Edições

EDP

2019

A EDP é uma empresa global de energia, presente em 16 países de 4 continentes. Ao longo dos seus 43 anos de história tem vindo a cimentar uma presença relevante no panorama energético mundial, com atividade na produção, distribuição de eletricidade e comercialização de energia e serviços. Com mais de 11 milhões de clientes e cerca de 12 mil colaboradores, a energia da EDP é feita de compromisso, proximidade, inovação e responsabilidade.

EDP
valores da marca

Humana, inovadora e sustentável, são estes os pilares da Marca EDP, orientada e dedicada à excelência e inovação contínua.

Assume-se como uma Marca construída e ligada por pessoas, fiéis aos seus clientes, parceiros e comunidades que serve. É uma Marca transparente e aberta, profundamente comprometida com o planeta e o bem-estar da sociedade.

produtos e desenvolvimentos futuros

Líder na transição energética, a EDP está focada numa estratégia de compromisso com a descarbonização, descentralização e digitalização, que percorre todos os projetos das diferentes áreas de negócio do Grupo.

Em 2019 destacam-se, por exemplo, a terceira edição do Free Electrons - o primeiro programa global que liga as mais promissoras startups a gigantes do sector; parcerias como a que fizemos com a Solshare, com o objetivo de eletrificar com energia renovável várias comunidades do Bangladesh; e a criação da joint-venture entre a EDP Renováveis (EDPR) e a Engie, que promete ser o veículo exclusivo para oportunidades eólicas offshore em todo o mundo. A EDP aposta também em projetos de aceleração digital, que já estão a mudar a forma como esta atua no sector da energia e como se relaciona com os stakeholders.

mercado

A EDP continua decidida a encontrar respostas para os desafios que se impõem a uma escala mundial, utilizando os seus recursos no desenvolvimento de projetos inovadores e que garantam sustentabilidade a longo prazo. Assente nesta estratégia, a empresa assumiu recentemente uma meta ainda mais ambiciosa: continuar a liderar esta transição energética, chegando a 2030 com 90% da produção a partir de energias renováveis. O reflexo positivo desta estratégia revê-se na confiança de milhões de famílias e empresas, contando no total com mais de 9,8 milhões de clientes na eletricidade e mais de 4,7 milhões no gás.

COMUNICAÇÃO

Perante um mercado cada vez mais competitivo e exigente, a EDP Comercial anunciou, em 2018, o seu reposicionamento, que assenta na “Energia das Pessoas”. Um reposicionamento que se manifesta numa renovação visual e verbal da empresa, aproximando-a das novas gerações. Diversidade, inclusão, futurismo, sustentabilidade, entusiasmo e proximidade são atributos que estão no ADN da Marca. Este reposicionamento foi comunicado externamente com uma campanha multimeios, mostrando que “gostamos de coisas diferentes, falamos de forma diferente, amamos de todas as formas e dançamos de todas as maneiras, mas é a energia com que o fazemos que nos torna iguais”. Seguiram-se duas campanhas de produto, que materializam duas prioridades do Grupo: a mobilidade elétrica e a energia solar. A campanha de mobilidade elétrica apresentou a oferta da EDP Comercial nesta área, oferecendo um desconto de 20% nos consumos de eletricidade em casa à noite e um desconto de 20% na energia carregada fora de casa. A campanha pretendeu retratar o futuro em que a empresa acredita: elétrico, sustentável e futurista, ao qual a EDP Comercial continuará a responder com soluções que antecipem as necessidades dos clientes para um mundo mais sustentável.
A campanha de energia solar apresentou a nova oferta de energia solar para auto-consumo e o conceito “geração solar”. Uma geração que poupa mais e desperdiça menos, mais focada em emoções do que em emissões, que produz para usar e para partilhar. Uma geração que se preocupa com a sua pegada ambiental e com
a sustentabilidade do planeta.
No último ano, a EDP reforçou ainda o seu posicionamento como energia oficial da música e do desporto com um novo claim de comunicação mobilizador: “Let’s Go”. “Saia de casa, seja genuíno, tire proveito de tudo” – são alguns dos apelos que a Marca faz no manifesto que materializa este novo posicionamento. “Let’s Go” é uma forma de estar que a Marca assume e entrega à comunidade. Assente neste conceito, foram criadas diversas ativações.
A primeira iniciativa arrancou no final do mês de maio, com o “Autocarro EDP Let's Go”, que passou por três lugares estratégicos de Lisboa e, além de muita música, a EDP ofereceu bilhetes para os festivais de verão e dorsais para as principais maratonas e eventos de surf que a EDP apoia. Seguiu-se uma campanha de oferta de bilhetes para clientes da EDP Comercial, através de uma dinâmica online.

Para os eventos de música, foram construídos três camiões que se ligam entre si – um projeto-piloto desenvolvido em Portugal. A EDP conseguiu montar uma estrutura capaz de chegar a 700 metros quadrados, criando um espaço com várias ativações e dinâmicas para gerar goodwill junto dos adeptos de festivais. Em 2019, o EDP Live Bands celebrou a sua sexta edição, com a participação de mais de 8500 bandas, nas três geografias onde o concurso está presente. Com uma forte aposta no talento e na cultura, esta iniciativa já premiou 14 bandas com a oportunidade de atuar em festivais de grande projeção internacional. Dando continuidade à estratégia de aproximação com o público, a EDP continua associada a festivais de verão como naming sponsor - EDP Cool Jazz e o EDP Vilar de Mouros. Procura igualmente dar nome a espaços nos principais festivais, nomeadamente: Palco EDP no Super Bock Super Rock e no MEO Sudoeste; Rua EDP no NOS Alive e, mais recentemente, o EDP Electric Car Camping - iniciativa promovida pela EDP Comercial no Super Bock Super Rock e MEO Sudoeste - integrando a sua oferta comercial (energia solar e mobilidade elétrica) numa experiência exclusiva de campismo. E porque tudo o que a Marca faz tem um propósito para a comunidade, foi ativado no palco EDP, no NOS ALIVE, um sistema capaz de medir os decibéis dos aplausos dos festivaleiros. Estes decibéis foram convertidos em kW de energia solidária, angariando um ano de energia grátis para a instituição Obra do Padre Gregório. A EDP continua igualmente a assumir o seu compromisso como energia oficial do desporto, promovendo as principais maratonas, eventos de surf e passeios de bicicleta, como é o caso do World Bike Tour. A Marca voltou a estar no maior evento de empreendedorismo, a Web Summit 2018, onde foi possível conhecer e encontrar as startups com maior potencial e que se enquadram com o negócio da EDP.

vantagens competitivas

A EDP mantém um diálogo construtivo e criativo com os seus stakeholders, encontrando as melhores soluções, orientadas para o futuro, focados em melhorar a vida dos consumidores. É uma Marca que aposta igualmente em soluções inovadoras para um desenvolvimento cada vez mais sustentável e eficiente. Prova disso é o facto de voltar a integrar, pelo 12.º ano consecutivo, o Índice de Sustentabilidade Dow Jones, tendo obtido, em 2019, o melhor resultado de sempre.

EDP
sabia que?

A EDP foi avaliada pela Brand Finance como a Marca portuguesa mais valiosa e a 14.ª empresa mais valiosa do mundo no sector das utilities. Foi também a primeira empresa portuguesa a ser distinguida, com nível de Excelência, como Empresa Familiarmente Responsável.

A EDP é considerada, pelo 15.º ano consecutivo, como uma Marca de Excelência em Portugal pela Superbrands, sendo a única Marca portuguesa a garantir esta distinção desde a primeira edição.

PAULO CAMPOS COSTA
PAULO CAMPOS COSTA

Diretor da Direção de Coordenação Global de Marca, Marketing e Comunicação da EDP

contactos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.