DIÁRIO DE NOTÍCIAS

2018

O DIÁRIO DE NOTÍCIAS (DN) é um jornal centenário que não para de se reinventar, sempre como uma fonte de informação independente e plural, que disponibiliza a informação em plataforma digital e em papel. Uma referência na informação, com 2,5 milhões de utilizadores únicos, 10,5 milhões de visitas e 21,3 milhões de páginas vistas na versão digital, sendo que a sua versão em papel é lida por quase 153 mil pessoas.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS
valores da marca

O DIÁRIO DE NOTÍCIAS é uma Marca com154 anos de histórias, que faz parte da História do País. É uma referência no jornalismo português que se rege pelo rigor, isenção, credibilidade e proximidade. O rigor está assente no seu jornalismo cuidado, realista e verdadeiro. Não se deixa levar por tendências e espera confirmações. A sua isenção pretende traçar um caminho independente num mundo em que os media se encontram sob o fogo cruzado de influências e pressões. Tudo isto conduz à credibilidade. A proximidade é dada por uma certa forma de contar as histórias que interessam às pessoas, ao seu dia-a-dia, às suas preocupações. O DIÁRIO DE NOTÍCIAS é um jornal centenário de referência – que atravessou gerações - e que está agora disponível ao minuto, no digital e com uma edição em papel aos domingos

produtos e desenvolvimentos futuros

O DIÁRIO DE NOTÍCIAS apresentou-se aos leitores, no dia 1 de julho deste ano, com um novo formato. Uma edição digital diária, com duas newletters que escolhem e selecionam a informação que os leitores recebem por via eletrónica de manhã cedo – DN Edição Diária, e à tarde – DN à Hora de Almoço. Ao domingo, o jornal chega às bancas numa edição em papel de grande formato (Berliner). Esta edição conta com um caderno principal; um caderno especial, o “1864”; o suplemento Dinheiro Vivo e uma revista diferente todas as semanas: o DN Ócio, a Evasões 360, o DN Life ou o DN Insider.

O DIÁRIO DE NOTÍCIAS digital teve uma reformulação, apresentando agora um grafismo mais moderno e atrativo e um sistema de freemium, em que as assinaturas de um serviço premium – que conta com a edição diária matinal - são combinadas com o acesso a um site de notícias. Todos os dias o jornal lança ainda duas newsletters, uma de manhã e outra à hora de almoço.

Na edição em papel, ao domingo, o caderno principal de 48 páginas, está virado para o futuro com notícias generalistas e atualidade
- a semana que aí vem. Já
o caderno “1864”, composto por 16 páginas, é uma edição dedicada a um tema específico, enquanto que o suplemento Dinheiro Vivo se debruça sobre temas de economia. Todas as semanas é ainda distribuída com o jornal uma revista diferente. No primeiro domingo do mês é lançada a Revista

DN Ócio, uma publicação sobre luxo e lifestyle, onde o luxo é sinónimo de tempo para usufruir, autenticidade e coisas boas da vida. Esta nova Marca do DIÁRIO DE NOTÍCIAS conta histórias que inspiram, mostra os locais que fazem sonhar e revela os objetos que todos gostavam de ter – o luxo em todas as suas vertentes. No segundo domingo do mês é a vez da revista Evasões 360, um spin off da Marca Evasões, dedicada a percursos, caminhos e viagens. Aqui o que conta não é apenas o destino, mas sobretudo a forma de lá chegar: a experiência da viagem em toda a sua plenitude. A Evasões 360 é uma Marca on the road. A revista DN Life aparece sempre nos terceiros domingos e é uma revista sobre saúde e família. Interessa aos pais, aos professores, aos psicólogos e aos médicos. Da nutrição ao fitness, da saúde ao ambiente, do mindfulness à análise de tendências de comportamento, dos problemas que preocupam os pais às soluções para entender - e educar - melhor os filhos. Com especialistas, estudos e novas abordagens.
O último domingo do mês é dedicado ao digital e à vida da sociedade. A revista DN Insider tem o foco na forma como o digital está a ligar e a transformar a vida da sociedade – inovação, tecnologia e toda a tecnopolis, onde o futuro é desenhado em várias frentes. Cada uma das publicações tem um site próprio e permanece em banca pelo período de um mês, após a data da sua distribuição.

mercado

A edição digital do DIÁRO DE NOTÍCIAS é uma referência na informação, com 10.275.700 de visitas e 29.664.800 páginas vistas (fonte Net Audience, referente a junho de 2018). Já a sua edição em papel, ao domingo, é lida por quase 288 mil pessoas (estudo Bareme Imprensa da Marktest, 1.ª vaga 2018).

COMUNICAÇÃO

O DIÁRIO DE NOTÍCIAS sempre inovou e marcou a diferença no mercado dos media.
E agora, este “Diário para os nossos dias” volta a inovar, sendo o primeiro jornal português a fazer a transição digital. O site dn.pt, que foi um dos pioneiros da internet em Portugal, oferece uma nova experiência de leitura - foi construído a pensar na necessidade de informar o leitor com rapidez e, estando dividido em blocos temáticos e dinâmicos, cuja disposição se altera consoante a relevância de cada um, permite uma leitura organizada por hierarquia.

vantagens competitivas

Ao longo da sua história, o DIÁRIO DE NOTÍCIAS  tem acumulado vários prémios internacionais. O Site DIÁRIO DE NOTÍCIAS foi distinguido com o Prémio FWA 2011 para site, mobile a aplicações iPhone/iPod e com o Prémio Meios & Publicidade Design 2009, na categoria de Design Editorial, que elegeu o site do DIÁRIO DE NOTÍCIAS como o Melhor Site de Informação. Na categoria de Mobile os prémios multiplicaram-se: Prémio The Mobi Award 2011, na categoria de Best Mobile App for Editorial Content para a App iPad; Prémio FWA 2011, para site, mobile e aplicações iPhone/iPad; Prémio Sapo 2011 (Bronze), na categoria Media e Educação; e Prémio Meios & Publicidade Design 2012, na categoria aplicação para tablet. Também na categoria Imprensa o DN somou distinções: a SND/The Society for Newspaper Design atribuiu 34 prémios ao DN, na categoria The Best of Newspaper Design, entre 1992 e 2006; nos European Newspaper Design Award, o galardão Europe's Best Designed Newspaper Awards of Excellence foi ganho 38 vezes pelo DN, entre 1999 e 2008; The Society for Newspaper Design, na categoria Capítulo Espanhol, atribuiu 36 prémios ao jornal, entre 2004 e 2012; foi distinguido pelos Prémios ÑH, na categoria Lo Mejor del Diseño Periodístico de España e Portugal, em 2004, 2005, 2006 e 2012; e venceu os Prémios Meios e Publicidade, na categoria Design Editorial, em 2016.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS
sabia que?

• O DIÁRIO DE NOTÍCIAS é um marco de inovação: criou a profissão de ardina em Portugal; foi responsável pela introdução no País da Linotype, uma máquina de impressão em série; em 1921 lançou uma edição semanal em francês; e, mais recentemente, foi o primeiro jornal centenário, em Portugal, a ter uma versão digital.

• O Mistério da Estrada de Sintra, escrito por Eça de Queirós e Ramalho Ortigão, foi impresso no DIÁRIO DE NOTÍCIAS, entre 24 de julho e 27 de setembro de 1870, em formato de folhetim. A 10 de junho de 1880, Os Lusíadas tiveram a sua primeira grande edição pelas mãos do DN. O Jornal ofereceu 30 mil exemplares deste poema épico aos leitores e às escolas do País.

• Entre 1934 e 1940, Almada Negreiros pintou os frescos da sede do DIÁRIO DE NOTÍCIAS, na Avenida da Liberdade.

• O DN noticiou a queda da Monarquia e a Implantação da República em Portugal, a Primeira Guerra Mundial, o golpe militar de 28 de Maio de 1926 e a chegada do Estado Novo, a Segunda Guerra Mundial, o 25 de Abril de 1974, o PREC e a adesão de Portugal à União Europeia.

TIAGO SENNA
TIAGO SENNA

Direção de Coordenação Institucional, Corporativa e Comunicação

contactos