RFM

2019

Quando parece que a RFM não pode ter mais ouvintes, ela continua a ultrapassar os seus limites. Se há um ano a RFM chegou ao seu máximo histórico de audiência, eis que este ano o ultrapassa. Acabada de estrear uma App móvel vanguardista, a RFM apresenta-se como uma rádio que se supera, na dianteira do digital e da visão de futuro. À escuta mais de três milhões de ouvintes.

RFM
valores da marca

Uma Rádio ouvida por 3 milhões e 200 mil ouvintes regulares só se constrói com a solidez do passado, estando no presente a trabalhar o futuro. Do passado que traz responsabilidade, ao presente que implica sempre proximidade com os ouvintes, até ao futuro que se traduz em inovação, a RFM encontra nestes três tempos os seus valores base: Responsabilidade, Proximidade e Inovação. Consciente da responsabilidade que o seu passado de liderança e prestígio lhe traz, a RFM tem no seu ADN ultrapassar os seus próprios limites, contribuindo ativamente para a inovação não só do seu canal, mas de todo o meio rádio, catapultando-o para um futuro onde, aconteça o que acontecer, a rádio estará sempre próxima dos ouvintes.

produtos e desenvolvimentos futuros

Consciente de que a proximidade e o envolvimento com os ouvintes, através do seu capital humano, é a chave que distingue a rádio das mais novas plataformas musicais digitais, a RFM tem procurado proporcionar experiências cada vez mais imersivas, ao mesmo tempo que tem sabido tomar o universo digital como um aliado, elevando-se como um dos players mais importantes para a inovação do universo de rádio. Assim, no último ano, a RFM foi a primeira rádio em Portugal (a par das restantes rádios do Grupo Renascença Multimédia) a estar presente, com a sua App móvel, nos computadores de bordo dos automóveis, através do Carplay da Apple e do Androide Auto. Esta é uma área em que a RFM vai apostar cada vez mais, consciente de que é no Digital que o seu público investe grande parte do tempo. Além de quatro rádios temáticas, tem desenvolvido uma oferta diversificada no universo do Podcast, através dos seus principais programas e rubricas (“Nilton no Café da Manhã”, “Qual é a Música”, “Wi-Fi” e  “Top 25 RFM”). Para além destes, existem uma série de Podcasts e Videocasts com vida própria, como o “Serrote”, apresentado por Daniel Fontoura com entrevistas a bandas e artistas, realizadas no auditório da RFM.   

Consciente de que a Inovação assenta no caminho percorrido e no know-how adquirido, a RFM sabe que o seu produto parte da ligação primordial com os ouvintes. Uma procura constante pela excelência e proximidade de conteúdos, reflete-se em produtos como o “Café da Manhã”, apresentado por Pedro Fernandes, Nilton e Mariana Alvim ou o “Wi-Fi”, ao fim do dia, com Joana Cruz, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura. A vontade de ir mais longe, materializa-se em ações como o passatempo “Que Barulho é este na RFM?”. O vibrante concurso para adivinhar sons que, ao longo de vários meses, deu 150 mil euros e que, a pedido de vários ouvintes, está de volta em setembro de 2019.

Música, convidados, humor inteligente e animadores capazes de envolver os ouvintes e gerar conteúdos virais, também no universo digital, são alguns dos elementos fundamentais que têm criado memórias emocionais nos portugueses.

mercado

Num mundo onde o conteúdo digital ganha um papel cada vez mais importante, levar os melhores conteúdos da RFM, uma das rádios mais ouvidas e queridas do País, para o universo mobile e digital é, não só, sinal da sua relevância, como sinal do seu posicionamento no mercado. A RFM não é uma rádio só para os portugueses. A RFM está no mercado internacional global e chega agora onde não há emissores FM. Atualmente assiste-se à completa globalização das suas emissões, no espaço e no tempo, como um player com caraterísticas de first mover.

E porque o mercado também é físico, mas não limitado ao FM e ao digital, a RFM está nos maiores festivais de música como parceira ou como naming sponsor e promotora dos mesmos - como no RFM Somnii - e nos maiores eventos da cultura jovem adulta, de que é exemplo o Iberanime.

COMUNICAÇÃO

Depois de mais de 30 anos a construir uma ligação de proximidade com os portugueses, pode dizer-se que a RFM é geradora de memórias emocionais que, aliadas ao seu sentido de responsabilidade, relevância e utilidade, lhe conferem caraterísticas de património audiovisual nacional. Muitos são os portugueses com memórias pessoais associadas a momentos como o “Oceano Pacífico”, o “Café da Manhã”, ou à sua presença em eventos e festivais fora de antena. Comunicação de proximidade, em antena, fora dela e nas plataformas digitais. O que quer que o futuro traga ao meio rádio, a RFM tem uma certeza: ela faz e sempre fará parte da vida e das paixões dos portugueses.

vantagens competitivas

O reconhecimento do potencial de património audiovisual da RFM e da confiança em torno da Marca, materializa-se nos prestigiados prémios recebidos em 2019: distinguida pela Superbrands, mais uma vez, como Marca de Excelência em Portugal; nos prémios Criatividade em Autopromoção do Meios e Publicidade 2019, recebeu três pratas - na categoria Digital com o vídeo da música de Natal com o cantor Toy, no Jingle de Programa com a rubrica do “Café da Manhã Chef Kiko Resolve” e no Copywriting do Spot da mesma rubrica. Recebeu também nestes prémios dois Bronzes: na categoria Digital com o Vídeo da versão de telemóveis de Conan Osíris, feita pelo “Café da Manhã”, e na categoria Spot Tv com a campanha “Que Barulho é este na RFM”. Foi também distinguida, em 2019, como Marca de Media com melhor reputação de Portugal do Reputation Institute (estudo Rep Trak Pulse). Este estudo distinguiu-a também como a segunda Marca Empresarial mais bem reputada de todo o mercado português. Foi também reconhecida como Escolha do Consumidor na categoria de Rádio e Entretenimento e ganhou ainda o Prémios 5 Estrelas na mesma categoria. Nilton, um dos apresentadores do “Café da Manhã” da RFM, foi distinguido como Personalidade Cinco Estrelas na categoria Rádio, o que atesta a relevância do capital humano da RFM e do seu envolvimento com todos os portugueses.

RFM
sabia que?

A RFM ultrapassou, este ano, o seu próprio máximo histórico de audiência. Em 2019 atingiu o melhor resultado de Audiência Acumulada de Véspera da sua história, com 18,4%. (Vaga de Junho 2019).

A RFM foi a primeira rádio, em Portugal, a sobrevoar as praias de norte a sul do País, com anúncios para os banhistas nos famosos aviões das praias. No verão de 2019, do Algarve a Caminha, todos os portugueses foram convidados a ouvir a música da RFM na sua App móvel.

Este ano, a RFM distribuiu 150 mil euros por vários ouvintes, no viciante jogo “Que Barulho é este na RFM?”. A pedido de muitos ouvintes o jogo está de volta em Setembro de 2019 para mais 150 mil euros.

No dia de São Valentim, a RFM convidou um casal de namorados para jantar à luz das velas, em pleno estúdio da RFM, ao som do programa de rádio mais romântico de Portugal – O mítico “Oceano Pacífico”.

A RFM é a primeira rádio (a par das restantes do Grupo Renascença Multimédia), em Portugal, a estar disponível no computador de bordo dos automóveis, através do Carplay da Apple e do Androide Auto.

JOÃO LOBO
JOÃO LOBO

Marketing Manager

contactos