RTP

2017

A RTP, o operador português de serviço público de media, tem uma história única, construída ao longo de décadas. Tem um património que se distingue pela qualidade e criação de valor da sua diversificada oferta, e uma missão com uma clara matriz de Serviço Público. A RTP pretende ser, cada vez mais, uma Marca relevante no desenvolvimento social, cultural e económico do País.

RTP
valores da marca

Enquanto operador público de media, a RTP desenvolve a sua atividade em torno dos valores comuns aos serviços públicos europeus: Universalidade, Independência, Excelência, Diversidade, Responsabilidade e Inovação. Dentro deste enquadramento global, que subscreve, a RTP privilegia na sua oferta de conteúdos e serviços, um aprofundamento dos valores da Diversidade, alargando o número de formatos, conteúdos e serviços que oferece; Inovação, viabilizando a produção de conteúdos e serviços não testados; e Qualidade/Excelência, mantendo na produção de informação e na oferta de conteúdos e serviço todos os critérios que fazem da RTP uma Marca de Excelência, em que os portugueses confiam.

produtos e desenvolvimentos futuros

A inovação tem sido, desde sempre, uma aposta da RTP. Pioneira em diversas áreas e tecnologias, com uma oferta multiplataforma, transversal e com soluções de interatividade, a RTP aposta em formatos diferenciadores.
A RTP1 oferece programas distintos, que entretêm e informam. Disponibiliza uma informação de confiança, isenta e plural, uma programação variada, da ficção nacional ao humor de qualidade, valorizando os grandes eventos nacionais. A RTP2 é o canal com uma programação de forte componente cultural e formativa com especial destaque para a ciência, as artes, as causas humanitárias, o desporto amador e conteúdos destinados ao público infantil. A RTP3, canal de notícias da RTP, é destinada à prestação especializada de conteúdos informativos nas suas diferentes formas, de forma rigorosa e isenta. A RTP Memória é o canal histórico e documental que emite conteúdos que relembram a história, a cultura e a memória de Portugal. Os canais RTP África e RTP Internacional estão vocacionados para a divulgação dos interesses nacionais no que respeita à ligação às comunidades portuguesas e à cooperação com os países de língua portuguesa. A RTP Madeira e a RTP Açores, destinadas às respetivas regiões autónomas, atendem às realidades sociais e culturais dessas regiões, valorizando a produção local. Fazem ainda parte do universo RTP três rádios de cobertura nacional: a Antena1, canal generalista com uma forte componente informativa e de entretenimento; a Antena2, canal de índole cultural vocacionado para programas de música erudita; e Antena3, emissão destinada ao público mais jovem. A juntar a estas, a RTP tem ainda mais duas rádios regionais, a RDP Açores e a RDP Madeira, e duas de cobertura internacional, a RDP África e a RDP Internacional. A rádio complementa a sua oferta na plataforma digital, com uma diversidade de rádios tais como a Antena1 Vida, Antena1 Fado, Rádio Lusitânia, Antena1 Memória, Antena3 Rock, Antena3 Dance, Antena2 Ópera e Rádio Vivace.
A RTP é pioneira na área das novas tecnologias. A sua oferta integra a RTP Play, para visualização e escuta de emissões online e programas em on-demand; o Ensina RTP, uma plataforma agregadora de conteúdos interativos produzidos no universo RTP e destinado a alunos do ensino básico e secundário; um site Arquivo RTP que disponibiliza ao público grande parte do seu espólio; e as novas app ZIG ZAG e RTP Notícias que é a única no mercado que apresenta vídeo, texto e áudio em simultâneo, e emissões de televisão e rádio em direto.

mercado

A RTP é a empresa de media com mais história e tradição na comunicação social portuguesa – 82 anos de rádio, 60 de televisão e 19 de online -, o que se traduz num riquíssimo e inigualável património audiovisual (sons e imagens), que se confunde com a história de Portugal.
Em 2002, a abertura do mercado a novos canais abertos de televisão, a evolução tecnológica e a migração para as novas plataformas, desafiaram a RTP a reinventar-se e tornar-se ainda mais relevante e indispensável.
A RTP, como pioneira e referência do universo audiovisual português, é um player decisivo no mercado, que qualifica continuamente a sua oferta e reforça diariamente a sua relação de confiança com um público cada vez mais exigente.

COMUNICAÇÃO

A RTP tem como missão contribuir para a valorização do serviço público, enquanto ativo indispensável e relevante no ecossistema dos media portugueses
e na sociedade.
A estratégia da RTP passa por uma aposta séria na comunicação das suas Marcas e produtos, com o objetivo de se aproximar dos portugueses. Ao longo do ano foram diversas as campanhas desenvolvidas: 60 anos RTP; 25 anos RTP Internacional; campanhas de lançamento da app Notícias RTP, dos Livros RTP e do site Arquivo RTP; promoção de várias séries/ficção nacional da RTP1, de Concursos e de programas de Desporto. Foram ainda desenvolvidas campanhas para a RTP Arena eSports; o Festival da Canção e o Festival da Eurovisão; para o PJM – Prémio Jovens Músicos; o Festival Antena2; a Maratona da Saúde; e o concerto solidário  Juntos por Todos. A RTP dinamizou o Espaço ZIG ZAG. Em associação com a ER/EBU, participou na criação da Campanha
Pan-Europeia de marketing multiplataforma.

vantagens competitivas

O reconhecimento da qualidade e criação de valor da RTP e dos seus profissionais, materializa-se nos vários e prestigiados prémios que tem recebido, nomeadamente em 2016/17.
Os Prémios Meios & Publicidade entregaram 35 galardões à RTP, no âmbito das autopromoções (3 ouro, 12 prata, 19 bronze e 1 grande prémio), e distinguiram a RTP1 como o Melhor Serviço de Programas Generalista. A jornalista Sofia Leite venceu o Prémio Gazeta com a reportagem “Água Vai, Pedra Leva”. A informação da RTP foi igualmente distinguida com o Prémio de Comunicação Corações Capazes de Construir, uma iniciativa da Associação com Coroa, com o trabalho “Lágrima Que Deito”, uma reportagem inserida no programa “Linha da Frente”, da autoria de Mafalda Gameiro. A informação da Antena1 também foi galardoada, pelo segundo ano consecutivo, com a principal distinção do jornalismo português. A jornalista Rita Colaço recebeu o Prémio Gazeta de Jornalismo (Rádio) pela grande reportagem “Mar da Palha, Zona C”. Igualmente distinguida foi a jornalista Arlinda Brandão, da Antena1, que venceu o Prémio de Jornalismo na área da dor, atribuído pela Associação Portuguesa para o Estudo da Dor e Fundação Grunenthal. A RTP foi distinguida com a grande reportagem "SOS na ilha de Santa Maria" com o Prémio de Documentário e Reportagem de Televisão, no Festival Internacional CineEco 2016.
Este trabalho teve a assinatura de Jorge Almeida, Rui Rodrigues e Vanessa Brízido.
A RTP recebeu um Silver Award nos prémios Eurovision Connect 2016. A estação televisiva nacional foi distinguida na categoria "Best promotion for a Children's programme", graças à autopromoção produzida para o Dia Internacional da Criança, em 2015. José Rodrigues dos Santos foi também distinguido como Personalidade de Confiança 2016, pelo seu trabalho como jornalista e escritor.

RTP
sabia que?

• O Estudo internacional Digital News Report 2021 apresenta a RTP como a Marca de Notícias em que os portugueses mais confiam.

• A RTP é a quinta empresa mais atrativa para trabalhar em Portugal, de acordo com o Randstad Employer Brand Research 2021.

• A RTP Play é a maior plataforma de conteúdos nacional, com mais de 150.000 conteúdos disponíveis, agrupados por temas e canais: conteúdos exclusivos, séries completas, antestreias, mais de 20 canais de Televisão e Rádio em direto, e emissões exclusivas RTP Desporto.

• A App RTP Play é gratuita e está disponível nos smartphones e tablets (plataformas Android, IOS, Apple TV e Android TV) e no carro, através da Apple Carplay.

• Em 2021 foram desenvolvidos novos separadores de canal para a RTP2. Vários artistas portugueses foram convidados a produzir estes separadores a partir do logótipo da RTP2, criando objetos imagéticos em Arte Contemporânea, com diversas abordagens: artes plásticas, instalação, pintura, entre outras.

MARINA RAMOS
MARINA RAMOS

Diretora de Marketing Estratégico e Comunicação

contactos