RFM

2023

Uma RFM no carro, uma RFM no Digital, líder absoluta entre as rádios, e uma RFM numa media em Portugal a chegar ao Metaverso. Há mais Café Manhã no Metaverso, há mais 6 PM, há mais concertos, há mais RFM a desenhar o futuro do entretenimento da rádio, para mais de 3 milhões de ouvintes.

RFM
valores da marca

A Música que mexe com a vida das pessoas está à frente da lista de valores que a RFM traz solidamente consigo há 36 anos, a que se juntam o entretenimento que emociona, o humor, a responsabilidade social e a inovação constante, ligados pelas caras que os portugueses bem conhecem. Tudo num compromisso diário e sério com os ouvintes, no qual a RFM pode orgulhar-se de ter muitas vezes construído o Futuro, abrindo caminho para todo o meio e transformando-o. A RFM introduziu a Playlist no país e foi o primeiro media em Portugal a estar no Metaverso, tornando-se definitivamente num player global de oferta diversificada e ramificada. O Futuro está aí e se há coisa que a RFM sabe fazer é usar os seus valores para o construir ligando-o a uma audiência gigante, fiel e que não para de aumentar.

produtos e desenvolvimentos futuros

Em 2023, a RFM tornou-se no primeiro ‘media’ em Port   ugal a estrear-se no Metaverso, num espaço criado em parceria com a agência de inovação Instinct. O Metaverso deu à RFM um universo amplificado de ouvintes, internautas e parceiros, possibilidades de aplicação e integração de Marca ampliadas e um espaço paralelo, à escala global, de encontro com ouvintes e artistas que representa um importante passo na evolução digital da rádio. Já era possível ouvir a RFM em qualquer parte do mundo, através da sua emissão online e das suas rádios online, mas agora é possível estar na RFM em qualquer parte do mundo. Um feito celebrado com uma enorme festa de inauguração com os DJ’s RFM Fridayboys, José Coimbra e Pedro Simões, em simultâneo na rádio e no Metaverso. Esta plataforma conta com espaços específicos do Café da Manhã, do 6 PM e do Oceano Pacífico, a provar que a RFM encontra no seu passado a força para o seu futuro, aliando experiência e inovação como poucos meios.

Mas, porque o universo não digital continua a ser core e ponto de partida, fazendo jus à aliança bem antiga que tem com o desporto, a RFM criou o Trail RFM Monsanto. Trata-se de uma prova desportiva com ouvintes e animadores, que esgotou e deu a todos um convívio bem real durante 17 km, no trail longo, e 10 km no trail curto, num evento que assim que estreou ganhou o estatuto de produto da Marca com a certeza de repetição.

Também prova da sua ligação ao Desporto, está a sua presença história no Estoril Open e o recente Hino RFM criado para apoio às Navegadoras, no feito histórico da sua qualificação para o Mundial de Futebol Feminino. Este Hino correu o país com as caras do Café da Manhã da RFM, Joana Cruz, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura.

A lembrar a importância deste binómio, a RFM criou a ação “RFM Sem Olhar a Quem”. A maior emissão do ano, com 28 horas, sem parar e sem dormir, em direto do Campo Pequeno, num concerto em prol do acesso das pessoas com deficiência à Cultura. Das 6h da manhã de dia 22 de junho às 10h da manhã de dia 23, marcaram presença artistas como David Carreira, Matias Damásio, Áurea, Pedro Mafama, Fernando Daniel, D.A.M.A., João Pedro Pais, entre muitos outros. Artistas que tratam a RFM por tu e que mostraram estar em casa, numa parceria da RFM com o Grupo Ageas Portugal, a Fundação Ageas e a Access Lab. Uma ação que resume bem o que é a RFM e o ADN que sempre fará parte dos seus desenvolvimentos futuros: música e ouvintes no centro, apoiando artistas, atendendo à responsabilidade social enquanto player nacional e global, aliando ideias inovadoras para que nunca se esqueça que a RFM está em 2023 com os pés em 1987 (o ano do seu nascimento) e a cabeça e as mãos em 2050.

mercado

A RFM é a Rádio número 1 do Digital, líder absoluta entre todas as rádios, no ranking Netaudience, uma liderança sólida durante todo o ano de 2023. Líder também em AAV no seu alvo, atingindo em 2023 valores máximos e históricos de audiência, ao conseguir que cerca de 40% dos portugueses a tragam no ouvido (reach semanal), na segunda vaga do Bareme da Marketst de 2023. Com cerca de 3 milhões e 300 mil ouvintes regulares, a RFM chega a estes resultados históricos e sólidos afirmando-se como uma gigante da comunicação radiofónica em Portugal, um lugar conquistado ao longo dos anos através de laços afetivos e efetivos com parceiros, Marcas e clientes. É por isso que a RFM não tem mãos a medir aos eventos em que está presente, como o Rock in Rio Lisboa, MEO Sudoeste, RFM Somnii ou Sol da Caparica. Mas num mercado cada vez mais mutável, diversificado e rápido, a RFM não se limita a ser rádio. É também uma produtora de conteúdos, de podcasts com presença nas principais plataformas, incluindo a Popcasts, uma plataforma nativa na sua casa mãe, o Grupo Renascença Multimédia. É também uma naming sponsor em eventos como o RFM Somnii e é um universo paralelo com uma RFM de potencialidades aumentadas no Metaverso — seja na rádio, no áudio, na música, no apoio a artistas ou na realização de conferências e lançamentos de produtos como foi o caso do Podcast Supertalks by Superbrands. O mercado já não é só analógico, nem só digital. O mercado é agora uma dimensão alargada que a RFM soube agarrar como nenhum outro meio.

COMUNICAÇÃO

Em 2023, a RFM arrancou com a comunicação da nova campanha multimeios do Café da Manhã. “Ninguém te acorda como a Joana, o Rodrigo e o Daniel – Até acordas com vontade!” é o mote da criatividade da campanha assente na festa que os três animadores fazem todos os dias no ar. Joana Cruz, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura vestiram-se de Mariachis e colocaram na cabeça e na boca dos portugueses “Es la Hora del Café”, uma música festiva que espelha bem o espírito do programa da Manhã da RFM.

vantagens competitivas

Reconhecimento e confiança na forma de prémios ao longo da história da RFM não faltam.  Em 2023, a Marca recebeu, mais uma vez, a distinção Superbrands, uma Marca de Excelência em Portugal; a distinção como a Marca de rádio que oferece a melhor experiência aos ouvintes em Portugal (estudo BXS – Brand Experience Score 2023 da OnStrategy), entre muitas outras.

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sabia que?

A RFM tem várias rádios online para diferentes segmentos, que aumentam a diferenciação e a oferta da Marca: RFM Jazzy, RFM Toca Portugal, RFM Rock, 80’s RFM, 90’s RFM, 00’s RFM, RFM Oceano Pacífico, RFM Latinas, RFM Dance It e RFM Novas.

Há seis temporadas que a RFM dá 150 mil euros aos portugueses, todos os anos, no jogo “Que Barulho é este, na RFM?”. No total já oferecer 900 mil euros e o maior prémio de sempre aconteceu em julho de 2023, no valor de 51.410 euros.

JOÃO LOBO
JOÃO LOBO

Marketing Manager

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