RFM

2022

Em 2022 a RFM celebrou 35 anos. O ano perfeito para regressar aos eventos em pleno e ao reencontro com os ouvintes. Para apresentar um Café da Manhã renovado, forte e cheio de bons dias gargalhados para energizar os Portugueses. O ano também de um novo programa de regresso a casa: 6.P.M. 35 anos é o número mágico para a RFM. Um 3 e um 5. Como os 3,5 milhões de ouvintes que a RFM tem à escuta!

RFM
valores da marca

Com música a vida vive-se melhor. Quando a música, além de ser tocada a pensar em nós, sabe a casa, a caras familiares que nos dizem coisas que nos fazem pensar e mudar perspetivas, num espaço onde a boa disposição, o humor e a criatividade estão aliadas ao sentido de pertença, família e responsabilidade social, então sabemos que estamos na RFM. 35 anos depois a RFM continua a acompanhar os portugueses nos momentos em família e com os amigos, nos principais eventos musicais, desportivos e sociais, tendo na música (solidamente estudada a pensar nos ouvintes) e nos animadores os seus maiores valores. Distinguindo-se pela qualidade e criação de valor a RFM é uma rádio que tem os ouvidos no futuro, estando já nas principais plataformas digitais, fora e dentro do carro. Uma energia contagiante que só um player global e integrado consegue criar para que as boas coisas aconteçam. Porque esse é o maior propósito da RFM: Fazer mais e melhor no Mundo. 

produtos e desenvolvimentos futuros

No ano que marcou o regresso dos concertos e eventos, a RFM volta à base para por a Música no centro de tudo, fazendo aquilo que melhor sabe: dar Só Grandes Músicas aos portugueses. Depois de um estudo profundo, a Playlist da RFM está mais coesa e voltada para o ouvinte do que nunca, enquanto segue de mãos dadas com artistas e promotores. Estão aí as Grandes Músicas para todos os momentos da vida. Uma viagem ao início, buscando a sua força de génese, para chegar a um futuro de transformação e reinvenção. É assim que, chegados a 2022, a RFM apresenta um novíssimo Café da Manhã. O programa que os portugueses reconhecem tem agora os rostos de Joana Cruz, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura. Um trio de grandes amigos na vida real que agora leva a força da amizade para um Café com extra cafeína e boa energia. Uma equipa que se dedica a dar voz às emoções dos portugueses. Todos os dias há surpresas e mensagens dos ouvintes “on air”, bem como convidados conhecidos do grande público e que são sempre vítimas dos já míticos jogos Cara Podre e Tapa na Cara. Às 2ªs a Joana, o Rodrigo e o Daniel abrem ainda Bolinhos da Sorte em nome dos ouvintes para levantar a moral de todos os que acordam com a RFM. Um novo programa de regresso a casa estreou também na RFM com Pedro Fernandes e Mariana Alvim. No 6PM (P de Pedro e M de Mariana) a hora não tem nada que enganar: Das 6 da tarde às 8 da noite as conhecidas vozes da RFM dão boleia para casa numa viagem com histórias, jogos e onde até o Pedro Fernandes irá lançar um álbum inteiro em Pedro Fernandes Greatest Hits Vol.3. Agora Safa-te, Alerta 6PM, Qual é a Música? e as dicas do Chef Kiko são outros dos espaços que estão a dar que falar neste regresso a casa que não é apenas para ouvir.

Os Fridayboys, com o José Coimbra e o Pedro Simões estão também de regresso em 2022. Às 6ªs feiras o fim de semana na RFM começa mais cedo. A partir das 10h00, o estúdio transforma-se numa autêntica discoteca, sempre com convidados, que chegam de empresas que se candidatam por terem o BOSS mais fixe! No final, o programa fica disponível em Podcast Fridayboys. 

2022 regressa ao início para marcar também um novo ciclo do mítico Oceano Pacífico. Renovando a força e importância que este programa tem no consciente radiofónico coletivo, a RFM estreia, pela primeira vez na sua história, uma envolvente e marcante voz feminina: Ana Colaço é agora voz na proa desta viagem. 

No entanto, neste regresso à base a RFM faz a viagem sabendo que a chegada não é no presente, mas no futuro. Foi neste espírito que, em 2022, a RFM estreou um inovador formato publicitário no carro. O Car Ads é uma ferramenta capaz de apresentar aos seus públicos mensagens de Marcas parceiras.

Voltar à base e às coisas que fazem a vida valer a pena foi uma das aprendizagens da pandemia e a RFM soube estar ao lado de quem a ouve neste sentir.

A RFM mantém-se convicta de que são as paixões que movem o Mundo. A sua missão continua, pois, inalterada: tornar acessível e universal a descoberta da música e das suas emoções, numa paixão aliada ao entretenimento, ao desporto e a tudo o que torna a vida das pessoas mais feliz e com mais propósito. 

mercado

A RFM orgulha-se de poder dizer que sabe o que é liderar o seu mercado há 20 anos. São 14 anos de Liderança em Share (2001 a 2012 e 2017 e 2019); 12 anos de Liderança em reach (2004 a 2012 e 2015 a 2017), 11 anos de Liderança de Audiência Acumulada de Véspera (2002 a 2011 e 2017) (fonte: Bareme Marktest) e Liderança no digital, entre as rádios musicais, desde 2020 (fonte: Ranking NetAudience Marktest). Uma liderança sólida só conseguida com as ligações e afetos que estabelece com ouvintes e parceiros. Inserida num mercado relativamente pequeno, mas que se expande para universos maiores como a produção de espetáculos e todo o entretenimento, a RFM orgulha-se de, depois de dois anos de paragem (fruto da pandemia), ter ao seu lado os parceiros de sempre. Parceiros que esperam por ela para voltar a fazer magia em conjunto, como foi o caso do Rock in Rio Lisboa, do Meo Sudoeste, RFM Somnii, Estoril Open, Sol da Caparica, entre muitos outros eventos de dimensão nacional e internacional. Num mercado movido a uma rapidez sem precedentes, ter parceiros que esperam por ela, é para a RFM um atestado de confiança, credibilidade e a prova da saúde e vigor da sua relação com parceiros, Marcas, promotores e artistas que com ela vão a bordo para construir a magia da rádio, do entretenimento, da criatividade e da inovação.

COMUNICAÇÃO

Em 2022, a RFM volta à base e volta a comunicar para fora, em força, aquilo que é o seu ADN mais valioso: A música. Com uma playlist mais sólida do que nunca e reflexiva da sua imagem e valores, a RFM volta a comunicar ao país que sabe que não é possível viver-se bem sem música e que está ao lado da indústria musical e dos artistas, na busca por novidades de qualidade musical imbatível, que reflitam a sua imagem e que possam, ao mesmo tempo, ser trampolins para bandas e artistas. A RFM tem a melhor música para acordar, para conduzir, trabalhar, dançar, celebrar e namorar. Na RFM hoje e sempre: Só Grandes Músicas.

vantagens competitivas

A história da RFM é feita de reconhecimento e confiança, que humildemente tem recebido, também na forma de prémios. Em 2022 destacaram-se: a distinção da Superbrands, uma vez mais, como Marca de Excelência em Portugal; a distinção como a “Marca de Media com melhor reputação em Portugal”, no estudo Global RepScore 2022 da On Strategy; e a distinção de “rádio com maior Indíce de BrandEnergy” e a “rádio com mais Força”, no estudo BrandEnergy da On Strategy.

RFM
sabia que?

A RFM tem um estúdio na Kidzania para quem quiser mostrar o bichinho
da rádio às crianças. 

A RFM elegeu a maior banda Pop de todos os tempos. Foram os ouvintes da RFM que votaram e elegeram os Xutos e Pontapés, que receberam o galardão no Auditório da RFM diretamente das mãos dos animadores da Estação, frente a um público entusiasta.

RFM é a rádio n.º 1 no digital, entre as rádios musicais (fonte: Ranking NetAudience Marktest agosto 2022).

Há cinco temporadas que a RFM dá 150 mil euros aos portugueses, todos os anos, no jogo “Que Barulho é este, na RFM?”. No total, já deu 750 mil euros.

JOÃO LOBO
JOÃO LOBO

Marketing Manager

contactos