RTP

2021

A RTP, o operador português de serviço público de media, tem uma história única, construída ao longo de décadas. Tem um património que se distingue pela qualidade e criação de valor da sua diversificada oferta, e uma missão com uma clara matriz de Serviço Público. A RTP pretende ser, cada vez mais, uma Marca relevante no desenvolvimento social, cultural e económico do País.

RTP
valores da marca

A RTP desenvolve a sua atividade em torno da Universalidade, Independência, Excelência, Diversidade, Responsabilidade e Inovação – valores comuns aos serviços públicos europeus. Como operador de serviço público de media, o seu propósito vai muito para além do informar, educar e entreter – a RTP quer contribuir para enriquecer a vida dos cidadãos e das comunidades.

Na sua oferta de conteúdos e serviços, a RTP privilegia a diversidade, alargando o número de formatos, conteúdos e serviços que oferece; a inovação, viabilizando a produção de conteúdos e serviços não testados; a qualidade e a excelência, mantendo na produção de informação e na oferta de conteúdos e serviços todos os critérios que fazem da RTP uma Marca de referência para os portugueses.

produtos e desenvolvimentos futuros

A RTP é a empresa de media com mais história e tradição na comunicação social portuguesa: 86 anos de rádio, 64 anos de televisão e 23 anos de online. Pioneira em diversas áreas e tecnologias, com uma oferta multiplataforma, transversal e com soluções de interatividade, a RTP aposta em formatos diferenciadores, indo ao encontro dos consumidores e das novas dinâmicas de consumo.

A RTP1 disponibiliza uma informação de confiança, isenta e plural, uma programação variada, da ficção nacional ao humor de qualidade, valorizando os grandes eventos nacionais. A RTP2 contribui para a divulgação cultural de matriz europeia, dando particular atenção ao público infantil e juvenil. A RTP3, canal de notícias da RTP, dedica especial atenção à análise e reflexão dos temas abordados.

A RTP Memória revisita o passado à luz das novas linguagens, valorizando a história e o património. A RDP e RTP Madeira e a RDP e RTP Açores, destinadas às respetivas regiões autónomas, atendem às realidades sociais e culturais dessas regiões, valorizando a produção local.

A RDP e RTP Internacional divulgam os interesses nacionais no que respeita à ligação às comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo ou à cooperação com os países de língua portuguesa.

A RDP e RTP África promovem a língua e a cultura lusófona, valorizam o património comum, bem como os aspetos culturais específicos de cada país.

Fazem ainda parte do universo RTP três rádios de cobertura nacional: a Antena1, canal generalista com informação e entretenimento; a Antena2, canal de índole cultural vocacionada para programas de música erudita; e a Antena3, canal dedicado ao público mais jovem e pioneiro na promoção de novos talentos musicais.

2021 foi um ano marcado por grandes eventos, nomeadamente a Presidência Portuguesa da União Europeia – de que a RTP foi Host Broadcaster – e os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Foi também um ano de comemoração para algumas das suas Marcas: 10 anos da RTP Play, 25 anos da RDP África e 20 anos da RTP3.

mercado

A indústria de media é cada vez mais competitiva, internacionalizada e a sua oferta é cada vez mais fragmentada para novos hábitos de consumo, principalmente para os targets mais jovens.

A necessidade de estar nos pontos de contacto relevantes para todas as audiências, nos suportes e formatos que melhor servem os seus interesses, fáceis de encontrar, com os conteúdos apelativos para cada grupo de consumidores, leva a RTP a alargar o seu portefólio de conteúdos e de plataformas de distribuição.

2021 foi um ano com fortes desafios impostos pela pandemia mundial da COVID-19 e, para fazer face a esta nova realidade, a RTP ajustou a sua produção e oferta, bem como a comunicação e ativação da sua Marca. Associou-se aos grandes eventos locais, nacionais e internacionais, posicionando-se como parceira de referência nas mais variadas áreas da sociedade e fomentando as indústrias criativas. Contribuiu ativamente para o fortalecimento e divulgação da cultura e língua portuguesa, intensificando parcerias com agentes criativos, instituições e personalidades de reconhecido mérito.

COMUNICAÇÃO

Para acompanhar o momento presente e as mudanças que se impuseram, a RTP ajustou a sua comunicação e oferta às transformações do mercado, ao novo comportamento do consumidor e às novas tendências de consumo. Atualmente, a Empresa aposta no aprofundamento de uma estratégia de segmentação do público, respondendo às diferentes necessidades e interesses com o seu vasto portefólio e canais, antenas e serviços, cuja matriz se cruza. Com o objetivo de aproximar a RTP dos portugueses, a Marca continua a fazer história e a mostrar a história. Continua a fazer parte da vida dos portugueses e, ao longo do ano, foram diversas as campanhas desenvolvidas para as suas Marcas e produtos que reforçam este posicionamento.

vantagens competitivas

A RTP foi, em 2020 e 2021, distinguida com prestigiados prémios, dos quais se destacam: a RTP e o jornalista José Rodrigues dos Santos foram distinguidos como Marca e Personalidade de Confiança 2021; o estudo internacional Digital News Report 2021 coloca a RTP como a Marca de Notícias em que os portugueses mais confiam; na Escolha do Consumidor 2020, a RTP foi distinguida como a Marca no.1, na categoria de TV Entretenimento em Canal Generalista; a RTP integrou o ranking #10 Randstad, sendo considerada uma das Empresas mais Atrativas para Trabalhar; nos Prémios Design M&P, foi distinguida na categoria de Fotografia/Curadoria de Imagem com os Separadores da RTP2; o #EstudoEmCasa venceu na categoria Best Digital Social Responsibility Initiative, da edição 2020 do Portugal Digital Awards; a Reportagem “Venezuela. Petaire, a maior favela da América Latina” recebeu uma menção honrosa nos Prémios de Jornalismo Direitos Humanos & Interação; a jornalista Daniela Santiago foi distinguida com o Prémio de Melhor Correspondente Estrangeira, atribuído pelo Clube Internacional de Imprensa; Auga Seca venceu o Prémio de Melhor Série Dramática no Celtic Media Festival; a jornalista Celina Faria venceu o 1º Prémio ANMP de Jornalismo e Poder Local 2021, na categoria de rádio, com a reportagem “Até já Madeira”; a reportagem “Pobreza, Periferia e Pandemia” foi distinguida com menção honrosa no Prémio ANMP de Jornalismo e Poder Local 2021; os jornalistas Carolina Ferreira e Miguel Soares venceram o Prémio Gazeta de Rádio 2021, com reportagem “Goodbye Europa”; o jornalista João Pedro Mendonça venceu o Prémio Gazeta de Televisão 2021, com a reportagem “Confinado na Aldeia mais portuguesa de Portugal”; Terra Nova venceu o Prémio Sophia 2021, na categoria de Melhor Série/Telefilme; as Grandes Reportagens Antena 1 "Brincar é uma coisa muito séria" e "Escola sem Abraços" venceram o 1º lugar do Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração 2021, na categoria de rádio; Os Herdeiros do Bairro foram distinguido nos Impact Docs Awards; o documentário “Em Busca do Museu Desconhecido” venceu o Prémio de Museologia, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia e a Herdade venceu o Prémio de Melhor Filme, no festival Panorama of European Cinema.

RTP
sabia que?

• O Estudo internacional Digital News Report 2021 apresenta a RTP como a Marca de Notícias em que os portugueses mais confiam.

• A RTP é a quinta empresa mais atrativa para trabalhar em Portugal, de acordo com o Randstad Employer Brand Research 2021.

• A RTP Play é a maior plataforma de conteúdos nacional, com mais de 150.000 conteúdos disponíveis, agrupados por temas e canais: conteúdos exclusivos, séries completas, antestreias, mais de 20 canais de Televisão e Rádio em direto, e emissões exclusivas RTP Desporto.

• A App RTP Play é gratuita e está disponível nos smartphones e tablets (plataformas Android, IOS, Apple TV e Android TV) e no carro, através da Apple Carplay.

• Em 2021 foram desenvolvidos novos separadores de canal para a RTP2. Vários artistas portugueses foram convidados a produzir estes separadores a partir do logótipo da RTP2, criando objetos imagéticos em Arte Contemporânea, com diversas abordagens: artes plásticas, instalação, pintura, entre outras.

MARINA RAMOS
MARINA RAMOS

Diretora de Marketing Estratégico e Comunicação

contactos