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RTP

2020

A RTP é o operador português de serviço público de media. Tem uma história única, construída ao longo de décadas, com um património que se distingue pela qualidade e criação de valor da sua oferta. Tem como missão uma clara matriz de Serviço Público e pretende ser cada vez mais relevante no desenvolvimento social, cultural e económico do País, fazendo chegar os seus conteúdos ao universo da população portuguesa.

RTP
valores da marca

A RTP desenvolve a sua atividade em torno dos valores comuns aos serviços públicos europeus: Universalidade, Independência, Excelência, Diversidade, Responsabilidade e Inovação.

Na atual matriz europeia de serviço público, está consensualizado que o propósito dos operadores públicos de media, para além de informar, educar e entreter, deve também contribuir para enriquecer a vida dos cidadãos e das comunidades. Dentro deste enquadramento global que subscreve, a RTP privilegia na sua oferta a diversidade, a inovação, a qualidade e a excelência.

Para isso alarga o seu portfólio e viabiliza a produção de conteúdos e serviços não testados, mantendo na informação e restante oferta, todos os critérios que fazem da RTP uma Marca de referência para os portugueses.

produtos e desenvolvimentos futuros

A RTP é a empresa de media com mais história e tradição na comunicação social portuguesa: 85 anos de rádio, 63 anos de televisão e 22 anos de presença online. Pioneira em diversas áreas e tecnologias, com uma oferta multiplataforma, transversal e interativa, a RTP aposta em formatos diferenciadores, indo ao encontro das novas realidades de consumo.

A RTP1 disponibiliza uma informação de confiança, isenta e plural, uma programação variada, da ficção nacional ao humor de qualidade, valorizando os grandes eventos nacionais. A RTP2 contribui para a divulgação cultural de matriz europeia, dando particular atenção ao público infantil e juvenil. A RTP3, canal de notícias da RTP, dedica especial atenção à análise e reflexão dos temas abordados. A RTP Memória revisita o passado à luz das novas linguagens, valorizando a história e o património. A RDP e RTP Madeira, e a RDP e RTP Açores – destinados às respetivas regiões autónomas – atendem às realidades sociais e culturais dessas regiões, valorizando a produção local. A RDP e RTP Internacional divulgam os interesses nacionais, no que respeita à ligação às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo ou à cooperação com os países de língua portuguesa. A RDP e RTP África promovem a língua e a cultura lusófona e valorizam, tanto o património comum, como os aspetos culturais específicos de cada país. Fazem ainda parte do universo RTP, três rádios de cobertura nacional: Antena1, canal generalista com informação e entretenimento; Antena2, canal de índole cultural vocacionada para programas de música erudita; e Antena3, emissão destinada ao público mais jovem e pioneira na promoção de novos talentos musicais. Em 2019, a Empresa lançou a RTP Palco, uma plataforma digital dedicada a todas as artes performativas.

Em parceria com o Ministério da Educação, a Marca lançou em abril de 2020 o RTP #EstudoEmCasa. Esta plataforma de ensino à distância – difundida através da RTP Memória e de uma App dedicada –, recupera o conceito da Telescola dos anos 70. Trata-se de um complemento à atividade letiva, que se irá alargar ao ensino secundário e que, face à incerteza do futuro, regressa em outubro de 2020. A RTP alargou a sua oferta na área do Desporto, com a criação de um canalna plataforma digital RTP Play. O RTP Desporto permite acompanhar todas as modalidades e competições desportivas em direto e em exclusivo. Para celebrar o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, a RTP participou na iniciativa da União Europeia de Radiodifusão e difundiu uma campanha sob a chancela "Diz sim aos bons media".

mercado

A RTP é um player decisivo no mercado, num tempo desafiante para o sector, com alterações profundas, riscos, mas também oportunidades.  A indústria de media está cada vez mais competitiva e internacionalizada, e a oferta é cada vez mais fragmentada para poder dar resposta a novos hábitos de consumo.

A necessidade de estar próxima das audiências, nos suportes e formatos que melhor servem os seus interesses – fáceis de encontrar, com os conteúdos mais apelativos para os diferentes grupos de consumidores –, motiva a RTP a alargar o seu portefólio de conteúdos e de plataformas de distribuição.

O ano de 2020 está a ser particularmente desafiante. A pandemia mundial provocada pela COVID-19 levou a RTP a ajustar a sua produção e oferta. Também a comunicação e ativação da sua Marca sofreram alterações, para dar resposta a esta nova realidade de distanciamento social.

COMUNICAÇÃO

A RTP acompanhou a mudança decorrente desta nova realidade, ajustando a sua comunicação e oferta às transformações do mercado, ao novo comportamento do consumidor/público e às novas tendências de consumo. Apostou no aprofundamento de uma estratégia de segmentação do público, respondendo às suas diferentes necessidades e interesses com o seu vasto e diversificado portefólio de canais, antenas e serviços. Com o objetivo de se aproximar dos portugueses, a RTP continua a fazer história e a mostrar a história. Ao longo de 2020, foram diversas as campanhas desenvolvidas para as suas Marcas e produtos que ilustraram este posicionamento. Durante a pandemia, a RTP adotou a assinatura "Ligados estamos mais juntos" acompanhada do hashtag #FiqueEmCasa, a fim de passar uma mensagem de alinhamento e coesão sociais.

vantagens competitivas

A Marca foi, em 2019 e 2020, distinguida com prestigiados prémios. A RTP e o jornalista José Rodrigues dos Santos foram distinguidos como Marca e Personalidade de Confiança 2020.

Na Escolha do Consumidor 2020, a RTP foi distinguida como a Marca n.º 1, na categoria de Canal de Informação em TV Generalista.
A RTP integrou o ranking #10 Randstad, tendo sido considerada uma das empresas mais atrativas para trabalhar. Na área da Criatividade em Auto Promoção e Inovação da M&P, recebeu várias distinções, com destaque para os "60 Anos Telejornal". O programa da Antena1 "Só Neste País" recebeu o Prémio PINUS de Jornalismo Florestal. A reportagem da Antena2 "Zohra" foi distinguida com 
o Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração, na categoria de Rádio,

pela Comissão Nacional da UNESCO e da Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros. O programa "Armário", da RTP2, foi também distinguido nos Prémios Autores 2020, na categoria de Melhor Programa de Televisão. A RTP Play, na rede social Twitter, venceu o Prémio Sapo 2020, na categoria de Melhor Estratégia para as Redes Sociais,

e o podcast "Cidade Invisível", da Antena1, venceu o Prémio Sapo 2020, na categoria de Melhor Podcast. A reportagem da Antena1 "Mami Huambo", da jornalista Rita Colaço, venceu o prémio de jornalismo Os Direitos da Criança em Notícia, entregue pelo Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens. A série "Sul" venceu o Prémio Autores 2020 da SPA, na categoria de Melhor Programa de Ficção.

RTP
sabia que?

Para fazer face à COVID-19, e de forma a manter a qualidade da sua oferta e o cumprimento da matriz de serviço público, a RTP investiu na produção de conteúdos    e emissões especiais dedicados ao tema.

Com uma abordagem positiva, a RTP desempenhou um papel de responsabilidade social e de transmissão de confiança, através da sua campanha "Ligados Estamos Mais Juntos". Apoiou ainda, através da angariação de fundos, iniciativas como a Emergência Alimentar, Ligados por um Hospital, ou Unidos pela Voz.

Em parceria com o Ministério da Educação, a RTP lançou, na RTP Memória e numa App dedicada, o projeto #EstudoEmCasa. Um programa diário dedicado ao ensino básico, organizado por anos, que irá alargar-se ao ensino secundário. O objetivo é permitir aos alunos a recuperação e consolidação das aprendizagens, através de uma plataforma digital de ensino à distância, como complemento do ensino presencial.

Através da iniciativa RTP COM VIDA, a Marca deu oportunidade aos seus parceiros de, através da difusão de pequenos vídeos, partilharem a forma como enfrentaram os desafios da atual pandemia, como reagiram e como preparam o futuro face à nova e incerta realidade.

MARINA RAMOS
MARINA RAMOS

Diretora de Marketing Estratégico e Comunicação

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