MERCEDES - BENZ

2018

Depois de um ano atípico em todos os sentidos, só uma Marca automóvel com a maturidade da MERCEDES-BENZ seria capaz de impulsionar e estar na linha da frente de uma indústria em plena revolução. Hoje, para a MERCEDES BENZ, o rumo à sustentabilidade não é apenas um desejo que se vislumbra para o futuro: é a realidade do presente.

MERCEDES - BENZ
valores da marca

Ao longo dos anos, a relação entre as Marcas e os seus Clientes foi sofrendo mudanças que levaram ao aparecimento do marketing de experiência. Atualmente, os Clientes procuram e valorizam muito mais do que produtos de qualidade. O que realmente fideliza e cria vínculos duradouros são os fatores emocionais, as experiências marcantes e os momentos inesquecíveis.  A experiência de Marca humaniza a MERCEDES-BENZ

e conta uma história. E para criar uma história que seja envolvente, é necessário determinar a inspiração por trás da Marca. Quanto mais bela e humana esta for, mais o público se sente ligado emocionalmente à Marca.

Com uma visão para o futuro, a MERCEDES-BENZ irá dar continuidade à excecional história de sucesso de uma organização que começou como um sonho de apenas dois homens.

A estratégia consistente de Brand Experience vai continuar a despertar o lado mais emocional dos apaixonados pela Marca, estimulando os seus sentidos e proporcionando experiências únicas, diferentes e inovadoras.

A visão que orienta todas as estratégias e iniciativas atuais e dos próximos anos da MERCEDES-BENZ, assenta na junção de uma boa estratégia de comunicação, bons produtos e bom relacionamento com o cliente. Desta junção resulta uma boa perceção de Marca, que faz da MERCEDES-BENZ a Marca de automóveis premium e de elevada performance com mais sucesso.

A MERCEDES-BENZ valoriza, acima de tudo, o Cliente e a forma como este se relaciona com a Marca. Nos dias de hoje, o Cliente opina, fala e interage, assumindo por isso um papel fundamental para a Marca. A estratégia passa por transformar os Clientes em Embaixadores, criando com estes vínculos fortes e estáveis. É nesse sentido que surgem os conceitos de Brand Experience ou Ativação de Marca, onde a proatividade e a iniciativa assumem papéis principais. Gerar emoções, pensamentos e respostas comportamentais a uma boa experiência, alavanca os índices de lealdade e de fidelização de todos os que contactam com a MERCEDES-BENZ.

produtos e desenvolvimentos futuros

A MERCEDES-BENZ, ao longo do tempo, tem vindo cada vez mais a apostar nos conceitos de Experiência de Marca. Estas estratégias apostam em sensações, sentimentos, cognições e respostas comportamentais positivas, isto é, numa relação ativa e constante do consumidor com a Marca. Toda a oferta de experiências tem estado em constante rejuvenescimento, procurando sempre diferenciar a Marca da sua concorrência e obter divulgação espontânea. Este plano de ação passa por estudar e conhecer o fã e Cliente MERCEDES-BENZ, oferecendo-lhe experiências únicas e inesquecíveis.

O grande reportório de SUV’s MERCEDES-BENZ leva a que, em 2018, se realize já pelo 7.º ano consecutivo o Mercedes-Benz 4MATIC Experience, evento onde os detentores desta gama de automóveis podem aproveitar para testar ao máximo o potencial das suas viaturas, sempre em ambientes diferentes, com cenários magníficos e acompanhados por profissionais.

Também o Mercedes-Benz Driving Experience é uma oportunidade para que o Cliente sinta, toque e experimente o melhor que a Marca tem para oferecer – desde circuitos em pista, a provas de velocidade ou até mesmo passeios todo-o-terreno
e informações de produto, aqui é o lugar onde tudo acontece. Cerca de 1600 Clientes e apaixonados pela MERCEDES-BENZ participam e concentram-se neste momento único de partilha com a Marca.

Todas as experiências MERCEDES-BENZ pretendem exaltar as emoções humanas – fazer sorrir, excitar ou provocar admiração. Desde 2012, a MERCEDES-BENZ tem apoiado uma nova área jovem e dinâmica – o Surf de ondas grandes. Ao embaixador Garrett McNamara, mundialmente conhecido e reconhecido pelo record mundial da maior onda surfada, junta-se toda uma equipa de profissionais que levam Clientes e admiradores da Marca a conhecerem um novo mundo arriscado e exclusivo. Para complementar a experiência de estar no mar da praia do Norte, na Nazaré, onde McNamara bateu o recorde numa onda de cerca de 25 metros, a MERCEDES-BENZ criou um espaço único que pode ser utilizado durante todo o ano – O Mercedes-Benz Surfing Lounge.

Com toda a modernização da Marca nos últimos anos, em especial desde o lançamento do modelo Classe A em 2012 (o mais jovem da família), a MERCEDES-BENZ sentiu também a necessidade de levar os Clientes a um contacto mais próximo com os seus modelos desportivos

e de elevada performance – os AMG. Nasce assim, em 2018, uma nova ação Racing Experience, em parceria com o Autódromo Internacional do Algarve, onde, durante todo o ano, os Clientes podem conhecer de perto e testar a elevada tecnologia e potência de uma gama que tem, atualmente, cerca de 30 veículos exclusivos AMG.

mercado

A MERCEDES-BENZ expandiu significativamente as suas vendas em 2017, ano que foi o melhor de sempre em Portugal. A nível europeu, a MERCEDES-BENZ deteve uma das maiores quotas de mercado e, em Portugal, foi a 4.ª Marca automóvel mais comercializada. Contribuíram para estes resultados os modelos do chamado segmento compacto – em especial o Classe A, CLA e GLA – e também os modelos de luxo, desde o E ao Classe S. Todas as experiências de Marca contribuem também para o sucesso da MERCEDES-BENZ – através de interações diretas com a Marca, os Clientes são, ao longo do tempo, surpreendidos. Por ano, nas ações de ativação de Marca, a MERCEDES-BENZ conta com a participação de mais de 10.000 Clientes. Também a sua presença no CascaiShopping e no Aeroporto de Lisboa, permite à Marca passar a sua mensagem a milhões de Clientes.

COMUNICAÇÃO

Desde 2011 que a estratégia de comunicação da MERCEDES-BENZ se foca no Cliente e no potencial Cliente, com o intuito de revolucionar a forma como a Marca desenvolve criativamente as suas ações de comunicação e a sua estratégia de escolha de meios. A missão foi tornar a Marca líder em todos os KPI’s de marketing e comunicação em relação aos seus concorrentes diretos. Assim, a MERCEDES-BENZ encontra-se atualmente a liderar todos os indicadores nesta área, sendo a Marca automóvel com maiores níveis de recordação publicitária e de notoriedade (fonte Publivaga /Marktest) e a Marca com maior retorno mediático na comunicação social portuguesa (fonte Cision). O sucesso desta estratégia tem sido a satisfação dos seus Clientes, que encontram na Marca e na sua rede de concessionários e oficinas autorizadas, a promessa de trabalharem para cumprir o lema dos seus fundadores – “The best or nothing”.

vantagens competitivas

A MERCEDES-BENZ enquanto criadora do primeiro automóvel é a Marca do sector mais antiga do mundo. Todo o seu legado histórico, quer ao nível de luxo, quer ao nível desportivo, bem como as inovações tecnológicas ao longo dos anos, contribuíram para que seja uma Marca muito valorizada e com elevado valor residual. A MERCEDES-BENZ revolucionou também a indústria automóvel em termos de segurança, permanecendo esta como um dos pilares principais da Marca. Todos estes fatores fazem com que a MERCEDES-BENZ seja uma Marca de sucesso e uma das mais conceituadas do ramo automóvel.

MERCEDES - BENZ
sabia que?

• O novo EQS da Mercedes-EQ oferece uma autonomia de até 770 km.

• O site da Marca possui uma calculadora que permite ao cliente comparar os custos anuais totais de um veículo, face a um modelo elétrico MERCEDES-BENZ.

• Na Factory 56 existe um sistema fotovoltaico que fornece energia suficiente para cobrir cerca de 30% das necessidades anuais de energia elétrica da fábrica. A restante energia provém do vento e de outras fontes sustentáveis.

• O EQ Lounge da MERCEDES-BENZ é alimentado por um sistema elétrico que acumula a energia solar em baterias recicladas. Assim, toda a eletricidade deste espaço provém da luz solar.

JORGE AGUIAR
JORGE AGUIAR

Diretor de Marketing da Mercedes-Benz

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