MERCEDES - BENZ

2021

Depois de um ano atípico em todos os sentidos, só uma Marca automóvel com a maturidade da MERCEDES-BENZ seria capaz de impulsionar e estar na linha da frente de uma indústria em plena revolução. Hoje, para a MERCEDES BENZ, o rumo à sustentabilidade não é apenas um desejo que se vislumbra para o futuro: é a realidade do presente.

MERCEDES - BENZ
valores da marca

Em pleno 2021, a MERCEDES-BENZ iniciou um forte investimento em busca de um equilíbrio nunca antes visto entre soluções de mobilidade e necessidades de sustentabilidade. Esta nova fase resume-se em quatro palavras que explicam o caminho da Marca, cada vez mais em sintonia com o planeta: “Estamos a unir forças”. É esta harmonia que a guia e serve enquanto valor para todas as decisões que toma de hoje em diante.

produtos e desenvolvimentos futuros

Na MERCEDES-BENZ, o futuro não está em desenvolvimento: já está em produção.

Impulsionada pelo seu ambicioso programa Ambition 2039, a Marca já está a colocar nas estradas portuguesas os primeiros automóveis que lhe permitirão ter uma gama com zero emissões de CO2 até 2039, a começar pelo porta-estandarte EQC, que agora também se faz acompanhar dos novos EQA, o novo SUV elétrico com 426 km de autonomia, e o EQS, o porta-estandarte elétrico da MERCEDES-BENZ, com uma autonomia de até 770 km. No Salão de Munique, e que chegará ao mercado em 2022, foi apresentada a mais recente novidade, o novo EQE. Estes são os primeiros passos da Empresa numa caminhada que, acredita, comece a ganhar contornos definitivos até 2030, com mais de 50% das vendas a dizerem respeito a automóveis elétricos ou plug-in. Por isso, sejam soluções que reduzam as emissões de CO2, que contribuam para a purificação do ar; que deem primazia à conservação de recursos; e que continuem a trabalhar em prol da condução sem acidentes, a MERCEDES-BENZ está a unir forças para que o sonho se torne realidade.

Este passo em direção a um mundo mais sustentável representa um investimento de mais de dez mil milhões de euros na expansão da sua gama de elétricos, além de um montante adicional de mil milhões de euros a serem aplicados na produção de baterias.

Quando pensamos numa Marca automóvel, é fácil perdermo-nos no seu produto sem olhar para um aspeto igualmente importante do ponto de vista da sustentabilidade: o seu fabrico. Na MERCEDES-BENZ, o rumo para um planeta mais sustentável passa pelos dois pólos, e por isso mesmo, o seu próximo grande compromisso está prestes a chegar: a neutralidade carbónica.

A partir de 2022, todas as fábricas da Marca situadas na Europa, utilizarão energia renovável por forma a atingir emissões neutras de CO2, com a nova Factory 56, em Sindelfingen, a liderar o caminho. Trata-se da primeira unidade de uma nova geração de fábricas da MERCEDES-BENZ, onde a eficiência, a integração digital e a sustentabilidade estão em simbiose perfeita. A Marca está a unir forças, e a sua união não só é perfeita de forma endógena, mas também exógena, contribuindo ativamente para um planeta mais sustentável. Graças a soluções como o seu inovador sistema fotovoltaico, uma rede de distribuição de energia de corrente contínua e sistemas de armazenamento que utilizam baterias reutilizadas de veículos, a Factory 56 é um exemplo do que a MERCEDES-BENZ criou, ao passar da teoria à prática da ecologia.

Em Portugal, a inauguração do EQ Lounge na Nazaré continua a ser um marco de particular relevância e orgulho para todos os que trabalham na MERCEDES-BENZ. Um espaço onde a Marca verdadeiramente une forças, ligando as comunidades da pesca e do surf com os seus valores de sustentabilidade, reunindo no mesmo espaço a luz, o mar e a reutilização. A cumprir o seu primeiro ano de existência, trata-se de um projeto a longo prazo, criado a partir de materiais reciclados e com soluções verdadeiramente sustentáveis, como o aquecimento de águas sanitárias por painéis fotovoltaicos, a recuperação das águas da chuva para as áreas técnicas e de rega, e, de futuro, a instalação de uma estação biológica de tratamento de águas cinzentas. E, evidentemente, quatro postos de carregamento para automóveis elétricos.

mercado

Mesmo num momento especialmente desafiante, face à pandemia da COVID-19, a MERCEDES-BENZ continua a crescer no mercado português e no Mundo. Fruto da elevada procura pelos seus automóveis – 8488 unidades comercializadas até setembro de 2021 -, a MERCEDES-BENZ continua a ocupar a 1ª posição no segmento premium em Portugal. Destaque ainda para a excelente performance no segmento de xEV, onde continua líder de mercado, com 3210 unidades comercializadas até setembro de 2021 – BEV 341 unidades e PHEV 2869 (fonte: ACAP).

COMUNICAÇÃO

Em 2021, a MERCEDES-BENZ é, uma vez mais, a Marca automóvel com maiores níveis de notoriedade, liderando todos os KPI de marketing e comunicação em relação aos seus concorrentes diretos (fonte: Publivaga e Reputation Index da Marktest). Na base deste sucesso está a satisfação do cliente, com o qual está em constante comunicação para que haja a proximidade de que tanto necessita para continuar a construir a Marca para mais cem anos de conquistas.

vantagens competitivas

Na MERCEDES-BENZ não existem dogmas no que toca à mobilidade. A Marca estuda todas as soluções, explora todas as avenidas e esgota todos os mecanismos em busca da solução mais sustentável e mais eficiente. Continua a ter uma gama onde coexistem versões elétricas, de combustão ou híbridas, até porque cada caso é um caso, e o que pode servir as necessidades de mobilidade de um cliente pode não servir as de outro. A MERCEDES-BENZ sabe também que um automóvel não se faz apenas de motores, sejam eles de combustão, eletricidade ou uma solução híbrida. Por isso, estuda o automóvel como um todo, das soluções de carregamento, aos materiais que melhor combinam as necessidades de mobilidade com as do Planeta.  Um aluno exemplar desta investigação?

O EQC. Do plástico reciclado a matérias-primas renováveis, o elétrico Mercedes-EQ apresenta mais de 100 componentes sustentáveis, levando à letra a filosofia da Marca de construção moderna - o luxo sustentável.

MERCEDES - BENZ
sabia que?

• O novo EQS da Mercedes-EQ oferece uma autonomia de até 770 km.

• O site da Marca possui uma calculadora que permite ao cliente comparar os custos anuais totais de um veículo, face a um modelo elétrico MERCEDES-BENZ.

• Na Factory 56 existe um sistema fotovoltaico que fornece energia suficiente para cobrir cerca de 30% das necessidades anuais de energia elétrica da fábrica. A restante energia provém do vento e de outras fontes sustentáveis.

• O EQ Lounge da MERCEDES-BENZ é alimentado por um sistema elétrico que acumula a energia solar em baterias recicladas. Assim, toda a eletricidade deste espaço provém da luz solar.

JORGE AGUIAR
JORGE AGUIAR

Diretor de Marketing da Mercedes-Benz

contactos