Edições

RENAULT

2023

Há 125 anos que a RENAULT marca o ritmo da história do automóvel. As páginas deste livro não são suficientes para contabilizar as suas estórias de sucesso. Há pouco mais de uma década, a RENAULT foi pioneira e teve a visão de investir na mobilidade elétrica. Hoje, é uma Marca da próxima geração. As regras estão a ser escritas pela RENAULT e isso significa que a Marca está a viajar para onde nunca ninguém viajou.

RENAULT
valores da marca

Desde 1898, que a história da RENAULT tem sido escrita por pessoas apaixonadas em desenvolver automóveis inovadores. Automóveis para viver a vida com paixão.

Mas apesar da mobilidade ser uma fonte de realização e de liberdade, hoje, mais do que nunca, a liberdade tem de andar de mãos dadas com a preservação do planeta e uma ainda melhor convivência. Foi por isso que, no início da década passada, a RENAULT foi pioneira na mobilidade sustentável, indiferente aos comentários jocosos que, na altura, se fizeram ouvir.

O tempo — e nem foram precisos muitos anos – deu-lhe razão e voltou a fazer jus à história da RENAULT como uma Marca genuinamente inovadora. E a sua visão foi, e continua a ser, apenas uma: acreditar que o progresso e a inovação significam (também) preservar o planeta e viver melhor em sociedade. Assim, diariamente, a RENAULT desafia-se a limitar o seu impacto no clima e nos recursos, tornando a mobilidade mais inclusiva e segura para todos.

produtos e desenvolvimentos futuros

A RENAULT está a viver uma nova era com a sua "Nouvelle Vague". Está a assumir-se como uma Marca de tecnologia, mas também de serviços e energia limpa, tendo dois grandes objetivos até ao ano de 2030: ser a Marca mais "verde" da Europa, com nove em cada dez automóveis vendidos a serem eletrificados, e o fabricante mundial com maior percentagem de materiais recicláveis na produção de novos automóveis. No fundo, uma Marca ainda mais emocional e humana, que está a trazer uma onda de modernidade
à indústria automóvel.

E a revolução já está em curso, bem expressa nos mais recentes modelos lançados no mercado: automóveis mais limpos e ecológicos, com mais qualidade e tecnologia, e ainda um maior bem-estar a bordo.

O SUV techno Renault Austral (eleito “Carro do Ano 2023” e “Híbrido do Ano” em Portugal), assim como o Megane E-Tech 100% Elétrico (distinguido como o “Elétrico do Ano”) e o Renault Espace são três modelos bem representativos da “Nouvelle Vague” da RENAULT.  Um ambicioso plano de produto que só agora está a dar os primeiros passos. Uma viagem de inovação e ousadia com novos capítulos já anunciados: o inédito modelo Rafale, um SUV Coupé do segmento D; o totalmente novo e revolucionário Scénic E-Tech 100% Elétrico; bem como o regresso dos tão ansiados Renault 5 e Renault 4, ambos em versões 100% elétricas, entre outras novidades. Lançamentos que estão a suscitar uma enorme expectativa, não apenas por projetarem um futuro ambicioso para a RENAULT, mas também por honrarem
e respeitarem a sua história.

mercado

Portugal é, historicamente, um dos mercados de referência para a RENAULT, em termos de quota de mercado. O seu losango está em larga maioria no parque automóvel circulante, por isso, a Marca até se atreve a dizer que tem uma relação de parceria com os portugueses. Aliás, é uma paixão recíproca, já que a história nacional da RENAULT também é marcada por três dos maiores investimentos industriais realizados no país: a fábrica da Guarda (entre as décadas de 60 e 80), a fábrica de Setúbal (nas décadas de 80 e 90) e a Renault Cacia, uma unidade de produção de diferentes componentes.

COMUNICAÇÃO

Ao longo da sua história, a RENAULT mudou e evoluiu várias vezes a sua identidade visual. Mas uma coisa não mudou desde 1925: o losango, imediatamente reconhecível e verdadeiramente emblemático da Marca.

Para responder aos desafios de uma insígnia moderna, mas também à multiplicidade das suas áreas de expressão, o logótipo revelado em 2022, mais moderno e emocional, torna a RENAULT uma Marca mais identificável e criadora de valores humanos. Com um design simplificado, sem assinatura ou tipograma, este logo não é fechado, simbolizando a abertura e transparência da Marca.

vantagens competitivas

A RENAULT é apenas uma das quatro Marcas do Renault Group, que integra ainda a Dacia Alpine e a Mobilize, que oferecem soluções de mobilidade sustentável e inovadora aos seus clientes. A aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors reforça o capital tecnológico da RENAULT, mas é a incontornável experiência em eletrificação que faz da Marca a aposta segura para um futuro mais sustentável.

O Group Renault integra mais de 105.812 colaboradores, em 35 países, que têm como missão tornar a mobilidade sustentável e acessível a todos, em todo o mundo.

RENAULT
sabia que?

Uma referência da transição energética, a RENAULT quer ser a Marca mais “verde" da Europa em 2030, com nove em cada 10 automóveis vendidos a serem eletrificados.

Até 2030, a RENAULT quer ser, a nível mundial, o fabricante automóvel com maior percentagem de materiais recicláveis na produção de novos veículos.

Com a Re-Factory, o primeiro polo europeu de economia circular, a RENAULT marca um movimento na direção de um modelo mais sustentável e responsável, renovando e reciclando até 120.000 veículos por ano (incluindo veículos elétricos). Quase 80% dos materiais estrategicamente reciclados serão reutilizados em novas baterias.

A RENAULT está a reposicionar a sua oferta de automóveis “para viver” (também) nos segmentos superiores. O novo Renault Espace é disso exemplo, bem como o inédito Rafale, um SUV Coupé do segmento D, revelado este ano, a juntar a outras propostas a caminho.

A alma de uma Marca está nas suas raízes. Sem cair no passado, a RENAULT está
a ir aí buscar a inspiração para reencontrar
o espírito dos tempos gloriosos. O Renault 5 e o Renault 4 estão prestes a regressar ao mercado. Dois modelos que vão ajudar a democratizar o automóvel elétrico na Europa, com a abordagem moderna e tecnológica de um automóvel popular.

contactos