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RFM

2018

A RFM é uma rádio orientada para as pessoas e pelas pessoas. A par das grandes músicas, a RFM tem sempre pautado a sua atuação por uma inovação constante, ao nível do discurso comunicacional e tecnológico. Próxima, ligada a quem a ouve, a RFM toca os seus ouvintes com as suas emissões e também, desde sempre, com um grande número de ações e eventos diferenciadores e surpreendentes. A par disto, a RFM reforça a sua já histórica imagem de Marca de confiança, reinventando-se junto do seu público e desafiando limites nas formas como chega até ele.

RFM
valores da marca

Consciente da responsabilidade que advém de ter uma via aberta escutada por milhares de portugueses, a RFM tem procurado sempre combinar humor, boa disposição e uma playlist de excelência, com um forte sentido de relevância e utilidade. Talvez por isso, os prémios associados à confiança da Marca sejam inúmeros, ao longo dos anos, de forma ininterrupta. Neste sentido, a RFM continua a oferecer conteúdos que vão muito além do humor e do entretenimento de qualidade, procurando desenvolver ações que marquem profundamente a vida dos seus ouvintes e das comunidades. A RFM é uma rádio de pessoas para pessoas e os portugueses reconhecem-no.

produtos e desenvolvimentos futuros

Além de uma forte e estudada playlist, a RFM tem, nos últimos anos, desenvolvido uma aposta de sucesso no humor e em conteúdos que dão mais espaço e visibilidade aos seus autores e performers, numa clara consciência de que é quando se deixa cair as barreiras e se dá a conhecer as pessoas, que acontece a magia entre os animadores e os ouvintes. São disso exemplos as rubricas “Os Telefonemas do Nilton” e “Pastilhas para a Tosse” ou “As Marias” de António Raminhos e a rubrica do Café da Manhã “Qual é a Música”, esta última com um interessante envolvimento de ouvintes e filhos de ouvintes, marcando também a distinção da RFM como uma rádio para toda a família. E é por isso que uma das caras mais familiares dos portugueses - Pedro Fernandes, é um dos rostos do Café da Manhã. Esta reconhecida personalidade da televisão é o apresentador de um dos programas da manhã da rádio mais ouvidos do País, ao lado
de Mariana Alvim, também ela bem conhecida dos portugueses e de Nilton, um do
s humoristas mais queridos do público.

Atenta às exigências do digital e seguindo a lógica de abertura de espaço aos conteúdos, a RFM estendeu todas as suas rubricas do Café da Manhã e de outros momentos da emissão ao formato de Podcast, dando-lhes mais relevância, ao mesmo tempo que criou ainda mais espaço para novos conteúdos, como são exemplo

“O Amor Acontece” com José Coimbra, “Caixa d’Óculos” com Nilton e Duarte Pita Negrão, ou “Guilty Pleasures”, uma série limitada onde os animadores da rádio revelam as músicas de que gostam, com alguma “vergonha”.

Seguindo esta estratégia de criação de novos espaços, a RFM lança também novas Webradios, como a “RFM On The Rock” e as Webradios específicas para eventos, como a “RFM Sol da Caparica”, mantendo a relevância das já criadas – “RFM 80’s”, “RFM Dancefloor” e “RFM Oceano Pacífico” que continua a ter o seu espaço diário em antena, com Marcos André no comando.

Atenção cuidada aos ouvintes, aos conteúdos, às músicas, à sua equipa de animadores, às tendências de mercado e também às Marcas poderiam definir os valores da Marca RFM e o seu atual posicionamento num mercado cada vez mais exigente e desafiante.

mercado

Perspetiva 360 graus da rádio e baterias postas no futuro, com a consciência de que ele já começou. É assim que a RFM se posiciona no mercado.

Depois de ter entrado definitivamente na produção de espetáculos – com o RFM Somnii e outras ações especiais - da atenção aos conteúdos diferenciados, de soluções integradas muito aliciantes para as maiores Marcas, agora a RFM tem cada vez mais os olhos postos no digital. Neste sentido, tem criado soluções interessantes com os maiores “digital influencers” da atualidade, como a parceria com a Bárbara Bandeira, no RFM Somnii 2018. Dos Podcasts, às Webradios, passando pelas suas redes sociais cheias de conteúdos virais, a RFM acaba agora de lançar uma nova aplicação móvel, em parceria com a 7egend, a agência digital de Cristiano Ronaldo. Esta aplicação permite aos ouvintes uma maior e mais fácil ligação com a rádio, os seus animadores e conteúdos, onde quer que estejam. A RFM gera assim um envolvimento 360° com tudo e todos: ouvintes, cibernautas, Marcas, promotores e artistas. Uma rádio de todos, em todo o lado, nas plataformas mais atuais e de olhos postos
nas que ainda estão para vir.

COMUNICAÇÃO

A comunicação da RFM é de proximidade com os ouvintes e as Marcas, onde quer que eles estejam. É disso um claro exemplo o programa “Fridayboyz – O meu Boss é Fixe” com José Coimbra e o DJ Pedro Simões, que às sextas-feiras recebem em estúdio empresas de todo o País para uma grande festa de arranque de fim de semana. Muitas são, também, as ações fora de antena, onde a RFM vai para onde estão os seus ouvintes, como no caso do “Carcheering” em Lisboa e Porto ou as suas emissões ao vivo no Rock in Rio Lisboa, Meo Sudoeste, RFM Somnii, entre muitos outros. A Rádio está com os ouvintes, a viver o que eles vivem, onde quer que eles estejam. E está com as Marcas, oferecendo-lhes soluções inovadoras e integradas, numa linguagem divertida, próxima e familiar, cada vez com mais enfoque no digital.

vantagens competitivas

O reconhecimento da qualidade e criação de valor na vida das pessoas e das Marcas, gerada pela RFM e pelos seus profissionais, materializa--se nos prestigiados prémios que tem recebido ao longo dos anos. Em 2017/2018 foi, mais uma vez, distinguida pela Superbrands como uma Marca de Excelência em Portugal. Nos Prémios Meios e Publicidade 2018 recebeu dois galardões Prata – na categoria de Brand Content com a intervenção da equipa Força Especial SWAT e na categoria Digital com a Invasão do Dinossauro Nilton à redação da Renascença – e três Bronze – com o Spot de lançamento da Webradio On The Rock, com o Spot TV e na categoria Digital com a campanha Música para os teus ouvidos. Recebeu ainda a distinção Responsabilidade Social com a ação Natal a Meias, em parceria com a Calzedonia, a favor da Comunidade Vida e Paz. Já este ano recebeu também o prémio Reputação Global Pulse da On Strategy/Corporate Excellence e o prémio 5 Estrelas e Escolha do Consumidor, na categoria de entretenimento.

RFM
sabia que?

A RFM foi a primeira rádio, em Portugal, a deixar mensagens diretas aos ouvintes nos autorrádios, através do sistema RDS.

A RFM proporcionou um dia de sonho à Sandra, uma distribuidora de jornais e sorrisos, por quem a equipa do Café da Manhã passava todas as manhãs. A história tocou os portugueses, tornou-se viral nas redes sociais, foi premiada com Ouro nos Prémios Meios & Publicidade 2016 e foi notícia nos telejornais.

O RFM SOMNI 2016 registou a maior enchente de sempre e pôs 35 mil pessoas a cantar o hino nacional no dia da final do Campeonato Europeu de Futebol, que Portugal venceu.

Em 2016, a RFM estreou-se como rádio oficial do MEO Sudoeste e fez mais de 40 horas em direto da Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar.

Em 2016, a RFM fez várias emissões do Café da Manhã em direto, no meio do trânsito de Lisboa e do Porto, oferecendo café quente a quem estava parado no trânsito.

Mais de 1500 pessoas apareceram nos castings RFM “A Cadeira da Mariana Alvim”, para ocupar o lugar da animadora Mariana Alvim, durante a sua licença de maternidade.

A RFM foi percursora de ações de comunicação “storytelling”, antes de este ser um conceito dominante, com ações como “De quem é o Mercedes?”, realizada em 2006.

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