EDP

2020

Com presença em 19 países e uma cadeia de valor que começa na produção de energia e termina na sua comercialização, a EDP conta com cerca de 10 milhões de clientes e 12 mil colaboradores que contribuem diariamente para uma energia feita de compromisso, inovação, sustentabilidade e responsabilidade para com a sociedade.

EDP
valores da marca

A EDP é humana, inovadora e sustentável. São estes os pilares que guiam a Marca na liderança da transição energética e no seu profundo compromisso com o planeta e o bem-estar da sociedade.

produtos e desenvolvimentos futuros

A estratégia a longo prazo da Empresa está ligada a um forte compromisso com a descarbonização, descentralização e digitalização.

Uma estratégia que se traduz em diversas iniciativas, nomeadamente: a ligaçãoà rede do WindFloat Atlantic e a joint-venture entre a EDP Renováveis e a Engie no sector da energia eólica offshore.

A EDP apoiou oito projetos sustentáveis em África com a 2.ª edição do Fundo A2E (Access to Energy).

O financiamento, num total de meio milhão de euros, promove o acesso a energia limpa e ajuda a combater a pobreza energética.

A aposta na mobilidade elétrica foi reforçada com a parceria com a Saba, através da instalação de 50 pontos de carregamento elétrico pelo País. A EDP Comercial desenvolveu soluções e produtos que facilitam a mobilidade sem emissões de carbono, como a app EDP EV.X –, que permite simular as poupanças financeiras e ambientais de cada condutor, ao optar pela mobilidade elétrica, e a app EV.charge para carregamento de veículos elétricos em condomínios.

Já no mercado regulado, a EDP Serviço Universal mudou para SU Eletricidade, surgindo junto dos consumidores com uma nova imagem e identidade de Marca.

A EDP lançou mais uma edição do Starter Business Acceleration – um programa mundial para startups de energia – e a 4.ª edição do Free Electrons – o programa global que liga promissoras startups a gigantes do sector de energia.

mercado

A EDP continua empenhada em responder, de forma inovadora e sustentável, aos desafios que se impõem a uma escala mundial, com metas claras para o futuro.  Um dos grandes objetivos é reduzir as emissões de CO2 em 65% em 2022 e em 90% até 2030.

COMUNICAÇÃO

O final de 2019 foi marcado por uma comunicação continuada com ofertas relevantes para os clientes EDP Comercial. Foi lançada a campanha dos Packs Living EDP, uma oferta integrada de serviços que pretende aproximar-se das necessidades das famílias portuguesas. O pack oferece descontos na fatura de energia, assistência técnica em casa, acesso a um plano de saúde, diversos descontos nas áreas de lazer, e garante a contribuição para um planeta mais sustentável, com eletricidade 100% verde.

A EDP voltou a estar no maior evento de empreendedorismo, o Web Summit, onde foi possível conhecer

e encontrar as startups com maior potencial e que se enquadram com o negócio. A EDP esteve presente com o EDP Knock Out Pitch, um espaço pensado como uma recriação de ringue de boxe colocado numa plataforma elevatória, para as startups apresentarem as suas ideias de negócio à EDP. Esta iniciativa aproxima a EDP às startups, um dos objetivos estratégicos da área de inovação.

Com um início de 2020 inesperado, a EDP teve que se reinventar para manter a proximidade com o seu público. As pessoas estão no centro de todas as ações e foi em torno desta energia que se desenvolveram diversas iniciativas.

Após o período de confinamento, foi lançada uma campanha sobre as soluções de energia solar EDP para clientes residenciais, com o intuito de promover o posicionamento sustentável da Marca. A comunicação estendeu-se ao segmento B2B, para ajudar as pequenas empresas a tornarem-se mais eficientes e competitivas.

Com o intuito de melhorar o mundo e de estar cada vez mais próxima dos clientes, a EDP Comercial lançou ainda a app EDP Zero, onde os portugueses são premiados pelas boas práticas ambientais e sociais.

Os clientes vão sendo desafiados a mudar os seus comportamentos, através de dicas e práticas a adotar em prol da descarbonização, e convidados a fazer parte da Geração Zero – uma geração de pais que se preocupam com o mundo que deixam aos filhos, e de filhos que se preocupam com o mundo em que querem viver, mais limpo e inclusivo.

A Geração Zero marca a comunicação ao longo do ano, promovendo a Energia Solar, a energia renovável que a Geração Zero produz, e os Packs Living EDP, que têm tudo para que esta geração viva melhor, sem desperdício e com preocupações sustentáveis.

Por outro lado, a EDP continuou a reforçar o seu posicionamento enquanto "energia oficial da música e do desporto" – sob o mote mobilizador Let’s Go –, desenvolvendo várias iniciativas, maioritariamente em formato virtual.

Foi lançada a 14.ª edição do EDP Live Bands e, no âmbito deste projeto, foi realizada

o EDP Live Sessions. Esta iniciativa juntou alguns dos vencedores das últimas edições do concurso em Portugal e transmitiu concertos em direto através da página oficial da Marca no Instagram, com o objetivo de proporcionar momentos de entretenimento e sensibilizar as pessoas para a importância de permanecer em casa.

Como forma de apoiar os músicos portugueses, a EDP juntou-se ao movimento Portugal #EntraEmCena, um projeto inédito entre artistas, Marcas, empresas públicas e privadas, que se uniram num esforço colaborativo para salvaguardar a cultura e os seus intervenientes. Aqui, a EDP promoveu o desafio Let’s Go Local. Do cante alentejano à música popular, passando pelo fado ou folclore, os artistas portugueses foram desafiados a apresentar um conceito criativo para celebrar a música tradicional portuguesa, ajudando a manter vivos os festejos tradicionais portugueses.

Para continuar a promover a prática de desporto, a EDP associou-se à Maratona Clube de Portugal e a mais seis parceiros, na criação de corridas virtuais. O sucesso destas corridas ficou provado com a participação de 10 mil atletas, num total de 60 mil inscrições que esgotaram em apenas duas semanas.

vantagens competitivas

A EDP é uma Marca única no mercado português. Integra há 12 anos consecutivos os Índices de Sustentabilidade Dow Jones e, em 2020, foi novamente considerada a Marca Portuguesa Mais Valiosa, de acordo com a OnStrategy. Este ano foi ainda, e pela 16.ª vez consecutiva, considerada Marca de Excelência em Portugal, pela Superbrands. Recebeu o prémio Escolha do Consumidor e o Prémio 5 Estrelas.

Em Espanha, foi considerada a Melhor Empresa Comercializadora, pela Selectra.

EDP
sabia que?

A responsabilidade social é um dos pilares-chave da EDP, em todos os países onde atua. Foi essencial encontrar um equilíbrio entre o combate à pandemia e o apoio à sociedade e à economia, dando prioridade à proteção das pessoas: colaboradores, clientes, fornecedores,     e profissionais de saúde.

A EDP e a China Three Gorges adquiriram 50 ventiladores, 200 monitores médicos e outros equipamentos, num apoio de cerca de 4 milhões de euros, para além de donativos de material de proteção individual.

A EDP Comercial ofereceu energia aos hotéis envolvidos no combate à COVID-19; garantiu um desconto de 20% na eletricidade a profissionais do SNS, a unidades de cuidados continuados integrados e a estruturas residenciais nas áreas do apoio social. Suspendeu os cortes de energia e flexibilizou o pagamento das faturas, sem juros. Promoveu a utilização de ferramentas digitais, como o WhatsApp, o débito direto, a fatura segura e o EDP Online, e reforçou também as parcerias dos Packs Living EDP, com entregas em casa.

Para apoiar as PMEs, a EDP antecipou o pagamento de mais de 30 milhões de euros a cerca de 1200 fornecedores, garantindo-lhes liquidez para pagar salários e manter o seu funcionamento.

A EDP Renováveis apoiou bancos alimentares e a compra de testes rápidos e material escolar digital na maioria dos mercados em que está presente, com um financiamento de 750 mil euros. No Brasil, doou mais de um milhão de euros à organização social Comunitas, para a compra de ventiladores hospitalares.

CATARINA BARRADAS
CATARINA BARRADAS

Diretora de Marca

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