EDP

2021

Presente em 22 países e com uma cadeia de valor que começa na produção de energia e termina na sua comercialização, a EDP conta com cerca de 10 milhões de clientes e 12 mil colaboradores, que contribuem diariamente para uma energia feita de compromisso, inovação, sustentabilidade e responsabilidade para com a sociedade.

EDP
valores da marca

A EDP é uma empresa humana, inovadora e sustentável. São estes os pilares que guiam a Marca na liderança da transição energética e no seu profundo compromisso com o planeta e o bem-estar da sociedade.

produtos e desenvolvimentos futuros

A EDP ambiciona ser totalmente verde e neutra em carbono até 2030. Para atingir esses objetivos, vai investir 24 mil milhões de euros na transição energética nos próximos cinco anos, através de projetos que irão adicionar mais 50GW de energia limpa e contribuir para a descarbonização. São muitas as iniciativas em que a EDP se tem envolvido para reforçar essa ambição, como o parque solar flutuante no Alqueva, com mais de 11 mil painéis e um inovador flutuador com cortiça desenvolvido em parceria com a Corticeira Amorim e a Isigenere. Na 3ª edição do Programa A2E, que promove o acesso a energia limpa em países em desenvolvimento, a EDP apoiou mais sete projetos sustentáveis em cinco países africanos.

A EDP também tem sido inovadora nas soluções de energia solar e mobilidade elétrica, como o EDP Virtual Sun, em que os clientes podem contribuir para a construção de parques solares e beneficiar desta energia, sem terem de instalar painéis em suas casas; e o EDP EV.Charge, a única solução em Portugal que integra numa só aplicação todas as dimensões de carregamento de veículos elétricos em espaços públicos e privados.

Estes são alguns dos projetos sustentáveis e de eficiência energética, a que se juntam parcerias com múltiplas empresas de diferentes sectores e em vários países, e o apoio a empresas com soluções que contribuem para a transição energética.

mercado

A EDP continua empenhada em responder, de forma inovadora e sustentável, aos desafios mundiais. Um dos grandes objetivos é reduzir as emissões específicas de CO2 em 98% até 2030, face aos níveis de 2015. Para isso, a EDP vai acelerar o seu investimento em energias renováveis, sobretudo na Europa e na América do Norte, e pretende duplicar a capacidade instalada em energia eólica e solar nos próximos cinco anos, de 12GW para 25GW. Na geração solar descentralizada, a Empresa pretende ampliar 10 vezes a sua presença global.

COMUNICAÇÃO

Perante a emergência de combater as alterações climáticas, a EDP tem a responsabilidade acrescida de liderar a transição energética do sector. Como resposta a este desafio, a Empresa definiu um ambicioso plano de negócios, sustentado num novo posicionamento de Marca. “Changing Tomorrow Now – A mudar, já hoje, o amanhã” é a nova assinatura global da EDP, que reflete o compromisso com a sustentabilidade do planeta e com as energias renováveis.

Alexandre Farto (Vhils) e outras figuras do panorama artístico e desportivo personificam esta mensagem com projetos além-fronteiras. O EDP Atlantic Mission é um desses projetos que materializam a ambição da EDP de se tornar 100% verde até 2030, produzindo energia apenas a partir da água, do sol e do vento. Para tal, o desportista Francisco Lufinha vai viajar de Portugal às Caraíbas, a solo, num barco puxado apenas pela força do vento. A EDP está ainda a desenvolver um programa global e intensivo de mentoria a cinco jovens surfistas ibéricos com o EDP Surf for Tomorrow, com a ambição de proporcionar um treino intensivo em várias geografias e assim colocar mais atletas nacionais e espanhóis na elite do surf mundial. Adicionalmente, lançou um programa de sustentabilidade que convida os portugueses a aderir à Geração Zero - uma geração que poupa no presente para poupar o futuro.

Inspirada na meta global da neutralidade carbónica, a EDP apresentou este conceito ao longo de quatro campanhas, que reforçam a associação da Marca à sustentabilidade, convergindo esta promessa com a oferta de um mix de produtos e serviços. As campanhas centram-se num conceito comum, o Zero, um círculo aberto que simboliza a neutralidade carbónica. Para amplificar o alcance desta mensagem, a EDP associou-se a personalidades reconhecidas pelo seu empenho ambiental (Carolina Loureiro, João Manzarra e António Félix da Costa) que, através de uma viagem no tempo, mostram como o esforço de hoje pode salvar o planeta de amanhã. Em 2021, a EDP apresentou um novo conceito, materializado numa fórmula inspiradora e provocadora: “Menos quadrado, mais Zero”. Este conceito apela a todas as gerações para que adotem uma nova atitude de consumo mais responsável, com recurso às energias renováveis. Mais tarde foi lançada a campanha multimeios Energia Solar EDP, que conta a história bem-humorada de um casal que não é quadrado no que mais importa: a atitude perante o planeta. Através do exemplo deste casal, os portugueses são inspirados a adotar uma atitude mais sustentável e mais Zero, aderindo à Energia Solar EDP com painéis solares para autoconsumo. De forma a acelerar a urgente transição energética do sector empresarial para modelos mais sustentáveis, a EDP promoveu mais uma edição do EDP Business Summit. Esta foi a primeira edição totalmente digital e contou com a participação de várias personalidades, que abordaram temas urgentes, como a sustentabilidade, a mobilidade elétrica e a energia solar.

Com o cancelamento de vários espetáculos e provas desportivas, a EDP manteve o seu apoio nestas áreas, promovendo iniciativas de música e desporto. Lançou o concurso EDP Tanto Fado, com o objetivo de encontrar novos talentos da música e levá-los a grandes palcos. A iniciativa Let’s Go Local, criada pela EDP no âmbito do Portugal #EntraEmCena, selecionou duas bandas de música tradicional que fizeram as suas atuações no norte do País. Este projeto nasceu com o intuito de apoiar músicos portugueses e ajudar a manter vivos os festejos tradicionais portugueses em contexto de pandemia. Já no desporto, a EDP manteve o seu apoio às corridas com a realização da EDP Maratona do Porto, do EDP Grande Prémio de Natal, da EDP Corrida da Mulher e lançou a 3ª edição das corridas virtuais. No âmbito da World Bike Tour, ofereceu 40 bicicletas a instituições de solidariedade social numa ação de responsabilidade social. Tendo esta estratégia em mente, promoveu o EDP Open Sessions com o objetivo proporcionar uma experiência e um dia diferente a várias crianças de instituições de solidariedade social que, para além das aulas de surf, tiveram ainda a oportunidade de participar numa aula de yoga e em workshops de desenho e pintura com o artista João Cardoso, mais conhecido por Cardoz. De forma a incentivar crianças e adultos a terem uma maior consciência da necessidade de preservação do planeta, a EDP construiu uma narrativa que ganha vida ao longo de todo o percurso da visita ao Jardim Zoológico, com o propósito de proporcionar uma experiência inesquecível a quem visita o espaço.

vantagens competitivas

A EDP é a Marca de energia com melhor reputação do PSI 20, de acordo com a OnStrategy, e a mais valiosa no ranking da Brand Finance.

A certificação Top Employer reconheceu a EDP como uma das empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal - distinção alargada à EDP Renováveis. A promoção da igualdade de oportunidades foi reconhecida pela Bloomberg, que integrou a EDP no índice global para a Igualdade de Género.

As boas práticas de gestão e de ética empresarial valeram à EDP uma distinção pelo Ethisphere Institute, sendo a única empresa portuguesa na lista.

EDP
sabia que?

Com o objetivo de apoiar o ensino de alunos em situação de vulnerabilidade económica e social, a Fundação EDP doou um milhão de euros para a aquisição de cerca de 3000 computadores para escolas públicas portuguesas.

• A EDP pretende abandonar a produção a carvão até 2025 e ser totalmente verde até 2030, antecipando em 20 anos as suas metas de ser neutra em carbono.

• A energia que a EDP produz já tem 81% da sua origem em fontes renováveis.

CATARINA BARRADAS
CATARINA BARRADAS

Diretora de Marca

contactos