RTP

2018

A RTP, o operador português de serviço público de media, tem uma história única, construída ao longo de décadas. Tem um património que se distingue pela qualidade e criação de valor da sua diversificada oferta, e uma missão com uma clara matriz de Serviço Público. A RTP pretende ser, cada vez mais, uma Marca relevante no desenvolvimento social, cultural e económico do País.

RTP
valores da marca

A RTP desenvolve a sua atividade em torno dos valores comuns aos serviços públicos europeus: universalidade, independência, excelência, diversidade, responsabilidade e inovação. Na atual matriz europeia de serviço público, está igualmente consensualizado que o propósito dos operadores públicos de media vai para além do informar, educar e entreter, devendo estes contribuir para enriquecer a vida dos cidadãos e das comunidades onde se inserem. Dentro deste enquadramento global, que subscreve, a RTP privilegia na sua oferta de conteúdos e serviços, um aprofundamento dos valores da diversidade, alargando o número de formatos, conteúdos e serviços que oferece; inovação, viabilizando a produção de conteúdos e serviços não testados; qualidade e excelência, mantendo na produção de informação e na oferta de conteúdos e serviços todos os critérios que fazem da RTP uma Marca de referência para os portugueses.

produtos e desenvolvimentos futuros

A RTP é a empresa de media com mais história e tradição na comunicação social portuguesa: 83 anos de rádio, 61 anos de televisão e 20 anos de online.

A inovação tem sido, desde sempre, uma aposta da RTP. Pioneira em diversas áreas e tecnologias, com uma oferta multiplataforma, transversal, com soluções de interatividade, a RTP aposta em formatos diferenciadores.

A RTP1 disponibiliza uma informação de confiança, isenta e plural, uma programação variada, da ficção nacional ao humor de qualidade, valorizando os grandes eventos nacionais.  A RTP2 contribui para a divulgação cultural de matriz europeia, dando particular atenção ao público infantil e juvenil. 

A RTP3, canal de notícias da RTP, dedica especial atenção à análise e reflexão dos temas abordados.

A RTP Memória revisita o passado à luz das novas linguagens, valorizando a história e o património. A RDP e RTP Madeira e RDP e RTP Açores, destinados às respetivas regiões autónomas, atendem às realidades sociais e culturais dessas regiões, valorizando a produção local. A RDP e RTP Internacional divulgam os interesses nacionais no que respeita à ligação às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo ou à cooperação com os países de língua portuguesa. A RDP e RTP África promovem a língua e a cultura lusófona, valorizam o património comum, bem como os aspetos culturais específicos de cada país. Fazem ainda parte do universo RTP três rádios de cobertura nacional: Antena1 - canal generalista com informação e entretenimento - Antena2 - canal de índole cultural vocacionada para programas de música erudita - e Antena3 - emissão destinada ao público mais jovem e pioneira na promoção de novos talentos musicais.

A RTP é pioneira na área das novas tecnologias. A sua oferta integra, desde 2011, a RTP Play, serviço pioneiro para visualização e escuta de emissões online bem como de programas on-demand. Em 2014 lançou o Ensina RTP, plataforma agregadora de conteúdos interativos produzidos no universo RTP e destinado a alunos do ensino básico e secundário. Em 2015, relançou a RTP Play, com nova imagem. Há ainda a referir o site RTP Arquivos, que disponibiliza ao público grande parte do seu espólio, a App ZIG ZAG, que abraça o público infantil e a App RTP Notícias, a única no mercado que apresenta vídeo, texto e áudio em simultâneo, e emissões de televisão e rádio em direto.

mercado

A RTP tem um riquíssimo e inigualável património audiovisual que se confunde com a história de Portugal. É um player decisivo no mercado, num tempo desafiante do sector, a nível global e nacional, com alterações profundas, riscos e oportunidades.  A indústria de media está cada vez mais competitiva, internacionalizada e a oferta é cada vez mais fragmentada para novos hábitos de consumo, transversal a todos os públicos mas mais evidente nos targets mais jovens. Os grandes desafios nacionais para os próximos anos não se distinguem da realidade internacional.
A necessidade de estar nos pontos de contacto relevantes para todas as audiências, nos suportes e formatos que melhor servem os seus interesses, fáceis de encontrar, com os conteúdos apelativos para cada grupo de consumidores, leva a RTP a alargar o seu portefólio de conteúdos e de plataformas de distribuição.

COMUNICAÇÃO

Atenta às transformações do mercado e consciente das novas tendências de consumo, a RTP serve distintos interesses culturais, geracionais e geográficos. Aposta no aprofundamento de uma estratégia de segmentação do público, respondendo às diferentes necessidades e interesses com o seu vasto portefólio e canais, antenas e serviços, cuja matriz se cruza. Com o objetivo de aproximar a RTP dos portugueses, a Marca continua, ao longo de mais 60 anos, a fazer história e a mostrar a história. Continua a fazer parte da vida dos portugueses e, ao longo do ano, foram diversas as campanhas desenvolvidas para as suas Marcas e produtos que ilustraram este posicionamento.

vantagens competitivas

A RTP voltou a ser, em 2017 e 2018, uma referência do audiovisual português, tendo recebido prestigiados prémios, dos quais se destacam os mais recentes: A jornalista Dina Aguiar foi distinguida com o Prémio Jornalismo de Excelência 2018, Carreira Televisiva, atribuído pelo MAC 2018 (Movimento de Arte Contemporânea). Também a jornalista Paula Rebelo venceu o prémio Jornalismo de Excelência, atribuído pela Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão - com o apoio da GLCC (Global Lung Cancer Coalition). A jornalista da Rádio Paula Martinho da Silva foi distinguida, pela Apifarma, com o Prémio Jornalismo em Saúde na categoria de Televisão, pelo trabalho “A minha vida é a tua”. A jornalista Margarida Metello recebeu, com a série documental “Reforma Agrária”, o Prémio Gazeta de Televisão, uma das mais relevantes distinções do jornalismo português, atribuído pelo Clube de Jornalistas. A reportagem da RTP “Tejo: o rio perdido”, inserida no programa Linha da Frente, da autoria de Jorge Almeida, foi distinguida com o Prémio Jornal do Fundão. A rádio foi também premiada com a reportagem "Jamaika também é Portugal", de Rita Colaço, da Antena1, um dos trabalhos vencedores da 20.ª edição do Prémio AMI - Jornalismo Contra a Indiferença. A RTP foi distinguida com Ouro, nos prémios 2018 EBU Connect Awards, na categoria Best Conceptual Idea for a Low Budget Promotion, com o spot de auto-promoção “O Berço da Máfia”. A nível nacional a RTP recebeu 13 prémios no âmbito das autopromoções, atribuídos pela publicação Meios & Publicidade. A RTP1 foi, novamente, distinguida como o Melhor Serviço de Programas Generalista nos Prémios Meios&Publicidade e a RTP foi a Marca vencedora na categoria de Televisão - Media, nos Prémios Marketeer 2018. José Rodrigues dos Santos foi distinguido como Personalidade de Confiança 2017 pelo seu trabalho como jornalista e escritor.

RTP
sabia que?

• O Estudo internacional Digital News Report 2021 apresenta a RTP como a Marca de Notícias em que os portugueses mais confiam.

• A RTP é a quinta empresa mais atrativa para trabalhar em Portugal, de acordo com o Randstad Employer Brand Research 2021.

• A RTP Play é a maior plataforma de conteúdos nacional, com mais de 150.000 conteúdos disponíveis, agrupados por temas e canais: conteúdos exclusivos, séries completas, antestreias, mais de 20 canais de Televisão e Rádio em direto, e emissões exclusivas RTP Desporto.

• A App RTP Play é gratuita e está disponível nos smartphones e tablets (plataformas Android, IOS, Apple TV e Android TV) e no carro, através da Apple Carplay.

• Em 2021 foram desenvolvidos novos separadores de canal para a RTP2. Vários artistas portugueses foram convidados a produzir estes separadores a partir do logótipo da RTP2, criando objetos imagéticos em Arte Contemporânea, com diversas abordagens: artes plásticas, instalação, pintura, entre outras.

MARINA RAMOS
MARINA RAMOS

Diretora de Marketing Estratégico e Comunicação

contactos