Edições

RFM

2017

A RFM é uma rádio orientada para as pessoas e pelas pessoas. A par das grandes músicas, a RFM tem sempre pautado a sua atuação por uma inovação constante, ao nível do discurso comunicacional e tecnológico. Próxima, ligada a quem a ouve, a RFM toca os seus ouvintes com as suas emissões e também, desde sempre, com um grande número de ações e eventos diferenciadores e surpreendentes. A par disto, a RFM reforça a sua já histórica imagem de Marca de confiança, reinventando-se junto do seu público e desafiando limites nas formas como chega até ele.

RFM
valores da marca

A RFM é indiscutivelmente uma Marca com vocação de líder. A emissora marca o meio rádio pela sua atitude sempre inovadora, pela capacidade de oferecer experiências únicas, pela música, pelo humor, pela sua forte e cuidada identidade sonora e pela proximidade que mantém diariamente com o público. A RFM, mais do que tocar músicas, toca pessoas.

produtos e desenvolvimentos futuros

A RFM é a rádio das grandes músicas, mas também dos grandes animadores, dos grandes humoristas, das grandes experiências. A estratégia da Marca passa por estes vetores e pela criatividade com que os trabalha ao longo de cada ano.
O Café da Manhã é o programa mais animado da RFM, com Nilton, Pedro Fernandes, Mariana Alvim e António Raminhos. O Café mais forte de sempre é servido de segunda a sexta, das 7h às 10h. Os telefonemas do Nilton, As Marias do Raminhos e outras rubricas são pontos altos das manhãs da RFM. Os HITS da RFM são uma marca da rádio, pela sua criatividade e humor e por se tornarem rapidamente virais e conseguirem milhares de visualizações em poucas horas. São exemplo disso: o Natal de Bicicleta, que recorda as piores prendas que se recebeu, numa versão fun da música “La Bicicleta”; o tema “O Dia de S. Valentim é um suplício para mim”, a versão pimba de "Amar Pelos Dois" de Salvador Sobral; e o mais recente “Sem Espacito (para estender a toalha)!”, inspirado na música de Luis Fonsi.
Na programação também há novidades, como o BFF, com Joana Cruz e Rodrigo Gomes. Eles trazem para a rádio o que são na vida, Best Friends Forever, e querem que os ouvintes participem nesta aventura. Há convidados, há picardias, há diferentes pontos de vista, mas sempre com os BFF. Outra das novidades deste ano são os #Fridayboyz. Todas as sextas-feiras, o fim de semana começa mais cedo na RFM, com o José Coimbra e o Dj Pedro Simões, numa hora de música misturada ao vivo. E porque a RFM é uma rádio de experiências, nada como o espaço “O meu Boss é Fixe” para os chefes de todo o País poderem trazer ao estúdio da RFM as suas equipas e descontraírem, durante uma hora de rádio e dança, ao vivo e em direto.
As experiências e a inovação não param por aqui: a RFM Selfietrip Madeira foi uma ação inédita, criada em conjunto com a Associação de Promoção da Madeira, que envolveu todo o País e que levou até à Ilha toda a equipa da RFM, representantes de todos os distritos e outros convidados. Foram três dias de aventura, de mar, natureza e lifestlyle, com o objetivo de dar a conhecer a Madeira enquanto destino de férias em qualquer altura do ano.
O maior evento do verão da rádio – RFM Somnii - juntou, este ano, mais de 100.000 pessoas na praia da Figueira da Foz, durante três dias. Este festival já vai na sua 6.ª edição e tem tido um crescimento exponencial. O RFM Somnii proporciona a todos os festivaleiros uma experiência única de praia, sol, amigos, música e dança.

mercado

A RFM é uma rádio que está no mercado com uma constante preocupação de chegar aos seus ouvintes e de garantir uma oferta global de comunicação aos anunciantes. A RFM produz conteúdos e soluções integradas, que se têm revelado um sucesso, o que prova a vitalidade da rádio e a multiplicidade de opções que podem ser exploradas e reinventadas. Os conteúdos produzidos são partilhados e distribuídos em múltiplas plataformas, porque a rádio já não é só som. A RFM tem mais de 1 milhão e 600 mil fãs, três webradios, canais no YouTube e no Instagram.

COMUNICAÇÃO

A estratégia de comunicação da RFM assenta na música e no humor. Este ano, o destaque foi claramente para o Café da Manhã, com uma campanha integrada e protagonizada pelas estrelas do Café: Nilton, Pedro Fernandes, Mariana Alvim e António Raminhos. A liderança da RFM e o maior evento que a rádio organiza – o RFM Somnii - também foram uma aposta estratégica da comunicação que se desenvolveu, cada vez mais, nas plataformas digitais.

vantagens competitivas

Em 2017, a RFM retoma a liderança das audiências de rádio e atinge máximos históricos, nomeadamente 34,3% de reach semanal, o mais alto valor de sempre obtido por qualquer rádio em Portugal (Bareme Rádio, abril 2017).
A qualidade do trabalho dos seus profissionais é reconhecida nas várias distinções que a RFM recebe ao longo do ano. Foi mais uma vez distinguida pela Superbrands, como uma Marca de Excelência em Portugal, e foi considerada a Marca de Rádio e Entretenimento preferida dos portugueses, pela Escolha do Consumidor.
A rádio recebeu ainda vários galardões nos Prémios da Revista Meios e Publicidade. Na categoria Criatividade em Autopromoções a RFM recebeu os prémios para Ação Especial, com o RFM Somnii 2016 (Prata); para Spot TV, com o spot promocional do Café da Manhã (prata) e para Digital/Redes Sociais, com o Aftermovie RFM Somnii 2016 (bronze). Neste festival recebeu ainda o Prémio Inovação em Projetos Integrados/Grande Público, com o festival RFM Somnii 2016 (Prata).
A Marca recebeu também o Prémio de Sustentabilidade Reputacional que se baseia num estudo realizado pela OnStrategy, em parceria com a Corporate Execellence e a Brand Finance, e que avalia dimensões tão distintas como a inovação, ambiente de trabalho ou responsabilidade social.

RFM
sabia que?

A RFM foi a primeira rádio, em Portugal, a deixar mensagens diretas aos ouvintes nos autorrádios, através do sistema RDS.

A RFM proporcionou um dia de sonho à Sandra, uma distribuidora de jornais e sorrisos, por quem a equipa do Café da Manhã passava todas as manhãs. A história tocou os portugueses, tornou-se viral nas redes sociais, foi premiada com Ouro nos Prémios Meios & Publicidade 2016 e foi notícia nos telejornais.

O RFM SOMNI 2016 registou a maior enchente de sempre e pôs 35 mil pessoas a cantar o hino nacional no dia da final do Campeonato Europeu de Futebol, que Portugal venceu.

Em 2016, a RFM estreou-se como rádio oficial do MEO Sudoeste e fez mais de 40 horas em direto da Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar.

Em 2016, a RFM fez várias emissões do Café da Manhã em direto, no meio do trânsito de Lisboa e do Porto, oferecendo café quente a quem estava parado no trânsito.

Mais de 1500 pessoas apareceram nos castings RFM “A Cadeira da Mariana Alvim”, para ocupar o lugar da animadora Mariana Alvim, durante a sua licença de maternidade.

A RFM foi percursora de ações de comunicação “storytelling”, antes de este ser um conceito dominante, com ações como “De quem é o Mercedes?”, realizada em 2006.

contactos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos ao seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.