SAPO

2020

Líder na Internet em Portugal, o SAPO celebra o seu 25.º aniversário acompanhado por mais de quatro milhões de portugueses. Mantendo-se como a Sales House de referência no País, quer continuar a oferecer credibilidade de informação, proximidade no relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores, bem como inovação capaz de acompanhar o avanço da Internet e da tecnologia, em Portugal e no Mundo.

SAPO
valores da marca

Com 25 anos de existência, o SAPO mantém-se no topo do mercado digital, trabalhando diariamente para responder às necessidades dos seus utilizadores. Desde o seu lançamento, o foco contínuo nas vertentes de Modernidade, Inovação, Tecnologia, Flexibilidade e Disrupção, reforçam o objetivo máximo da Marca: manter-se na vanguarda da área digital.

Num ano como o de 2020, marcado incontornavelmente pela pandemia da COVID-19, o objetivo da Marca  esteve à altura do desafio: relevância informativa, pertinência noticiosa e acompanhamento das necessidades diárias dos seus utilizadores. O SAPO respondeu com a criação de áreas de conteúdos específicos, criou parcerias que promovem o apoio ao comércio local e lançou campanhas que solidificam a Marca, apresentando-a a mais e novos utilizadores, graças à variedade temática criada pela sua diversa rede de parceiros.

produtos e desenvolvimentos futuros

Em todos os anos da sua existência, o SAPO tem procurado – e conseguido – surpreender tanto o mercado como os utilizadores. Porém, o ano de 2020 obrigou a Marca a elevar a fasquia, a identificar necessidades claras do mercado e dos seus utilizadores e a apresentar soluções relevantes.

Do ponto de vista de conteúdos, foi criado o Especial COVID-19, uma área que agrega notícias, dados e estatísticas. E porque em momentos de maior tensão é também importante ver o que de bom está a ser feito, foi criada a área Vai Ficar Tudo Bem, onde a Marca mostrou o melhor da humanidade. Ainda no âmbito da pandemia,
e considerando as restrições aplicadas no período de confinamento, a equipa SAPO uniu-se à Hora de Encomendar, uma plataforma colaborativa que promove as compras locais com entregas ao domicílio, de forma mais prática
e sustentável.

Precisamente porque um dos pilares e valores da Marca é a sustentabilidade, surge uma nova tab na Homepage do SAPO, a Planeta, que procura contribuir para um estilo de vida com maior consciência ecológica e menor impacto ambiental. Aliado a este lançamento, todos os canais de conteúdos SAPO e a sua Homepage têm agora a possibilidade de ser acedidos em Dark Mode
– o que representa uma poupança energética de 30%.

Ainda este ano, o SAPO lançou um projeto de apoio à imprensa regional, com agregação de conteúdos relevantes, suporte tecnológico e competências de exploração publicitária online.

Em 2020, com a situação económica atual, surge uma forte necessidade de comunicar o SAPO Emprego. Este serviço de referência na área de recrutamento online, facilita os processos de procura e oferta de emprego, ao aproximar empresas e candidatos. Para as empresas, apresenta uma oferta ampla de serviços de colocação de anúncios de emprego, que vai desde o anúncio gratuito ao destaque de ofertas. Para os candidatos, é um dos mais importantes serviços na área de recrutamento online com mais de 26.000 ofertas de emprego a nível Nacional.

mercado

Desde 1995, que o SAPO é o portal dos portugueses para o mundo. Um mundo de conteúdos inovadores e criativos, que acompanha todas as tendências. O SAPO é o portal de conteúdos líder em Portugal, com mais de 4 milhões de visitantes mensais (ranking netAudience junho 2020).

Durante este período de pandemia, o SAPO conseguiu aumentar a sua audiência, graças à sua capacidade de inovar a forma como apresentou a informação. Criou conteúdos novos, como a tab COVID-19; uma nova tab Planeta, dedicada à sustentabilidade; fez nascer o SAPO Voz, o verdadeiro veículo de difusão da imprensa regional; e deu um verdadeiro contributo para a publicidade nas gravações automáticas.

COMUNICAÇÃO

O êxito de uma estratégia de comunicação está nos detalhes e nas especificidades da Marca, e o SAPO aposta numa comunicação próxima dos seus utilizadores, assumindo um estatuto de Love Brand. A constante inovação e evolução tecnológica impõem a reinvenção das formas de comunicar e o SAPO corresponde diariamente a este desafio, com campanhas novas, capazes de transmitir o grande objetivo da Marca: tornar a vida dos utilizadores mais simples, mais informada, mais divertida e mais prática.

vantagens competitivas

Mais de 4 milhões de pessoas visitam o SAPO todos os meses, numa rede com mais de duas dezenas de sites de referência. Por este motivo, o SAPO continua a construir uma rede de parceiros cada vez mais ampla e sólida, que continua a surpreender, oferecer mais e melhores conteúdos e a fazer sonhar todos os utilizadores. Uma liderança construída ao lado dos melhores parceiros de conteúdos e de um público fiel que reconhece o SAPO como uma referência de informação, entretenimento e ferramentas digitais.

Ao entrar no Portal, o utilizador acede a uma extensa seleção de conteúdos, que inclui canais com a Marca SAPO: SAPO 24, SAPO Desporto, SAPO Tek, SAPO Lifestyle, SAPO Mag, SAPO Viagens e Miranda by SAPO.
No entanto, o Portal apresenta também
conteúdos dos principais órgãos de comunicação social online. Esta diversidade de conteúdos assegura que o SAPO tenha sempre uma resposta para tudo o que os utilizadores procuram, trazendo "mais mundo" a todos os que visitam o seu site diariamente.

O SAPO funciona como o representante no mercado da exploração publicitária digital dos seus parceiros e, muitas vezes, como o parceiro tecnológico. Por exemplo, no caso dos sites Polígrafo e MAGG, o desenvolvimento do site compete à equipa técnica do SAPO.

Como um dos maiores agregadores de conteúdos locais e uma importante sales house em Portugal, o SAPO garante aos seus anunciantes um processo de verificação, que engloba fatores como viewability, brand safety, ad fraud e ad clutter e um slack tecnológico robusto, que cobre todas as necessidades de soluções de publicidade digital.

SAPO
sabia que?

No âmbito da pandemia provocada pela COVID-19, o SAPO criou uma série de iniciativas, como a rubrica Eu Fico em Casa, onde o SAPO Mag desafiou personalidades conhecidas a explicar porque é importante ficar em casa, e a Festa do Pijama, uma rubrica onde foi possível estar à conversa com artistas,   em direto no Instagram do Portal.

Através da iniciativa Tão Longe, Tão Perto, o SAPO Mag desafiou várias caras conhecidas a fazer uma lista de 10 sugestões de filmes, séries ou outros conteúdos online, para ver a partir de casa.

O SAPO associou-se a Marcas do sector alimentar e à AHRESP para criar um movimento de apoio à restauração – Juntos Voltamos Já –, através do qual os clientes puderam comprar vouchers para usar mais tarde, ajudando assim os comerciantes.

Em parceria com a Estrelas e Ouriços, o SAPO disponibilizou conteúdos para as crianças se entreterem e estudarem em casa, especialmente durante o período do confinamento.

LUIZA GALINDO
LUIZA GALINDO

Diretora de Marketing de Comunicação

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