Edições

EFACEC

2022

A EFACEC desenvolve e disponibiliza soluções integradas nos campos da Energia, Mobilidade e Ambiente. Há mais de 70 anos que traz, no seu ADN, a inovação e a tecnologia, colocando-as ao serviço da sustentabilidade e das sociedades. Com presença em 13 países e vendas em mais de 85 países, conta com mais de 2 mil colaboradores comprometidos com o Propósito de "Criar um futuro mais inteligente para uma vida melhor".

EFACEC
valores da marca

A Marca EFACEC guia-se e promove diariamente os seus valores junto de todos os stakeholders: Fiabilidade – rigor em todas as etapas do ciclo de produção, inovação, criação, desenvolvimento e entrega;  Sustentabilidade – orientação para soluções integradas e eficientes, com um impacto importante na economia, sociedade e ambiente; Competência – guiada pela inovação e experiência; Audácia – sendo ávida em perseguir novos desafios que permitam superar as próprias conquistas e antecipar soluções; Humanismo – uma equipa feita de pessoas e para pessoas, que em conjunto com fornecedores, clientes e utilizadores são parte da sua essência.
Este é o principal motivo para a EFACEC acreditar e trabalhar para um futuro melhor.

produtos e desenvolvimentos futuros

A EFACEC apresenta uma oferta diferenciadora e geradora de valor de forma sustentada, imprescindível para uma resposta ágil e consistente aos desafios e necessidades de cada cliente. A tecnologia EFACEC impacta direta e indiretamente a vida de mais de 1000 milhões de pessoas em todo o Mundo.

A EFACEC assumiu o compromisso de contribuir ativamente para a descarbonização da economia e da sociedade, apostando fortemente em soluções tecnológicas inovadoras que acelerem a transição energética, a mobilidade sustentável e a descarbonização da indústria. 

Ao longo de 2021, foram vários os projetos desenvolvidos rumo a esse objetivo. Na área da Mobilidade, a EFACEC lançou a nova geração de soluções de carregamento para veículos elétricos. Mais eficientes, sustentáveis e rápidos, os novos equipamentos contribuem para uma gestão mais inteligente de infraestruturas e frotas de veículos elétricos.

Já na área da Cibersegurança salienta-se o importante e exigente processo que conduziu à Certificação ISO 27001. Manteve-se a aposta no desenvolvimento de soluções digitais mais eficientes na gestão de energia de fontes renováveis, com foco na inclusão de tecnologias e processos ciberseguros, capazes de assegurar os níveis de resiliência necessários para infraestruturas críticas.

Uma das maiores conquistas deste ano foi o convite para integrar e liderar a candidatura de dois dos maiores consórcios para o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR): o ATE, a Aliança para a Transição Energética, e o H2DRIVEN, Hidrogénio como vetor de metanol verde para a indústria química e mobilidade pesada. Projetos a desenvolver a partir de 2022 que auspiciam um futuro promissor para o País em termos energéticos e ambientais, revelando a competência da EFACEC assim como da sua capacidade de traduzir potencial em valor.

mercado

Com uma pegada global presente nos cinco continentes e vendas em mais de 85 países, a EFACEC exporta 70% dos seus produtos e soluções, estando cada vez mais presente em mercados sofisticados e complexos.

Entre os seus clientes encontram-se alguns dos maiores players mundiais que reconhecem a Marca como uma referência internacional nas áreas onde atua. A EFACEC é uma embaixadora do País e das suas competências em sectores fundamentais da economia de outros países, conferindo a Portugal uma importância estratégica relevante.

COMUNICAÇÃO

Ao longo dos últimos anos, a EFACEC apostou fortemente num reposicionamento de Marca que refletiu um novo ciclo de vida e a consolidação da promessa que a sua assinatura promove: Empowering the Future. 

Além de conquistar uma maior notoriedade da Marca e proximidade com todos os stakeholders, esta mudança também trouxe um reconhecimento que muito orgulhou a Empresa. Por um lado, a EFACEC foi premiada na categoria de Estratégia de Gestão da Mudança e Transformação pelo Observatório de Comunicação Interna.
Por outro lado, conquistou o Top 5 das Marcas com maior reputação no sector da energia e utilities e foi reconhecida como uma das 50 empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal pela Spark Agency.

A pandemia, a consequente disrupção nas cadeias de abastecimento e o processo de reprivatização em curso, representaram um enorme desafio para a EFACEC, mas foram igualmente uma oportunidade de mudança
e crescimento. Surge então, em 2021, uma nova estratégia de comunicação –
“To the future, fast!” – que representa tudo aquilo que a EFACEC ambiciona ser, uma empresa à prova de futuro, organizada em torno de quatro pilares fundamentais: Sustentabilidade, Pessoas, Negócio e Inovação.

No final de 2021 foi apresentado internamente o conceito da campanha de comunicação #NósSomosEfacec, que expressa o reconhecimento pela sua cultura e pelas suas pessoas, que partilham energia e abraçam o futuro, focados no propósito que os une. Ser EFACEC é superar desafios, com resiliência e criatividade, para entregar soluções de excelência em todo o Mundo. A campanha foi feita com as suas pessoas, que tiveram a coragem de dar a conhecer o seu lado mais pessoal, que vai muito além da sua função ou competências técnicas. Toda a Organização ficou a conhecer o que as move e o que as faz feliz.

vantagens competitivas

A EFACEC distingue-se por ser a única empresa, no mercado nacional, capaz de produzir e desenvolver soluções integradas de hardware e software para os sectores de Energia, Mobilidade e Ambiente.

Como detentora de uma capacidade acrescida na contribuição das respostas para os desafios mundiais, a EFACEC está verdadeiramente empenhada em contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas. 

Por isso, em 2021, a EFACEC reviu a sua Política de Sustentabilidade e, em colaboração com a CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics, desenvolveu um projeto de reavaliação dos ODS que melhor traduzem o seu impacto na sociedade. Esta reflexão, que se transformou num caso de estudo sobre implementação estratégica dos ODS, traduz a vontade da Empresa de avançar para um novo nível de maturidade no seu compromisso com a sustentabilidade.

A EFACEC está empenhada na condução responsável do negócio, inovação do seu portefólio e desenvolvimento de produtos e soluções verdes que acelerem a transição energética e respondam aos grandes desafios mundiais. Desta forma, reafirma a sua responsabilidade com o ambiente e com a descarbonização da economia através da adesão a compromissos globais, tais como: Business Ambition for 1,5º, EV100, Neutralidade Carbónica, entre outros.

Em 2021, a atribuição de dois prestigiantes prémios Red Dot Design Award veio também colocar a EFACEC na rota do melhor design do Mundo. O Modular Transformer e o XBarrier100 venceram na categoria Product Design 2021, reforçando a aposta da EFACEC na inovação e excelência no design de produto, alcançando o patamar das grandes referências mundiais.

A EFACEC conquistou também o PT Global Water Awards (4.ª edição), o que comprova a excelência da Empresa além-fronteiras, num mercado exigente e competitivo como o do Norte da Europa. Na área de recursos humanos, a EFACEC foi igualmente reconhecida no Randstad Employer Brand Research 2021 como a segunda melhor empresa para trabalhar, no sector da energia, em Portugal. 

EFACEC
sabia que?

A EFACEC foi a primeira Marca portuguesa a apoiar uma equipa de Formula E, tendo sido parceira, durante três temporadas consecutivas, da DS Techeetah, a equipa dos pilotos António Félix da Costa e Jean-Éric Vergne. Durante este período, a equipa sagrou-se duas vezes Campeã do Mundo de Pilotos e duas vezes Campeã do Mundo por Equipas.

As soluções EFACEC ajudam a iluminar a Torre Eiffel e a Strip Boulevard de Las Vegas.

A EFACEC colabora com a Agência Espacial Europeia (ESA) através do desenvolvimento de instrumentos de alta precisão aeroespaciais.

O primeiro fornecedor de tecnologia no Mundo a desenvolver e produzir um carregador ultrarrápido (350KW) foi a EFACEC.

Os golos do campeonato do mundo de futebol FIFA 2022, no Qatar, serão iluminados pelos equipamentos de média tensão da EFACEC.

Mais de 500 milhões de pessoas utilizam, por ano, sistemas de metro com tecnologia EFACEC.

Na Dinamarca, a EFACEC está a transformar os resíduos urbanos em energia limpa através da sua galardoada fábrica de biomassa.

SANDRA POMBO
SANDRA POMBO

Diretora de Marca e Comunicação

contactos