EDP

2023

A EDP é uma empresa de energia global presente em quatro zonas do planeta — Europa, América do Norte, América Latina e Ásia Pacífico — com a ambição de liderar a transição energética e impulsionar esta transformação, utilizando a força do vento, do sol e da água numa escala global para acelerar a descarbonização, não deixando ninguém para trás. Esta é uma jornada coletiva para construir um mundo mais sustentável e inclusivo.

EDP
valores da marca

A EDP quer ser 100% verde até 2030, impulsionando uma mudança significativa e coletiva, para um amanhã melhor. Para garantir que ninguém fica para trás neste processo, a EDP desenvolve projetos de impacto social através do programa global EDP Y.E.S. — You Empower Society. Este programa reúne mais de 500 projetos de responsabilidade social, com mais de 30 milhões de euros investidos anualmente na promoção da inclusão energética, acesso a energia limpa, na proteção da biodiversidade e no apoio à cultura, educação e comunidades a nível global.

produtos e desenvolvimentos futuros

A EDP está fortemente empenhada em acelerar o seu crescimento sustentável a longo prazo, garantindo, desta forma, o compromisso da empresa com a transição energética e a implementação de uma série de iniciativas e projetos inovadores. Um pilar fundamental desse compromisso é o apoio a novos projetos de energias renováveis. Um exemplo dessa inovação é o parque solar flutuante no Alqueva, o maior da Europa numa albufeira de barragem, que reforça o pioneirismo da EDP na hibridização. A inovação está no centro desta estratégia, e o desenvolvimento da tecnologia solar flutuante assinalou um marco relevante no caminho da transição energética, que a EDP está a fazer a uma escala global.

O ADN inovador continua a caracterizar a EDP, que este ano colocou em operação o primeiro parque híbrido da Península Ibérica, Mina de Orgueirel, instalado no conselho do Sabugal. Com energia solar e eólica num único local, dá um contributo adicional para a descarbonização e para o aumento de energia renovável na rede elétrica. Também no Brasil, e realçando o papel da EDP na produção de energia limpa, iniciou-se a produção da primeira molécula de hidrogénio verde, que contribuirá para uma economia de baixo carbono. Outro exemplo é o Fundo A2E (Acess to Energy), onde a EDP disponibiliza um milhão de euros para financiar projetos que combatam a pobreza energética em África, ou ainda o projeto Solar Solidário que instala painéis solares em famílias ou comunidades vulneráveis, em Portugal, Brasil e Espanha.

A EDP Comercial, comercializadora do grupo, posiciona-se como facilitadora do consumidor no processo de transição energética, disponibilizando aos seus clientes, soluções que contribuem para uma transição justa e com impacto positivo na sociedade. Entre as suas soluções, destaca-se a energia solar, um dos principais recursos elencados pelas instituições europeias para alcançar os objetivos de neutralidade carbónica, e a mobilidade elétrica.

Com projetos pioneiros ambições sustentáveis e compromissos concretos para um futuro energético mais limpo e sustentável, as ações da EDP refletem uma abordagem holística para enfrentar os desafios da transição energética e moldar um mundo mais verde para as gerações futuras.

mercado

A identidade da Marca EDP evoluiu e espelha o caminho em direção à globalização e à transição energética, onde 80% da produção de energia já é proveniente de fontes renováveis. O plano estratégico que impulsiona esta mudança é sustentado por três eixos:
o crescimento acelerado e sustentável; a organização com ADN de futuro, sustentada por um maior investimento em inovação e transformação digital; o retorno atrativo e excelência ESG (Environmental, Social and Governance).

COMUNICAÇÃO

O mundo está a mudar e a EDP também. No contexto da emergência climática, o papel de líder global torna-se mais desafiante, aumentando a responsabilidade de criar um futuro melhor para as próximas gerações.

A EDP partilha o seu propósito com o mundo, na esperança de inspirar e mobilizar toda a sociedade a cuidar do planeta, reforçando o compromisso com a Terra (We Choose Earth - Nós escolhemos a Terra). É através de vários projetos que a EDP promove comportamentos de preservação do planeta, nomeadamente o EDP Art Reef, a primeira exposição subaquática no território português. Com a assinatura do artista Alexandre Farto (Vhils), é construída a partir de peças de centrais descomissionadas que têm como novo fim criar um ecossistema de biodiversidade. Outro dos projetos realizados neste âmbito, foi uma campanha de limpeza subaquática ibérica, que retirou mais de 18 toneladas de lixo do mar e envolveu uma seleção de objetos resgatados do oceano, dando origem ao projeto “Backwash” — a loja dos objetos que ninguém quer. Todos os objetos recolhidos foram disponibilizados online e numa pop-up store em Madrid. O custo simbólico atribuído a cada objeto representa o número de anos que cada um demoraria a decompor-se se tivesse ficado no fundo do oceano — ou seja, o seu custo para a Terra. No final da ação, o valor total angariado foi doado à organização não-governamental (ONG) The Ocean Cleanup.

Adicionalmente, uma das iniciativas da EDP associada ao Natal foi o lançamento de uma campanha sustentável, que reutilizou mais de 500 mupis de campanhas anteriores para iluminar as ruas de Portugal. Esses cartazes, recortados com formas alusivas ao Natal por colaboradores EDP, foram usados com um novo propósito e transmitiram uma mensagem de responsabilidade ambiental, enquanto mantinham a magia da época.

Proteger o planeta Terra, preservar os oceanos, trabalhar para garantir maior igualdade social e fomentar a transição energética para fontes limpas são algumas das prioridades para um futuro mais justo e sustentável e requerem ações urgentes, que só terão o devido sucesso se forem feitas de forma global. Nesse sentido, a EDP organizou a conferência global ”We Choose Earth Tour”, em Madrid, onde subiram ao palco oradores das mais diversas áreas como Amal Clooney, Adam Grant, Celine Cousteau e Peter Frankopan, para debater temas como a justiça social, ambiental e económica.

A EDP continuará também a apoiar as comunidades para terem um papel ativo na transição energética. Para isso, o grupo prevê investir até 200 milhões de euros, entre 2021 e 2026, em iniciativas de impacto social para a promoção da inclusão energética, acesso a energia limpa, proteção da biodiversidade e apoio à cultura, educação e comunidades.

vantagens competitivas

A EDP lidera o ranking de reputação no sector de Energia & Utilities, de acordo com a OnStrategy e é novamente a Marca portuguesa mais valiosa. Segundo a consultora Brand Finance, a EDP permanece no Top 10 de Marcas de Utilities mais fortes do mundo, sendo a única Marca portuguesa que faz parte deste ranking.

A EDP e a EDP Renováveis voltam a ser certificadas pelo Top Employer Institute como as melhores empresas para se trabalhar, sendo também mais uma vez incluídas no Bloomberg Gender-Equality Index. Adicionalmente, a EDP é certificada, pela primeira vez enquanto Grupo, como empresa familiarmente responsável (EFR), pela Fundación Másfamilia, que reconhece o empenho do Grupo na implementação de medidas que promovem a conciliação entre a vida pessoal e profissional.

Num ano recorde de participação de empresas, a EDP destaca-se entre 180 companhias globais como a elétrica integrada mais sustentável no S&P Dow Jones Sustainability Index (DJSI), sendo a única empresa portuguesa a integrar o DJSI há 15 anos consecutivos. Este reconhecimento reflete o posicionamento da Marca e a solidez da estratégia da EDP na liderança da transição energética.

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sabia que?

O Investimento Social é um pilar estratégico do grupo EDP, que cria relações de confiança com as comunidades locais. A EDP investe mais de 30 M€ por ano, em mais de 500 projetos sociais no mundo, impactando mais de 3 milhões de pessoas.

A EDP tem mais de 13.000 colaboradores, de 64 nacionalidades.

A EDP quer acentuar a mentalidade e cultura “Digital First”. Nesse sentido, o seu objetivo é chegar a 2026 com 85% dos seus ativos de energia com analítica avançada, com Inteligência Artificial em 100% dos seus negócios e 95% dos seus processos digitalizados.

A EDP já tem contratados mais de 1.6 GWp de energia solar distribuída e mais de 4.607 pontos de carregamento públicos contratados em Portugal (2.177) e Espanha (2.430).

A EDP vai investir 25.000 M€ na transição energética entre 2023-26. Deixará de produzir energia a carvão até 2025 e irá produzir energia 100% verde até 2030.

CATARINA BARRADAS
CATARINA BARRADAS

Diretora de Marca

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