEO

contactos