EDP

2017

Presente em 22 países e com uma cadeia de valor que começa na produção de energia e termina na sua comercialização, a EDP conta com cerca de 10 milhões de clientes e 12 mil colaboradores, que contribuem diariamente para uma energia feita de compromisso, inovação, sustentabilidade e responsabilidade para com a sociedade.

EDP
valores da marca

A EDP mantém-se como uma empresa de referência para todos os seus clientes e stakeholders, posicionando-se como uma Marca humana, sustentável e inovadora.

produtos e desenvolvimentos futuros

A inovação é um dos principais valores da Marca, que se materializa através de diversos projetos. Na área digital, a EDP apostou no lançamento de novos sites, com o objetivo de estreitar a relação com os diferentes stakeholders.
Foram lançados um novo site corporativo global (edp.com) e dois sites dedicados a Portugal e Espanha. A nova rede online do Grupo é uma verdadeira ponte entre a EDP e todos aqueles com quem esta se relaciona.
Ainda no digital, a EDP inovou no serviço ao cliente com o lançamento da nova fatura eletrónica interativa. Para além de ter um formato adaptável a todos os dispositivos fixos e móveis, esta nova fatura permite aos clientes uma navegação mais intuitiva, como se de um site se tratasse, com informação gráfica, resumida e clicável, com acesso detalhado a todas as suas componentes. Os clientes podem enviar leituras, aceder aos consumos e adicionar alertas ao calendário. Para comunicar esta novidade, a EDP desenvolveu uma campanha também ela interativa, que se centrou num vídeo, divulgado no YouTube, em que os utilizadores foram desafiados a escolher os finais para a história de um casal que queria expulsar de sua casa amigos que teimavam em não sair. Foi o vídeo mais visto de sempre do canal EDP no YouTube.
O ano ficou também marcado pela inauguração da Central Solar Fotovoltaica Flutuante, na barragem do Alto do Rabagão, em Montalegre. Este projeto pioneiro a nível europeu conjuga a produção de energia solar com a energia hídrica, através de 840 painéis solares flutuantes.
Foi também no decorrer deste ano que a EDP reforçou a sua política de Diversidade e Inclusão. Com o mote “Somar diferenças, ganhar futuro”, pretende promover uma cultura mais tolerante, diversificada e inclusiva nas diferentes empresas do Grupo, tanto externa como internamente. Neste âmbito, nasceu a iniciativa “Tagga o teu futuro”, em parceria com o músico Jimmy P,
com o objetivo de ultrapassar barreiras e preconceitos, mostrando aos jovens que cada um pode ser aquilo que sonhar. A ação apelou a que os jovens partilhassem as profissões que pretendiam seguir, numa plataforma que reuniu a participação de 524 escolas do país.
No segmento empresarial, celebrou-se o 5.º aniversário do Save to Compete. Neste evento apresentou-se a nova plataforma, que agora se destina a um target ainda mais abrangente – PMEs e grandes empresas – e que permite, de forma simples, rápida e gratuita a adesão ao programa e o acesso a soluções de eficiência energética recomendadas para a competitividade das empresas. Ainda em 2017, a EDP esteve novamente presente na Web Summit, em Lisboa, levando os três melhores projetos da competição EDP Open Innovation a apresentar as suas ideias, disputando um prémio de 50 mil euros.

mercado

Num mercado cada vez mais competitivo, a EDP continua focada naquele que é o seu maior ativo: os clientes. Nesse sentido, tem apostado em desenvolver produtos e serviços que vão ao encontro das suas necessidades, antecipando-as. Essa aposta tem-se refletido na confiança de milhões de famílias e empresas. No mercado liberalizado, a EDP Comercial detém 84% da quota de mercado em termos de clientes.
O Grupo EDP continua dedicado a encontrar respostas para os desafios que se impõem a uma escala mundial, utilizando os seus recursos no desenvolvimento de projetos inovadores e que garantam sustentabilidade a longo prazo. Nesta estratégia, as energias renováveis têm um papel-chave, fazendo hoje a energia do amanhã.

COMUNICAÇÃO

A EDP reforçou, uma vez mais, a aposta na música e no desporto. Com o mote “Powered by Imagination”, a EDP ativou o poder da imaginação dos milhares de portugueses que têm estado consigo nos melhores eventos culturais e desportivos. Uma imaginação que alavanca o posicionamento da EDP enquanto energia oficial da música e do desporto. Assente neste conceito, a EDP Comercial lançou campanhas multimeios, onde ofereceu bilhetes aos seus clientes para os melhores festivais de verão e dorsais para as principais corridas ibéricas.
Para comunicar com o público festivaleiro e desportista, a EDP lançou um novo canal de comunicação no Instagram que vai sendo alimentado por conteúdo temático, pelas diversas ativações e passatempos, com a oferta de entradas para eventos musicais e desportivos que a Marca apoia.
A EDP também apresentou a 4.ª edição do EDP Live Bands em Portugal, desafiando as bandas a darem o salto da garagem para o palco. A banda vencedora ganhou a oportunidade de atuar nos festivais NOS Alive, em Lisboa, e no Mad Cool Festival, em Madrid, e ainda a gravar um álbum com a Sony. No Brasil foi também lançada a 2.ª edição deste concurso.
Ao ritmo do clássico “Night and Day”, interpretado por Ella Fitzgerald, a EDP desenvolveu uma campanha para a oferta de Energia Solar. A novidade deste ano é que, além do autoconsumo durante o dia, os clientes podem também poupar à noite, com um desconto de 10% na eletricidade.
Ainda na área da inovação, a EDP lançou, em conjunto com sete outras utilities, o Free Electrons Global Accelerator, um programa de aceleração de startups que impulsionará a próxima geração de ideias de energia limpa, eficiência energética, mobilidade elétrica, digitalização e apoio ao cliente.
Está ainda em curso o projeto Sensible, que está a testar em Valverde, no Alentejo, modelos de integração de novas formas de armazenar e gerir a energia elétrica, numa investigação financiada pela União Europeia.

vantagens competitivas

A EDP voltou a destacar-se na área da sustentabilidade, integrando pelo 10.º ano os Índices de Sustentabilidade Dow Jones. Este ano, a EDP registou o valor mais alto de sempre neste indicador. A EDP também foi distinguida como Marca de Confiança 2017, em três categorias: “Fornecedores de Energia”, “Empresas de Serviço Público” e “Painéis Solares”.
A Universidade EDP esteve em destaque a nível mundial, com a distinção pela 2.ª vez consecutiva, na categoria “Best Corporate University – Culture and Brand”, nos prémios de melhores universidades corporativas do Global Council of Corporate Universities, em Paris.
Na área de recursos humanos, este ano ficou marcado pela aposta na política de Diversidade e Inclusão. Esta política foi distinguida nos European Excellence Awards, em Berlim, na categoria de “Diversity Management”. A EDP conquistou ainda o 7.º lugar a nível europeu na Relação com Investidores e o 2.º lugar pela qualidade da organização de reuniões com os investidores, no IR Magazine Awards 2017.
Na cultura, o MAAT destacou-se pelos projetos arquitetónicos designboom e Abitaree, de Amanda Levete, no evento Design Prize em Milão.
Também na área comercial, a Marca esteve em destaque: os serviços Funciona e Energia Solar, o site da EDP no mercado livre e o EDP Online (área de cliente) foram distinguidos com o prémio Cinco Estrelas, resultado de uma avaliação feita pelos consumidores. Ainda nesta área, a EDP foi distinguida pela 3.ª vez consecutiva no estudo do ECSI Portugal como a empresa líder na satisfação dos clientes que contratualizam os serviços de eletricidade e gás natural. Pelo 13.º ano consecutivo a EDP foi considerada uma Marca de Excelência em Portugal pela Superbrands.

EDP
sabia que?

• Com o objetivo de apoiar o ensino de alunos em situação de vulnerabilidade económica e social, a Fundação EDP doou um milhão de euros para a aquisição de cerca de 3000 computadores para escolas públicas portuguesas.

• A EDP pretende abandonar a produção a carvão até 2025 e ser totalmente verde até 2030, antecipando em 20 anos as suas metas de ser neutra em carbono.

• A energia que a EDP produz já tem 81% da sua origem em fontes renováveis.

CATARINA BARRADAS
CATARINA BARRADAS

Diretora de Marca

contactos