NELSOND

Edições

MERCEDES - BENZ

2020

A MERCEDES-BENZ assume facilmente o seu papel: ser a referência numa indústria em busca de soluções de mobilidade individual, tal como os seus fundadores, Carl Benz e Gottlieb Daimler, sonharam. E assume-o de olhos postos no futuro, ao lado das novas gerações e focada na preservação do ambiente. Hoje, com a maturidade dos seus mais de 130 anos de história, a Marca está mais jovem do que nunca e 100% dedicada a um futuro mais sustentável. Seja pela eficácia dos seus produtos ou pela forma como se relaciona com os seus clientes.

MERCEDES - BENZ
valores da marca

"First Move the World" é a grande missão da Marca, o que está na base de tudo o que faz. Saber para onde se quer ir é importante. Saber como lá chegar, também. É por isso que a MERCEDES-BENZ tem tão presente os seus objetivos: desenvolver soluções que contribuam para um mundo melhor; que auxiliem na redução de emissões de CO2; que favoreçam a purificação do ar; que dêem primazia à conservação de recursos; e que ajudem a criar o paradigma de uma condução sem acidentes. Pode parecer utópico, mas para a MERCEDES-BENZ é possível.

produtos e desenvolvimentos futuros

O desafio é ambicioso, mas o planeta assim o exige. Até 2039, a MERCEDES-BENZ quer ter na estrada uma gama com zero emissões de CO2. A Marca prevê ainda que até 2030, pelo menos 50% dos seus automóveis vendidos sejam elétricos ou do tipo plug-in. Esta revolução silenciosa teve início com o lançamento do EQC, o primeiro modelo totalmente elétrico da MERCEDES-BENZ.

Este passo em direção a um mundo mais sustentável representa um investimento de mais de dez mil milhões de euros na expansão da sua gama de elétricos, além de um montante adicional de mil milhões de euros a serem aplicados na produção de baterias.

A partir de 2022, as suas fábricas situadas na Europa utilizarão energia renovável para atingir emissões neutras de CO2.  Trata-se de um novo paradigma industrial. A nova Factory 56, em Sindelfingen, é a primeira desta nova geração de fábricas da MERCEDES-BENZ. Um verdadeiro caso de eficiência, integração digital e sustentabilidade. O conceito foi pensado para potenciar a máxima flexibilidade: desde o número de modelos produzidos ao volume de produção, passando pelo escoamento dos materiais. Aqui, todos os modelos – carroçarias compactas, SUVs, motores convencionais, híbridos plug-in e elétricos – podem ser montados em série numa questão de dias, de forma a satisfazer as necessidades do mercado. No futuro este conceito será aplicado a todas as fábricas da Marca, no mundo inteiro. Só para a unidade de Sindelfingen, o investimento será de
2.1 mil milhões de euros. Definitivamente, uma nova página na produção automóvel.

E porque o meio ambiente, continua sempre no horizonte da MERCEDES-BENZ, a Factory 56 nasce da Ambition 2039: ser concebida para ser também neutra em carbono, graças ao seu inovador sistema fotovoltaico, uma rede de distribuição de energia de corrente contínua e sistemas de armazenamento que utilizam baterias reutilizadas de veículos. Aliás, toda a sua linha de montagem, mais inteligente e eco-friendly, aposta numa tecnologia que vem dar todo o apoio aos colaboradores no seu dia-a-dia. Por tudo isto e muito mais, há motivos para dizer que a Factory 56 se irá tornar uma tendência no panorama global.

mercado

Em Portugal, a proximidade ao cliente e as preocupações ambientais da Marca ganharam uma nova dimensão com a inauguração do Mercedes-Benz EQ Lounge, na Nazaré. Um novo espaço que liga toda a comunidade nazarena – da pesca ao surf – e representa os próprios valores de sustentabilidade com que a Marca se comprometeu. Luz, mar

e reutilização são os pontos-chave de um longo projeto criado a partir de materiais reciclados da construção original ou provenientes da comunidade piscatória; madeiras que antes serviram para embarcações; restos de cordas que deram à costa; sulipas ao serviço das antigas linhas férreas do Oeste; madeiras provenientes de plantações de florestas sustentáveis; e, claro, a "portuguesa" cortiça. Tudo neste espaço foi pensado para ter o menor impacto possível: o aquecimento interior

é assegurado por uma salamandra, o das águas sanitárias é feito por painéis fotovoltaicos e a água das zonas técnicas e da rega é proveniente de cada pingo de chuva. Se por um lado se reaproveita o que há, por outro minimiza-se a pegada. Toda a área está preparada para a instalação de uma estação biológica de tratamento de águas cinzentas – águas produzidas pelo edifício – e que necessitam de tratamento específico. E como não podia deixar de ser, o Mercedes-Benz EQ Lounge, na Nazaré, conta ainda com quatro postos de carregamento de automóveis elétricos.

Se a sustentabilidade está no topo das prioridades de todos os projetos da MERCEDES-BENZ, a Nazaré é disso exemplo – as tecnologias mais avançadas ao serviço de um objetivo essencial e comum a todos.

COMUNICAÇÃO

A MERCEDES-BENZ é, atualmente, a Marca automóvel com maiores níveis de notoriedade, liderando todos os KPI de marketing e comunicação em relação aos seus concorrentes diretos (fonte: Estudo Publivaga Marktest 2020). Na base deste sucesso está, como não podia deixar de ser, a satisfação do cliente. E, por isso mesmo, a Marca acredita que o foco na experiência e na proximidade é para manter e para reforçar. Essa relação com o cliente tem dado frutos e, se não fosse assim, a MERCEDES-BENZ não seria a Marca que é hoje.

vantagens competitivas

Relativamente à mobilidade sustentável,a grande vantagem competitiva da MERCEDES-BENZ está no facto de abrir o futuro dos seus automóveis a todas as soluções possíveis, lançando versões elétricas, de combustão ou híbridas conforme as atuais necessidades e níveis de eficácia.

Exemplo disso é a nova geração do Classe S. Nesta versão mais recente, a Marca volta a associar o luxo à sustentabilidade comprovada da tecnologia híbrida, tendo já alcançado uma autonomia "limpa" até 100 quilómetros. Se apenas olharmos para os materiais utilizados, o novo Classe S tem um estatuto de automóvel de luxo. Mas porque para a conservação da Natureza tudo conta, este modelo integra mais de 98 kg de componentes fabricados com materiais que permitem preservar os recursos naturais do planeta. Afinal, um mundo mais sustentável não precisa de dogmas. Precisa de soluções.

MERCEDES - BENZ
sabia que?

A nova fábrica da MERCEDES-BENZ, a Factory 56, incorpora 400 veículos autónomos na linha de produção automóvel e apresenta um sistema fotovoltaico que fornece energia suficiente para cobrir cerca de 30% das suas necessidades anuais de energia elétrica.

A variante plug-in hybrid do novo Classe S, a ser produzido na Factory 56, terá uma autonomia estimada de até 100 km.

A zona do jardim do novo Mercedes-Benz EQ Lounge, na Nazaré, é feito a partir de madeiras com mais de 80 anos de utilização ao serviço das ferrovias portuguesas.

JORGE AGUIAR
JORGE AGUIAR

Diretor de Marketing da Mercedes-Benz

contactos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.