EDP

2022

Presente em 29 mercados de três continentes, a EDP é uma empresa de serviços de energia que está em toda a cadeia de valor da eletricidade e na atividade de comercialização de gás. Com 46 anos de história, a EDP tem vindo a cimentar uma presença relevante no panorama energético mundial, com destaque para o seu portefólio de energia renovável, com o qual pretende liderar a transição energética.

EDP
valores da marca

A EDP é uma empresa global, assente num propósito único: “Our energy and heart drive a better tomorrow”, que se materializa num conjunto de competências: confiança, resolução de problemas, abertura à mudança, entre outras. Esta narrativa, alinhada com a visão de negócio, remete para um ADN comum a todos aqueles que fazem parte da EDP e que traduz de forma clara quem são, como operam e que impacto querem ter
no mundo.

produtos e desenvolvimentos futuros

A EDP ambiciona ser totalmente verde até 2030 e atingir a neutralidade carbónica em toda a cadeia de valor em 2040, reforçando a sua posição de líder na transição energética. Com um plano de negócios sem precedentes, até 2025 a EDP vai investir 24 mil milhões de euros em energias renováveis, redes e soluções para clientes, com projetos que irão adicionar mais 20 GW de energia limpa e contribuir para a descarbonização. São várias as iniciativas em que a EDP se tem envolvido para reforçar essa ambição. Exemplo disso é o GreenH2Atlantic, um projeto de produção de hidrogénio renovável nos terrenos da antiga central termoelétrica de Sines. O hidrogénio verde é apontado como um dos pilares do crescimento económico, sendo decisivo no processo de descarbonização dos principais sectores da economia. Este foi um dos três projetos selecionados no âmbito do Horizon 2020 e do Green Deal para demonstrar a viabilidade do hidrogénio verde numa escala de produção e aplicação tecnológica sem precedentes, em linha com os objetivos europeus de neutralidade carbónica. A EDP também tem sido inovadora nas soluções de energia solar. Até ao final de 2023, a EDP pretende instalar mais de 60 parques solares de autoconsumo, em parceria com a empresa Faurecia, em fábricas em Portugal, Espanha, Itália, Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Japão e Tailândia. Este é o maior projeto de energia solar distribuída assegurado até ao momento pelo grupo EDP e o primeiro a ser instalado com o mesmo parceiro em vários continentes em simultâneo. Ao instalar até 100MWp de energia solar, a EDP está cada vez mais perto de cumprir o objetivo de crescer dez vezes na geração solar distribuída até 2025, comparativamente com 2020.

No início deste ano, a EDP Renováveis também completou a construção dos dois maiores parques solares do grupo – no Brasil e nos EUA, cada um com 200MW. Juntos, vão gerir energia suficiente para abastecer mais de um milhão de pessoas com energia limpa. No campo da inovação, a EDP tem também contribuído para a descarbonização da sociedade, ao investir em novas soluções para a mobilidade elétrica, para a produção, armazenamento e consumo de energia limpa nas casas ou empresas de clientes e para tornar as redes de distribuição mais eficientes e modernas.

mercado

Através de um crescimento acelerado e sustentável, a EDP continuará a diversificar o seu portefólio de ativos, ao mesmo tempo que assegura um perfil de baixo risco: 80% do seu investimento até meio da década será feito em energias renováveis, entre energia eólica tradicional, eólica offshore, energia solar ou novas tecnologias, como armazenamento e hidrogénio verde. Para isso, a EDP vai acelerar o seu investimento sobretudo na Europa e na América do Norte. Para além de estar sempre a analisar novas oportunidades de crescimento, a EDP também investe na aquisição de empresas já existentes, que possam consolidar a sua posição em alguns mercados. É o caso da aquisição da Sunseap, uma empresa de solar distribuído presente em nove mercados asiáticos, ou da C2, uma empresa com o mesmo negócio, no mercado norte-americano.

COMUNICAÇÃO

A EDP tem uma nova Marca, que representa o percurso feito pela Empresa ao longo dos últimos anos: cada vez mais global, focada na transição energética – com 75% da sua produção de energia já renovável – e que pretende que esta transição não deixe ninguém para trás. Esta é a visão da Empresa, que traduz o compromisso com um futuro mais verde e sustentável. Um novo posicionamento, que requer uma empresa global, ágil e eficiente, preparada para os desafios do futuro,e colocando as pessoas no centro de toda a estratégia. O novo logótipo e identidade gráfica foram inspirados na circularidade da natureza, do planeta e das várias fontes de energia renovável – o sol, as turbinas eólicas e hídricas – elementos-chave na estratégia da Empresa, que está a endereçar as alterações climáticas com a ambição de duplicar até 2025 a sua capacidade renovável. Esta escolha representa a ambição por uma economia circular mais sustentável e apela à constante inovação que é necessária no sector energético. As cores que envolvem esta nova identidade – verde, azul e roxo – representam a sustentabilidade da natureza, as energias limpas, a tecnologia e as pessoas. A Marca é aberta e convidativa, representa a transparência da EDP.
É humana e moderna, respeitando a sua história. A nova Marca torna também a identidade visual da EDP mais coerente com as mensagens de negócio e proporciona um maior alinhamento global interno e externo, essencial para a concretização dos objetivos estratégicos.
A EDP está atualmente presente em 29 mercados, com uma ambição de continuar a crescer nestas geografias.
Só no último ano, entrou em 12 novos mercados e, por isso mesmo, houve uma necessidade de reforçar o posicionamento da Marca neste palco global, como uma organização líder no panorama internacional. Em alguns destes mercados, a EDP entrou com crescimento orgânico, mas noutros, estabeleceu a sua presença com aquisições. Nos dois casos, é importante que a Marca seja forte e única, para que a EDP ou a EDP Renováveis sejam facilmente identificadas como a empresa que quer liderar a transição energética. Esta nova identidade visual
está a ser dada a conhecer ao mundo através de uma campanha multimeios com a assinatura “We choose Earth – Nós escolhemos a Terra”, protagonizada pela atriz Daniela Melchior. Através deste manifesto, a EDP partilha o seu propósito com o mundo, na esperança de inspirar e mobilizar toda a sociedade a cuidar do nosso planeta, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e assente na promessa de ser uma
empresa 100% verde até 2030.

vantagens competitivas

A EDP volta a liderar o ranking de reputação no sector de Energia & Utilities e no PSI, de acordo com a OnStrategy e é novamente a Marca portuguesa mais valiosa. A EDP e a EDP Renováveis voltam a ser certificadas como uma das melhores empresas para se trabalhar, de acordo com o Top Employer Institute. A EDP
é, novamente, número 1 no mundo nas utilities elétricas de acordo com o Índice Dow Jones.

EDP
sabia que?

Focada numa transição energética justa, a EDP criou um programa global para investir mais de 300 milhões de euros em projetos de impacto social até 2030. 

Para fomentar a adesão à mobilidade elétrica, a EDP já contratou a instalação de mais de 1300 pontos de carregamento elétrico em Portugal e pretende ter três mil na Península Ibérica até ao final do ano.

A EDP duplicou a sua presença no mundo na última década e já está presente em 29 mercados.

A EDP tem cerca de 13 mil colaboradores em todo o mundo, mais de 50% fora de Portugal.

CATARINA BARRADAS
CATARINA BARRADAS

Diretora de Marca

contactos