BRANCA DE NEVE

2021

A BRANCA DE NEVE é uma Marca única, símbolo de qualidade e distinção. É uma Marca com a qual os consumidores de identificam, confiam nos seus produtos e reconhecem nela a excelência do saber.

BRANCA DE NEVE
valores da marca

Foi em 1954, em Alcains, concelho de Castelo Branco, que foi produzida a primeira embalagem de farinha BRANCA DE NEVE. António Trigueiros de Aragão, fundador da Empresa, com o seu espírito empreendedor e pioneiro, decidiu lançar no mercado um produto altamente inovador: uma farinha de trigo com propriedades autolevedantes, através da incorporação de fermento no produto base, tornando-a especialmente indicada para a confeção de bolos e produtos de pastelaria. Qualidade, Consistência, Inovação e Proximidade ao consumidor são, desde então, os pilares fundamentais da Marca.

Em 1996, a moagem da Fábrica de Alcains obtém a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, no âmbito da produção de farinhas de trigo e preparados em pó para usos culinários, tornando-se a primeira moagem certificada em Portugal. A manutenção da certificação do processo produtivo reflete os elevados padrões de exigência da Marca.

Aliando a tradição à inovação, valorizando a experiência do saber fazer e a capacidade incessante de inovação, a Marca construiu, ao longo dos anos, uma imagem de confiança junto dos consumidores. A BRANCA DE NEVE é, assumidamente, uma especialista.

O consumidor reconhece-o e confia na qualidade dos seus produtos.

produtos e desenvolvimentos futuros

A inovação e a oferta de novos produtos são um desafio constante para a Marca BRANCA DE NEVE. As farinhas Branca de Neve Fina, Superfina e Flor são os produtos estrela da Marca, mas a gama tem aumentado ao longo dos anos, com o lançamento de produtos inovadores e de qualidade, que vão ao encontro das preferências dos consumidores cada vez mais exigentes.

No final da década de 90, a Marca lançou a gama de Preparados para Bolos, Scones, Crepes, Panquecas e Queijadas, que conta hoje com 17 referências. Produtos de preparação fácil e rápida, com base em receitas e sabores tradicionais. Em 2010, impulsionadas pelo crescimento da utilização das máquinas de fazer pão, surgiram as Farinhas Preparadas para Pão, especialmente pensadas para esse fim, mas também com a possibilidade de preparação manual.

Desde 2012, a Marca tem ido sempre mais além, com o lançamento no mercado dos Preparados para Sobremesas em Pó – Leite-creme, Mousses, Bavaroises, Pudins e Gelatinas -, sempre com o intuito de proporcionar ao consumidor soluções inovadoras ao nível dos sabores, práticas e rápidas de preparar. A oferta de Gelatinas evoluiu bastante ao longo dos anos, tendo a Marca, em 2021, quatro gamas diferentes – Tradicionais, Tradicionais Light, Vegetais e Vegetais Light – e novos sabores adaptados ao gosto português. Recentemente, a gama das Sobremesas, para além da renovação da imagem, lançou novos sabores, adaptados ao gosto português, entre eles o Preparado em Pó para Baba de Camelo e a saborosa Mousse de Manga.

Entre 2015 e 2017, a BRANCA DE NEVE apostou em novas categorias: Toppings e Recheios de Fruta. Mais uma vez, a qualidade dos produtos é comprovada pelo crescimento de ambas as gamas, com novos sabores e formatos, incluindo a versão Light dos sabores base: Morango, Chocolate e Caramelo Toffee. Mais recentemente, em 2020, foram adicionados novos sabores: Coco, Caramelo Salgado e os Toppings infantis, Blue Bear e Unicórnio.

Em 2017, mudando um pouco o paradigma da facilidade e rapidez na preparação, mas indo sempre ao encontro das exigências tanto dos mais fiéis bem como dos novos consumidores, a Marca lançou os Auxiliares de Pastelaria Branca de Neve. Uma gama de produtos básicos para pastelaria, que vai desde o chocolate em pó ao bicarbonato, a pensar nos que gostam e dedicam tempo à cozinha. O último trimestre de 2018 representou um novo marco na história da BRANCA DE NEVE, com o lançamento das inovadoras Farinha de Trigo Integral Autolevedante para Bolos e Farinha Fina de Cereais e Sementes.

Em 2019, lançou no mercado a gama de Leite Condensado, com três variedades, consolidando assim o alargamento e diversificação da Marca BRANCA DE NEVE.

Todos os produtos BRANCA DE NEVE, para além dos tradicionais pontos de venda, estão disponíveis na nova loja on-line da Marca (www.e-mercearia.com).

mercado

Mercado altamente competitivo, alargamento da distribuição e evolução do comportamento do consumidor, ao nível de hábitos de compra e de consumo, são alguns dos muitos desafios que a Marca enfrenta diariamente. O lançamento de novos produtos e as extensões de gama são algumas das suas respostas às tendências do mercado, e a sua resistência e sucesso comprovam o seu dinamismo. Hoje, como no passado, a BRANCA DE NEVE continua a ser uma Marca de eleição dos portugueses, sempre presente em momentos tão especiais como o Natal e a Páscoa, passando de geração em geração.

COMUNICAÇÃO

A BRANCA DE NEVE centra a sua estratégia de comunicação na proximidade com o consumidor. Esta proximidade é trabalhada diariamente, através da Linha de Apoio ao Consumidor, criada em 1954, pelo seu fundador. Através deste contacto direto que permite estreitar laços com os consumidores, a BRANCA DE NEVE esclarece dúvidas, aconselha, aceita críticas e desafios. Uma relação privilegiada, estendida e dinamizada nas redes sociais.

Reconhecendo a importância desta relação próxima, a Marca mantém, há vários anos, um Clube de Consumidores, em que a “Revista Lusitana”, com quatro edições anuais, é o elo de ligação entre o Clube e a Marca, um meio de comunicação direto com o consumidor.

A sua presença na Internet tem sido fundamental, desde que, em 2001, lançou o primeiro site dedicado da Marca, com receitas e conteúdos úteis, disponíveis para todos os utilizadores. A sua presença tem sido constante, e evoluído para novas plataformas, como o Instagram, o Pinterest e o YouTube. Em 2021, e a pensar nos mais novos, a Marca lançou a mascote “O Farinhas”.

A sua apresentação decorreu no Portugal dos Pequenitos, local onde foi assinado um protocolo de cooperação entre a Fundação Bissaya Barreto e as Fábricas Lusitana, no âmbito do desenvolvimento e dinamização de atividades pedagógicas e educativas dirigidas às famílias. Esta mascote irá ainda marcar presença em vários estabelecimentos de ensino, onde irá abordar conteúdos pedagógicos, relacionados com o tema dos cereais.

vantagens competitivas

Qualidade, Confiança e Expertise, são alguns dos atributos associados à Marca. Presente no mercado desde os anos 60, a BRANCA DE NEVE continua a ser reconhecida pelos consumidores como uma Marca de farinha única.

Desde 2016, tem sido distinguida pelas Selecções do Reader’s Digest como Marca de Confiança, na categoria das farinhas, com base num estudo de pergunta aberta e direta – “A minha Marca de maior Confiança na categoria de farinhas é?”. Em 2016, recebeu o Prémio de inovação nas categorias Farinhas, Mousses e Toppings e, em 2020 e pela 10ª vez consecutiva, foi reconhecida como uma Superbrands, uma Marca de Excelência em Portugal.

BRANCA DE NEVE
sabia que?

• A imagem da embalagem da Farinha Branca de Neve mantém-se fiel à imagem original, produzida em 1954.

• O logótipo BRANCA DE NEVE foi inspirado na Serra da Gardunha, que se avista na linha do horizonte da Fábrica de Alcains.

• São mais de 100 os produtos que fazem parte da família BRANCA DE NEVE.

• Na altura da sua criação, a Linha de Apoio ao Consumidor da Marca funcionava 24 horas por dia e, fora das horas de trabalho, tocava diretamente na casa do proprietário da empresa.

• “O Farinhas” é a nova Mascote da BRANCA DE NEVE.

ANTÓNIO TRIGUEIROS DE ARAGÃO
ANTÓNIO TRIGUEIROS DE ARAGÃO

Administrador das Fábricas Lusitana

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