RFM

2017

A rádio das Grandes Músicas, das 10 músicas seguidas, do Café da Manhã com Pedro Fernandes, Mariana Alvim, Luís Franco Bastos, Salvador Martinha e Duarte Pita Negrão, a Rádio do “Que Barulho É Este, Na RFM?”, do Top 25 RFM, do Wi-Fi, do Oceano Pacífico e tanto mais. A RFM é dos Portugueses há gerações. A RFM é Património de um país, que já se faz ouvir no futuro.

RFM
valores da marca

A RFM é indiscutivelmente uma Marca com vocação de líder. A emissora marca o meio rádio pela sua atitude sempre inovadora, pela capacidade de oferecer experiências únicas, pela música, pelo humor, pela sua forte e cuidada identidade sonora e pela proximidade que mantém diariamente com o público. A RFM, mais do que tocar músicas, toca pessoas.

produtos e desenvolvimentos futuros

A RFM é a rádio das grandes músicas, mas também dos grandes animadores, dos grandes humoristas, das grandes experiências. A estratégia da Marca passa por estes vetores e pela criatividade com que os trabalha ao longo de cada ano.
O Café da Manhã é o programa mais animado da RFM, com Nilton, Pedro Fernandes, Mariana Alvim e António Raminhos. O Café mais forte de sempre é servido de segunda a sexta, das 7h às 10h. Os telefonemas do Nilton, As Marias do Raminhos e outras rubricas são pontos altos das manhãs da RFM. Os HITS da RFM são uma marca da rádio, pela sua criatividade e humor e por se tornarem rapidamente virais e conseguirem milhares de visualizações em poucas horas. São exemplo disso: o Natal de Bicicleta, que recorda as piores prendas que se recebeu, numa versão fun da música “La Bicicleta”; o tema “O Dia de S. Valentim é um suplício para mim”, a versão pimba de "Amar Pelos Dois" de Salvador Sobral; e o mais recente “Sem Espacito (para estender a toalha)!”, inspirado na música de Luis Fonsi.
Na programação também há novidades, como o BFF, com Joana Cruz e Rodrigo Gomes. Eles trazem para a rádio o que são na vida, Best Friends Forever, e querem que os ouvintes participem nesta aventura. Há convidados, há picardias, há diferentes pontos de vista, mas sempre com os BFF. Outra das novidades deste ano são os #Fridayboyz. Todas as sextas-feiras, o fim de semana começa mais cedo na RFM, com o José Coimbra e o Dj Pedro Simões, numa hora de música misturada ao vivo. E porque a RFM é uma rádio de experiências, nada como o espaço “O meu Boss é Fixe” para os chefes de todo o País poderem trazer ao estúdio da RFM as suas equipas e descontraírem, durante uma hora de rádio e dança, ao vivo e em direto.
As experiências e a inovação não param por aqui: a RFM Selfietrip Madeira foi uma ação inédita, criada em conjunto com a Associação de Promoção da Madeira, que envolveu todo o País e que levou até à Ilha toda a equipa da RFM, representantes de todos os distritos e outros convidados. Foram três dias de aventura, de mar, natureza e lifestlyle, com o objetivo de dar a conhecer a Madeira enquanto destino de férias em qualquer altura do ano.
O maior evento do verão da rádio – RFM Somnii - juntou, este ano, mais de 100.000 pessoas na praia da Figueira da Foz, durante três dias. Este festival já vai na sua 6.ª edição e tem tido um crescimento exponencial. O RFM Somnii proporciona a todos os festivaleiros uma experiência única de praia, sol, amigos, música e dança.

mercado

A RFM é uma rádio que está no mercado com uma constante preocupação de chegar aos seus ouvintes e de garantir uma oferta global de comunicação aos anunciantes. A RFM produz conteúdos e soluções integradas, que se têm revelado um sucesso, o que prova a vitalidade da rádio e a multiplicidade de opções que podem ser exploradas e reinventadas. Os conteúdos produzidos são partilhados e distribuídos em múltiplas plataformas, porque a rádio já não é só som. A RFM tem mais de 1 milhão e 600 mil fãs, três webradios, canais no YouTube e no Instagram.

COMUNICAÇÃO

A estratégia de comunicação da RFM assenta na música e no humor. Este ano, o destaque foi claramente para o Café da Manhã, com uma campanha integrada e protagonizada pelas estrelas do Café: Nilton, Pedro Fernandes, Mariana Alvim e António Raminhos. A liderança da RFM e o maior evento que a rádio organiza – o RFM Somnii - também foram uma aposta estratégica da comunicação que se desenvolveu, cada vez mais, nas plataformas digitais.

vantagens competitivas

Em 2017, a RFM retoma a liderança das audiências de rádio e atinge máximos históricos, nomeadamente 34,3% de reach semanal, o mais alto valor de sempre obtido por qualquer rádio em Portugal (Bareme Rádio, abril 2017).
A qualidade do trabalho dos seus profissionais é reconhecida nas várias distinções que a RFM recebe ao longo do ano. Foi mais uma vez distinguida pela Superbrands, como uma Marca de Excelência em Portugal, e foi considerada a Marca de Rádio e Entretenimento preferida dos portugueses, pela Escolha do Consumidor.
A rádio recebeu ainda vários galardões nos Prémios da Revista Meios e Publicidade. Na categoria Criatividade em Autopromoções a RFM recebeu os prémios para Ação Especial, com o RFM Somnii 2016 (Prata); para Spot TV, com o spot promocional do Café da Manhã (prata) e para Digital/Redes Sociais, com o Aftermovie RFM Somnii 2016 (bronze). Neste festival recebeu ainda o Prémio Inovação em Projetos Integrados/Grande Público, com o festival RFM Somnii 2016 (Prata).
A Marca recebeu também o Prémio de Sustentabilidade Reputacional que se baseia num estudo realizado pela OnStrategy, em parceria com a Corporate Execellence e a Brand Finance, e que avalia dimensões tão distintas como a inovação, ambiente de trabalho ou responsabilidade social.

RFM
sabia que?

• A RFM foi o único meio de comunicação social presente no Aeroporto Humberto Delgado para a despedida aos atletas paralímpicos portugueses, nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. A Rádio considerou fundamental dar voz a estes atletas, que tanto dignificam a imagem de Portugal.

• Em 2021, a cada quatro meses, a RFM ganhou pelo menos uma distinção ou um prémio.

• Segundo o ranking de 2021 da NetAudience, a RFM foi a rádio com melhor performance no digital, com as audiências do seu site à frente de todas as outras rádios e tendo, inclusive, chegado ao Top 10 dos sites mais visitados de Portugal.

• Ao longo das quatro temporadas do jogo “Que Barulho é este, na RFM?”, a Rádio já ofereceu 600 mil euros aos portugueses.

JOÃO LOBO
JOÃO LOBO

Marketing Manager

contactos