RTP

2022

A RTP é o operador português de serviço público de media. Tem uma história única. É uma referência do audiovisual português e tem um património que se distingue pela qualidade e criação de valor da sua diversificada oferta. Tem como missão uma clara matriz de Serviço Público, que eleva ao ser relevante no desenvolvimento social, cultural e económico do País, chegando com os seus conteúdos ao universo da população portuguesa.

RTP
valores da marca

Universalidade. Independência. Excelência. Diversidade. Responsabilidade. Inovação.

São estes os valores, comuns aos serviços públicos europeus, que orientam a atividade da RTP.

Como operador de serviço público de media, o seu propósito vai para além do informar, educar e entreter. Contribui para enriquecer a vida dos cidadãos e das comunidades onde se inserem. A RTP privilegia na sua oferta de conteúdos e serviços, a diversidade. Alarga o número de formatos, conteúdos e serviços que oferece. Aposta na inovação, viabilizando a produção de conteúdos e serviços não testados; qualidade e excelência.

A produção de informação, isenta, com rigor e de confiança, e a oferta diversificada e transversal de conteúdos e serviços fazem da RTP uma Marca de referência para os portugueses.

produtos e desenvolvimentos futuros

A RTP é a empresa de media com mais história e tradição na comunicação social portuguesa: 87 anos de rádio, 65 anos de televisão e 24 anos de online.

A RTP1 disponibiliza uma informação de confiança, isenta e plural, uma programação variada - da ficção nacional ao humor de qualidade -, valorizando os grandes eventos nacionais.  A RTP2 contribui para a divulgação cultural de matriz europeia, dando particular atenção ao público infantil e juvenil. A RTP3, canal de notícias da RTP, dedica especial atenção à análise e reflexão dos temas abordados. A RTP Memória revisita o passado à luz das novas linguagens, valorizando a história e o património. A RDP e RTP Madeira e RDP e RTP Açores, destinados às respetivas regiões autónomas, atendem às realidades sociais e culturais dessas regiões, valorizando a produção local. A RDP e RTP Internacional divulgam os interesses nacionais no que respeita à ligação às comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo ou à cooperação com os países de língua portuguesa. A RDP e RTP África promovem a língua e a cultura lusófona, valorizam o património comum, bem como os aspectos culturais específicos de cada país. Fazem ainda parte do universo RTP três rádios de cobertura nacional: Antena1, canal generalista com informação e entretenimento; Antena2, canal de índole cultural vocacionada para programas de música erudita; e Antena3, emissão destinada ao público mais jovem e pioneira na promoção de novos talentos musicais.

Em 2022, a televisão contou 65 anos de história. Foi um ano marcado pelo regresso dos grandes eventos ao vivo, ligados aos conteúdos. Foi um ano de comemoração especial do aniversário de algumas Marcas, como os 65 anos da RTP (emissões regulares de televisão em Portugal) e os 50 anos da RTP Madeira. Neste ano, foram ainda desenvolvidos novos separadores de canal RTP2, com obras de autor encomendadas a vários artistas portugueses nas suas diferentes abordagens, que trabalharam, a partir do logótipo da RTP2, objetos imagéticos em Arte Contemporânea.

mercado

A indústria de media está em contínua mudança, cada vez mais competitiva, internacionalizada e a oferta é cada vez mais fragmentada e consumida “à la carte”.

A necessidade de estar nos pontos de contacto relevantes para todas as audiências, nos suportes e formatos que melhor servem os seus interesses, fáceis de encontrar, com os conteúdos apelativos para cada grupo de consumidores, leva a RTP a alargar o seu portefólio de conteúdos e de plataformas de distribuição. A RTP Play passou a estar disponível também nas Smart TVs, nos principais operadores. 

2022 foi um ano de grandes desafios e de um novo impulso, no regresso aos grandes eventos de música presenciais, como o NOS Alive, MEO Marés Vivas, Santa Casa Alfama, Sol da Caparica, Bons Sons e Festival Iminente, entre outros.

COMUNICAÇÃO

Com o objetivo de aproximar a RTP dos portugueses, a Marca continua a fazer história, a ligar e a fazer parte da vida dos portugueses. É uma Marca de referência a nível nacional e internacional. Ao longo de 2022, foram diversas as campanhas desenvolvidas para as suas Marcas e produtos, que reforçam o seu posicionamento, como: A Rainha e a Bastarda, Crimes Submersos (parceria com a TVE e a Coral Europa), Da Mood e Maré Negra, Task Master, Pôr do Sol, 3 Mulheres e Porquinho Mealheiro.
E outras num âmbito mais institucional, como os 65 anos da RTP, os 50 anos da RTP Madeira e o novo site do RTP Ensina.

A comunicação externa focou-se no reforço da mensagem da diversidade e da complementaridade das Marcas e dos conteúdos do universo de rádio, televisão e digital do serviço público. 

vantagens competitivas

A RTP e os seus profissionais e conteúdos foram distinguidos, em 2022, em diversos e prestigiados prémios. A RTP integrou o Ranking #10 das empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal, da Radstad Employer Brand Research 2022; esteve em destaque nos Prémios Sophia 2022; e a sua Informação foi eleita a mais confiável e credível pelos portugueses, no estudo Digital News Report 2022, da Universidade de Oxford.

Os separadores da RTP2 da Moda Lisboa, de Valentim Quaresma e Pedro Cabrita Reis, ganharam os Prémios Design M&P 2022, na categoria de "Curadoria de Imagem", e bronze nos International Eyes & Ears Awards.

A Grande Reportagem Antena1 "Cabo Delgado - A Bússola Estilhaçada" venceu o Prémio de Jornalismo "Os Direitos da Criança em Notícia", na categoria de rádio; as Grandes Reportagens RDP África "Uma escola, um novo futuro" e "Somos o que fazemos" foram distinguidas com menção honrosa nos Prémios "Os Direitos da Criança em Notícia"; a série de reportagens "Praça do Município" recebeu uma menção honrosa nos Prémios ANMP de Jornalismo e Poder Local, na categoria de rádio; e o programa Portugal em Direto recebeu uma menção honrosa nos Prémios ANMP de Jornalismo e Poder Local, também na categoria de rádio.

A jornalista Inês Gonçalves venceu o Prémio "José Maria Pedroto”, atribuído pela Associação Nacional dos Treinadores de Futebol; a jornalista Fátima Campos Ferreira recebeu a medalha municipal de mérito - Grau Ouro, da Câmara do Porto; o jornalista Hélder Reis foi condecorado com medalha de mérito, pela Câmara de Ovar; e o jornalista João Pedro Mendonça foi distinguido, em Madrid, com o prémio “Patrocina Un Deportista".

RTP
sabia que?

A app RTP Play é a maior plataforma de conteúdos nacional (mais de 150.000 conteúdos disponíveis, agrupados por temas e canais), tem conteúdos exclusivos e antestreias, mais de uma dezena de canais de TV e Rádio em direto (9 canais de TV e 15 canais de Rádio). É gratuita e está disponível nas plataformas Android, IOS, Apple TV, Android TV e Carplay. A transmissão via Chromecast e AirPlay são funcionalidades das versões mobile. Está agora disponível também nas Smart TVs, através dos principais operadores do mercado.

Dia 8 de maio de 2022, a RTP Ensina lançou oficialmente o #EstudoEmCasa com a Ucrânia e um pequeno léxico em animação de Português para Ucranianos, com as palavras de uso comum para um primeiro contacto com a língua. Tratou--se de uma iniciativa conjunta com o Ministério da Educação, com a finalidade de facilitar a integração das crianças e dos jovens ucranianos em Portugal.

No âmbito da comemoração do Dia da Liberdade de Imprensa, a RTP realizou mais uma campanha “Diz sim aos bons Media”, em parceria com a EBU (European Broadcasting Union). Mais de 30 histórias notáveis sobre o efeito que as emissoras do Serviço Público de Rádio e Televisão tiveram nos portugueses, nas comunidades e no Mundo.

MARINA RAMOS
MARINA RAMOS

Diretora de Marketing Estratégico e Comunicação

contactos