Edições

ELIS

2023

Presente em 29 países, a ELIS garante aos seus clientes a máxima higiene, bem-estar e proteção – em todos os lugares, todos os dias, de forma sustentável. Pioneira da economia circular, está convencida de que este modelo, ao otimizar a vida útil dos seus produtos, assegurando a sua manutenção, reutilização e reparação, é uma solução sustentável e duradoura para os desafios ambientais.

ELIS
valores da marca

Os valores ELIS permanecem os mesmos desde os primórdios do Grupo: integridade, responsabilidade, exemplaridade e o respeito pelo outro.

O pilar integridade baseia-se na concretização de cada compromisso, na fidelidade aos princípios e à honestidade. A responsabilidade diz respeito ao zelo pela comunidade, pelo ambiente e pelo serviço fornecido.
A exemplaridade faz dos seus colaboradores um modelo para todos, dentro e fora da empresa, incorporando os valores do Grupo em tudo o que fazem. Por fim, o respeito pelo outro assegura o reconhecimento de que o sucesso da Marca se deve ao trabalho e contributo de cada colaborador, independentemente da sua posição na empresa.

Já a higiene, proteção e bem-estar são identificados como os valores que a Marca agrega ao mercado. Com as crises sanitárias, as expectativas dos clientes estão cada vez mais focadas na sua higiene e na dos seus colaboradores e clientes, reforçando, da mesma forma, a necessidade de proteção.

O bem-estar surge como benefício fundamental, ligado ao serviço proporcionado pela ELIS e oferecido a cada um dos seus clientes, para que estes possam, da mesma forma, oferecê-lo aos seus clientes.

produtos e desenvolvimentos futuros

Em Portugal, a ELIS desenvolve e fornece soluções sob medida para seis serviços: Roupa Lisa, Vestuário Profissional, Sanitário, Tapetes, Bebidas e Pest Control.

A sua estratégia tem por base a consolidação das posições do Grupo através do crescimento orgânico e externo, da abertura regular de novos mercados, da melhoria progressiva da sua excelência operacional e da inovação para reforçar a oferta de produtos e serviços.

No dia 13 de janeiro de 2023, a ELIS adquiriu uma nova unidade, a segunda aquisição do Grupo em Portugal. Esta aquisição teve por base a sua estratégia e ambição de crescimento no sector da saúde.

Também em janeiro foi lançada a primeira coleção de aparelhos Sanitários ELIS feitos
a partir de “pellets” de plástico reciclado, a Phoenix.

Para o próximo ano, a Marca irá estender o seu parque de aparelhos sanitários, oferecendo novas soluções, concebidas a partir de plástico reciclado. Por outro lado, e no que concerne ao serviço de Vestuário Profissional, irá apostar em peças concebidas com poliéster reciclado. O objetivo é o mesmo: satisfazer as necessidades do cliente, com soluções ecologicamente responsáveis.

mercado

Com presença em 29 países e em dois continentes, com 54.000 colaboradores e mais de 400.000 clientes, a ELIS define-se como prestadora de serviços para entidades públicas e privadas, de todas as dimensões e em todos os sectores do mercado.

A julho de 2023, o Grupo ELIS revelou os seus resultados do primeiro semestre, com uma receita recorde e um crescimento de 17,8%.

Em Portugal, emprega mais de 1000 colaboradores, que prestam serviços a cerca de 20.000 clientes. Conta com onze centros de serviço, cinco unidades industriais e um centro logístico de armazenamento e personalização de artigos de vestuário, para todos os clientes da Europa, assegurando uma implantação nacional.

COMUNICAÇÃO

Em 2023, a ELIS apostou fortemente no rebranding da sua Marca, sublinhando a sua ambição de trazer para a vida, diariamente, um pilar central do ADN do Grupo: a sustentabilidade.

O Grupo decidiu formalizar este compromisso através da definição de um propósito – “Garantir um serviço circular diário de higiene, bem-estar e proteção em todos os lugares, todos os dias, de forma sustentável”. Este propósito traduz-se na nova assinatura da Marca "Circular services at work", que reflete notavelmente o fornecimento do serviço ao invés do produto, o aluguer em vez da compra.

Xavier Martiré, Presidente do Conselho ELIS, afirma: “O nosso propósito e a nossa assinatura reafirmam o que a ELIS, em conjunto com todos os seus colaboradores, sempre trabalhou para construir uma empresa inovadora e comprometida com um mundo mais sustentável."

Adicionalmente, o Grupo tem reforçado o seu posicionamento perante os clientes, ao apostar numa comunicação externa com forte presença nas redes sociais, com base na proximidade, simplicidade e fiabilidade.

vantagens competitivas

A principal vantagem competitiva da ELIS assenta na simplificação do dia a dia dos seus clientes, ao garantir um serviço personalizado adaptado às suas necessidades. O aluguer-manutenção permite que as empresas concentrem os seus esforços na sua atividade principal, enquanto mantêm o controlo do seu orçamento e contribuem para um desenvolvimento sustentável, com a garantia de higiene e qualidade irrepreensíveis.

O seu know-how e inovação, fontes da internacionalização do Grupo, são também pilares basilares da vantagem competitiva da Marca. O constante investimento em inovação permite o acompanhamento das necessidades dos clientes e as constantes evoluções do mercado. As três missões de inovação do Grupo assentam no desenvolvimento de novos serviços para os seus clientes, na otimização dos serviços existentes e na partilha de inovações com todas as suas equipas.

São exemplos da inovação do Grupo a plataforma MyElis, que permite que os seus clientes façam a gestão dos seus serviços, consultem as suas entregas e acedam ao seu histórico; e o Elis Connect, um serviço de traçabilidade com informação em tempo real, disponível para o serviço de Pest Control, Vestuário Profissional e de Roupa (hotelaria
e saúde).

Decorrente da cultura do Grupo, resultam todos os anos várias certificações técnicas e prémios. Em junho de 2023, a ELIS obteve uma das classificações mais cobiçadas, a medalha Gold da certificação EcoVadis, atribuída apenas a 5% das empresas, e, em setembro, foi-lhes concebida
a certificação EN16636 - Gestão integrada do controlo de pragas. Para além destas, a ELIS possui ainda a ISO9001:2015, desde junho de 2018.

ELIS
sabia que?

A história da ELIS começa em França, em 1883, com a criação das Grandes Lavandarias de Pantin, pela família Leducq.
Em 1968, nasce o Grupo ELIS, abreviação de Europe Linge Service.

Com a evolução da Marca, o Grupo já apresentou quatro assinaturas diferentes: “Higiene em acção”; “Simplificamos a sua higiene”; “We empower your day” e, o atual, “Circular Services at Work”.

Com implantação nacional e mais de dez anos de experiência, o serviço Pest Control oferece soluções eficazes de gestão integrada de pragas – nas áreas da desratização, desinsetização e desinfeção -, para proteção dos negócios dos seus clientes. 

A ELIS dispõe uma ampla oferta para o sector de saúde, nomeadamente de vestuário para os profissionais de saúde, túnicas para pacientes, roupa de cama e atoalhados, garantido a lavagem e desinfeção dos artigos, de acordo com a regulamentação em vigor. A Marca conta com profissionais qualificados, dedicados exclusivamente
a este serviço.

O modelo ELIS apresenta vários benefícios de sustentabilidade, desde uma melhor pegada de carbono até à preservação dos recursos naturais, independentemente da indústria. Para vestuário de trabalho com serviço proporcionado pela ELIS, a redução no consumo de CO2 e água pode chegar a 37% e 48%, respetivamente (fonte: Estudo EY). Da mesma forma, a utilização de roupas reutilizáveis em blocos operatórios e instalações médicas, permite uma redução entre 31% e 62% nas emissões de CO2 em comparação com roupas descartáveis
(fonte: Cleaner Environmental Systems).

Joana Sousa
Joana Sousa

Diretora de Marketing

contactos