EDP

2018

Presente em 22 países e com uma cadeia de valor que começa na produção de energia e termina na sua comercialização, a EDP conta com cerca de 10 milhões de clientes e 12 mil colaboradores, que contribuem diariamente para uma energia feita de compromisso, inovação, sustentabilidade e responsabilidade para com a sociedade.

EDP
valores da marca

A EDP é humana, inovadora e sustentável. São estes os pilares da Marca, orientada e dedicada à excelência e inovação contínua. Acima de tudo, assume-se como uma Marca construída e ligada por pessoas, fiel aos seus clientes, parceiros e comunidades que serve. É uma Marca transparente e aberta, profundamente comprometida com o planeta e o bem-estar da sociedade.

produtos e desenvolvimentos futuros

A EDP desenhou uma estratégia de compromisso com a descarbonização, descentralização e digitalização que percorre todos os projetos das diferentes áreas de negócio e o posicionamento de comunicação do grupo EDP.

O caminho da descarbonização tem sido percorrido numa forte aposta na eficiência energética, na mobilidade elétrica, na eletrificação baseada em energias renováveis, e no fomento da inovação em toda a cadeia de valor. Esta missão materializa-se em objetivos concretos, alinhados com a agenda das Nações Unidas.

Para que tudo isto seja possível a EDP integrou várias iniciativas transversais, onde se destacam: a segunda edição da Free Electrons, um programa que promove o contacto com startups que desenvolvem soluções na área da mobilidade, energia limpa e eficiência energética; o projeto Sensible (distinguido pela Comissão Europeia) que visa a demonstração de tecnologias de armazenamento e gestão de energia, com o objetivo de dotar a rede de distribuição de ferramentas que permitam uma gestão otimizada em cenários de forte penetração de produção renovável; e a parceria com a BMW, no Brasil, para criar o maior corredor com postos de carregamento para carros elétricos da América Latina, que está alinhada com a aposta transversal que o grupo tem feito na mobilidade elétrica, nomeadamente em Portugal e Espanha.

A disrupção digital acontece a uma velocidade e escala sem precedentes e a EDP já é uma referência. São vários os projetos de aceleração digital, transversais a todas as áreas de negócio e geografias que já estão a mudar a forma como a empresa atua no sector da energia e como se relaciona com todos os seus stakeholders.

mercado

2018 marcou o ano que a EDP alargou o âmbito do seu negócio e lançou o plano EDP Mais que oferece aos clientes, por apenas 4,90€/mês, descontos até 70% em consultas médicas em mais de 29.000 prestadores de saúde, bilhetes para eventos culturais e de lazer e ainda estadias grátis em hotéis. Uma estratégia que visa reforçar a proposta de valor da EDP Comercial, com benefícios claros para os clientes.

Num mercado cada vez mais competitivo, a EDP continua focada naquele que é o seu maior ativo: os clientes. E, por isso, tem apostado em desenvolver produtos e serviços que vão ao encontro das suas necessidades, antecipando-as. Essa aposta tem-se refletido na confiança de milhões de famílias e das empresas. No mercado liberalizado, a EDP Comercial detém 82% da quota em termos de clientes.

O Grupo EDP continua dedicado a encontrar respostas para os desafios que se impõem a uma escala mundial, utilizando os seus recursos no desenvolvimento de projetos inovadores e que garantam sustentabilidade a longo prazo. Nesta estratégia, as energias renováveis têm um papel chave, fazendo hoje a energia do amanhã.

COMUNICAÇÃO

Com foco no bem-estar e conforto dos seus clientes, a EDP Comercial lançou várias campanhas multimeios. Sob o mote “Sinta-se ainda melhor em sua casa”, comunicou uma oferta de descontos de 10% no gás natural e 5% na eletricidade. Lançou ainda a oferta promocional de aquisição de painéis solares fotovoltaicos, em que os clientes puderam adquirir uma solução de Energia Solar EDP e ainda usufruir de um desconto de 10% no consumo de eletricidade à noite.  O conceito centrou-se num formato reconhecido pelos portugueses: o boletim meteorológico, aplicado à poupança, apresentado pelo ator português Ricardo Pereira.

A EDP reforçou ainda o seu posicionamento como a energia oficial da música e do desporto, ao ativar o poder da imaginação dos milhares de portugueses que têm estado nos melhores eventos culturais e desportivos. Assente no conceito “Powered by imagination”, foram criadas ativações inesquecíveis para todos os que visitaram os stands EDP nos maiores festivais de verão. Nos festivais em que a EDP tem uma maior presença, ofereceu aos seus clientes três meses de energia grátis. Para tal, colocou à prova as capacidades vocais dos participantes, numa das suas grandes ativações deste ano “EDP – o Palco é Teu”. A Marca lançou a 5.ª edição do concurso EDP Live Bands, em Portugal, a 3.ª no Brasil e deu início à competição em Espanha. Esta iniciativa, que incentiva as bandas a darem o salto da garagem para o palco, já apoiou mais de quatro mil bandas a darem o primeiro passo nas suas carreiras.

A EDP deu nome a festivais com características e públicos completamente distintos. Uma decisão estratégica que materializou em ativações customizadas para chegar aos diferentes targets de forma relevante e próxima. Manteve a aposta no EDP Beach Party, uma festa ao ritmo de DJs de renome, no EDP Vilar de Mouros, um dos festivais mais antigos de Portugal e no EDP Cool Jazz, por onde passaram nomes como Norah Jones, David Byrne, Van Morrison, Gregory Porter, Salvador Sobral, entre outros.

No desporto, manteve a sua presença nas maratonas, que apoia há mais de 20 anos e onde já ativou a energia de milhões de pessoas. Para além disso, a EDP promoveu a maior aula de surf do mundo, que ficou registada no livro do Guinness World Records. A EDP e Tiago Pires bateram este record com 344 surfistas, na praia da Fonte da Telha.

A Marca voltou a estar no maior evento de empreendedorismo, a Web Summit 2017, onde apostou no EDP Carrossel Pitch, um espaço onde se podem conhecer e encontrar as startups com potencial enquadramento no negócio da EDP.

Deu ainda continuidade ao projeto Roteiro das Artes em Barragem, onde convidou três reconhecidos artistas - Rui Chafes, José Pedro Croft e Alexandre Farto (Vhils) - a intervir nas centrais de Foz Tua, Baixo Sabor e Caniçada. Estas intervenções têm a capacidade de dar um novo rosto a estruturas já de si emblemáticas, não só pela escala, como também pela importância histórica e estratégica.

vantagens competitivas

A EDP mantém um diálogo construtivo e criativo com os seus stakeholders, assente em encontrar as melhores soluções, orientadas para o futuro. Quer melhorar a vida dos seus consumidores, aportar valor e, acima de tudo, ser uma Marca construída e ligada por pessoas. Fiel aos seus clientes, parceiros e comunidades que serve, é uma Marca profundamente comprometida com as necessidades individuais e que trabalha para a sociedade e para o seu bem-estar. Prova disso é o facto de voltar a integrar, pelo 11.º ano consecutivo, o Índice de Sustentabilidade Dow Jones, em termos europeus e mundiais. Foi igualmente distinguida pelo 7.º ano consecutivo como uma das empresas mais éticas do mundo, onde o Etisphere Institute distinguiu 135 empresas de 23 países, a EDP esteve entre as seis eleitas no sector Energia & Utilities.

EDP
sabia que?

• Com o objetivo de apoiar o ensino de alunos em situação de vulnerabilidade económica e social, a Fundação EDP doou um milhão de euros para a aquisição de cerca de 3000 computadores para escolas públicas portuguesas.

• A EDP pretende abandonar a produção a carvão até 2025 e ser totalmente verde até 2030, antecipando em 20 anos as suas metas de ser neutra em carbono.

• A energia que a EDP produz já tem 81% da sua origem em fontes renováveis.

CATARINA BARRADAS
CATARINA BARRADAS

Diretora de Marca

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