MERCEDES - BENZ

2023

A caminho de um futuro eletrizante, a MERCEDES-BENZ estabeleceu o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica em toda a cadeia de valor do seu portfólio de automóveis novos até 2039, pretendendo assim tornar-se uma Marca 100% elétrica. Uma prova de que a MERCEDES-BENZ está a caminhar para um futuro 100% elétrico são os 17 modelos híbridos plug-in e os 12 modelos elétricos que fazem parte do seu portfólio atualmente.

MERCEDES - BENZ
valores da marca

O luxo do presente e do futuro é sustentável e prova disso é o objetivo da MERCEDES-BENZ em fabricar os automóveis mais desejados do mundo e assumir a posição de liderança na mobilidade elétrica e em software. Para alcançar um posicionamento de Marca estruturalmente superior, o seu portfólio de modelos está a ser realinhado. A decisão estratégica de fabricar exclusivamente veículos elétricos até 2030 – sempre que as condições do mercado o permitam – e a ambição de se tornar neutra em emissões de CO2 até 2039 reforça ainda mais a ligação entre o luxo e a sustentabilidade.

Na MERCEDES-BENZ, a sustentabilidade já faz parte do ADN, e por isso a Marca assume uma abordagem inovadora, quer no que diz respeito a emissões de CO2, quer no consumo de recursos naturais.

produtos e desenvolvimentos futuros

O Mercedes-Benz Concept CLA foi revelado em setembro, no IAA Mobility 2023 em Munique, Alemanha, e oferece uma visão aproximada da versão de produção da próxima família de veículos de entrada na Marca. No limiar de uma nova era elétrica e digital, este automóvel 100% elétrico representa a visão da empresa para elevar esta importante classe de veículos, com base numa estratégia de longo prazo. Concebido com base na futura plataforma de arquitetura modular da Marca – Mercedes Modular Architecture (MMA) –, a estética exterior do Concept CLA representa um design icónico e um desempenho dinâmico. Já o seu interior, centra-se na experiência do cliente, oferecendo conforto e comodidade excecionais para um futuro elétrico e digital.

A liderança tecnológica é evidente nas bases da plataforma MMA, como a cadeia cinemática elétrica de futura geração, que visa uma autonomia superior a 750 quilómetros (WLTP). A arquitetura modular da Marca está preparada para desempenhar um papel importante na aceleração do crescimento do portfólio de modelos elétricos da MERCEDES-BENZ. Como parte fundamental da estratégia elétrica mais ampla, ajudará a empresa a atingir os seus objetivos ambiciosos. Todos os veículos da plataforma MMA estão a ser desenvolvidos segundo a filosofia de "segurança na vida real" da MERCEDES-BENZ, que estabeleceu padrões de segurança durante décadas, perseguindo uma visão de condução sem acidentes. 

Entretanto, o novo sistema operativo MB.OS é a base para uma interface de utilizador e experiência de utilizador (UI/UX) sem paralelo, através do MBUX Superscreen, derivado do inovador ecrã do VISION EQXX, que incorpora gráficos avançados em tempo real. O Concept CLA apresenta a utilização de materiais sustentáveis em toda a sua estrutura e interior. Estes materiais vão desde o aço quase isento de CO2 e o alumínio com redução de CO2 até aos estofos em pele produzidos e processados de forma sustentável, bem como os revestimentos fabricados a partir de papel. No seu conjunto, este novo modelo representa a interpretação acessível do desejo de um segmento de mercado global jovem e dinâmico.

mercado

O futuro do mercado automóvel é sustentável e a MERCEDES-BENZ está totalmente empenhada em cumprir a sua estratégia Ambition 2039, com a neutralidade carbónica em toda a cadeia de valor do seu portfólio de modelos novos até 2039. Isto não se aplica apenas à cadeia de fornecimento, mas também à mentalidade da empresa de que o futuro da mobilidade deve ser sustentável.

Além do objetivo de fornecer apenas veículos totalmente elétricos, esta abordagem é também sustentada pela economia circular. Tudo isto com o objetivo da MERCEDES-BENZ de construir os automóveis mais desejáveis do mundo.
A plataforma MMA está na base da primeira família de veículos concebida desde
o início segundo os princípios estabelecidos na estratégia Ambition 2039. Reduz as emissões de CO2 da cadeia de valor em mais de 40% em todo o portfólio de modelos com plataforma MMA, em comparação com a arquitetura anterior. O Concept CLA representa o primogénito desta nova família.

COMUNICAÇÃO

Também a comunicação da MERCEDES-BENZ tem refletido o caminho da Marca rumo a um futuro 100% elétrico. Prova disso é o “Mercedes-Benz On The Road”, o Roadshow de modelos 100% elétricos, em Vilamoura, que contou com uma Campanha de Comunicação de Marca e de Conteúdo de Marca ("branded content") em cinco dos maiores Grupos de Comunicação em Portugal, que resultou em mais de 6 milhões de contactos e mais de 900 test drives.

vantagens competitivas

Historicamente, a MERCEDES-BENZ é pioneira em muitos aspetos relacionados com o mundo automóvel. No presente, continua a fazer história com a produção dos veículos com plataforma MMA, que terá início em Rastatt (Alemanha), em Kecskemét (Hungria) e em Beijing (China).

Graças à atualização do sistema de produção digital MO360, a fábrica da MERCEDES-
-BENZ em Rastatt irá introduzir virtualmente veículos com plataforma MMA, com o auxílio de gémeos digitais. Utilizando uma abordagem "primeiro o digital", a MERCEDES-BENZ assegura que a nova linha de produção pode ser reequipada, configurada e otimizada nas instalações de produção, utilizando técnicas de simulação digital de alta precisão. O local exato dos robôs, percursos de fornecimento e linhas de produção podem ser determinados sem perturbar a produção dos atuais modelos compactos. A abordagem “primeiro o digital” permite iniciar a produção mais rapidamente, reduzir custos e cria oportunidades para melhorar a eficiência e a qualidade.

Vantagens competitivas de uma Marca de Excelência que, uma vez mais, se volta a diferenciar no presente e no futuro do sector automóvel, cada vez mais sustentável.

MERCEDES - BENZ
sabia que?

Em Portugal, para além do compromisso com a sustentabilidade, a MERCEDES-BENZ conta também com dois espaços de ativação de Marca: o Mercedes-Benz Oceanic Lounge (Lisboa) e o Mercedes-Benz Surfing Lounge (Nazaré). Estas iniciativas são pequenos passos que promovem a educação, a preservação e a consciência ambiental.

O Mercedes-Benz Oceanic Lounge é um espaço de conferências, educação ambiental e observação de vida marinha no Tejo. O Mercedes-Benz Surfing Lounge foi construído com base na reciclagem de materiais e na sustentabilidade, sempre ligado ao surf das ondas gigantes da Nazaré.

JORGE AGUIAR
JORGE AGUIAR

Diretor de Marketing da Mercedes-Benz

contactos