BRANCA DE NEVE

2019

A BRANCA DE NEVE é uma Marca única, símbolo de qualidade e distinção. É uma Marca com a qual os consumidores de identificam, confiando nos seus produtos e reconhecendo nela a excelência do saber. A BRANCA DE NEVE é uma Marca de Excelência intemporal, que faz parte da vida de várias gerações, de norte a sul de Portugal.

BRANCA DE NEVE
valores da marca

Foi em 1954, em Alcains, concelho de Castelo Branco, que foi produzida a primeira embalagem de farinha BRANCA DE NEVE.

António Trigueiros de Aragão, fundador da empresa, com o seu espírito empreendedor e pioneiro, decidiu lançar no mercado um produto altamente inovador: uma farinha de trigo com propriedades autolevedantes, através da incorporação de fermento no produto base, tornando-a especialmente indicada para a confeção de bolos e produtos de pastelaria.

Qualidade, consistência, inovação e proximidade ao consumidor são, desde então, os pilares fundamentais da Marca.

Em 1996, a moagem da Fábrica de Alcains obtém a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, no âmbito da produção de farinhas de trigo e preparados em pó para usos culinários, tornando-se a primeira moagem certificada em Portugal. A manutenção da certificação do processo produtivo reflete os elevados padrões de exigência da Marca.

Aliando a tradição à inovação, valorizando a experiência do saber fazer e a capacidade incessante de evoluir, a Marca construiu ao longo dos anos uma imagem de confiança junto dos consumidores.
A BRANCA DE NEVE é, assumidamente, uma especialista em que o consumidor confia, reconhecendo a qualidade dos seus produtos.

produtos e desenvolvimentos futuros

As farinhas BRANCA DE NEVE Fina, Superfina e Flor são os produtos estrela da Marca, mas a sua gama tem vindo a aumentar, ao longo dos anos, com o lançamento de produtos inovadores e de qualidade que vão ao encontro das preferências dos consumidores, cada vez mais exigentes.

No final da década de 90, a Marca lançou a gama de Preparados para Bolos, Scones, Crepes, Panquecas e Queijadas - produtos de preparação fácil e rápida, com base em receitas e sabores tradicionais - que conta hoje com 15 referências.

Em 2010, impulsionada pela moda das máquinas de fazer pão, a Marca lançou as Farinhas preparadas para Pão, especialmente pensadas para esse fim, mas também com a possibilidade de preparação manual.

Em 2012, a Marca foi um pouco mais longe, lançando as primeiras referências no mercado das sobremesas em pó: Leite Creme, Mousses, Pudins e Gelatinas Vegetais. Estas gamas foram criadas com o intuito de proporcionar ao consumidor soluções práticas, rápidas de preparar e inovadoras ao nível dos sabores. Esta categoria evoluiu bastante ao longo dos anos e, hoje em dia, a Marca tem três gamas diferentes de Gelatinas (tradicionais, vegetais e light), para além das Bavaroises e Gelados.

Entre 2015 e 2016, a BRANCA DE NEVE apostou em novas categorias: Toppings e Recheios de Fruta. Mais uma vez, a qualidade dos produtos foi comprovada pelo crescimento de ambas as gamas, com novos sabores e formatos.
Já em 2017, lançou a versão light dos Toppings, com os sabores base Morango, Chocolate e Caramelo Toffee.

No mesmo ano, mudando um pouco o paradigma da facilidade e rapidez na preparação, mas indo sempre ao encontro das exigências tanto dos mais fiéis bem como dos novos consumidores, lançou os Auxiliares de Pastelaria BRANCA DE NEVE: uma gama de produtos básicos para pastelaria, que vai desde o Chocolate em Pó ao Bicarbonato, a pensar nos que gostam e dedicam tempo à cozinha.

O último trimestre de 2018 representou um novo marco na história da BRANCA DE NEVE. A inovação contínua esteve, mais uma vez, presente nos novos produtos que lançou no mercado: Farinha de Trigo Integral autolevedante para bolos e Farinha Fina de Cereais e Sementes.

Já em 2019, continuando a estratégia de alargamento do seu sortido, a BRANCA DE NEVE lançou a nova gama de Mousses Light, com três sabores, e uma nova gama de Leite Condensado.

mercado

Um mercado e uma distribuição altamente competitivos, a par da permanente evolução do comportamento do consumidor, ao nível de hábitos de compra e de consumo, são alguns dos muitos desafios que a Marca enfrenta diariamente. O lançamento de novos produtos e as extensões da gama são uma das respostas da BRANCA DE NEVE a estas tendências atuais.

A resistência e o sucesso que tem tido ao longo dos tempos, comprovam a dinâmica da BRANCA DE NEVE que continua a ser a Marca preferida dos portugueses, estando presente em momentos tão especiais como o Natal e a Páscoa, de muitas gerações de consumidores.

COMUNICAÇÃO

A BRANCA DE NEVE centra a sua estratégia de comunicação na proximidade com o consumidor. Esta proximidade é trabalhada diariamente através da Linha de Apoio ao Consumidor, criada em 1954, pelo seu fundador. Através deste contacto direto, que lhe permite estreitar laços com os seus consumidores, a BRANCA DE NEVE esclarece dúvidas, aconselha, aceita críticas e desafios. Esta relação direta bilateral é também mantida e dinamizada através das redes sociais.

Reconhecendo a importância desta relação próxima, a Marca criou um Clube de Consumidores. A Revista Lusitana é o elo de ligação entre o Clube e a Marca, através do qual a BRANCA DE NEVE partilha receitas exclusivas, conselhos e divulga os seus produtos, premiando ainda a fidelidade dos seus consumidores através do lançamento de vários brindes.

E porque a BRANCA DE NEVE sabe que a presença na Internet é fundamental, em 2001 lançou o primeiro site dedicado à Marca, com receitas e conteúdos úteis, disponíveis a todos os utilizadores.

Para além destes meios privilegiados, a publicidade convencional não deixa de estar presente no dia-a-dia da Marca. É habitual a presença da BRANCA DE NEVE na imprensa escrita genérica e especializada e, também, tem atividade constante nas redes sociais, por forma a estar mais próxima do consumidor e dar todas as novidades da Marca em primeira-mão.

vantagens competitivas

Qualidade, confiança e expertise são alguns dos atributos associados à Marca. Presente no mercado desde os anos 60, a BRANCA DE NEVE continua a ser reconhecida pelos consumidores como a verdadeira Marca de farinha.

A BRANCA DE NEVE tem sido distinguida, desde 2016, pelas Selecções do Reader’s Digest como Marca de Confiança, na categoria farinhas e, em 2016, recebeu o Prémio de Marketing e Inovação “Produto do Ano” nas categorias farinhas, mousses e toppings.

Já em 2019, e pela 8.ª vez consecutiva, a BRANCA DE NEVE foi distinguida com o galardão internacional Superbrands, uma Marca de Excelência.

BRANCA DE NEVE
sabia que?

A imagem da embalagem de farinha BRANCA DE NEVE mantém-se fiel à imagem original produzida em 1954.

O logótipo BRANCA DE NEVE foi inspirado na Serra da Gardunha que se avista na linha do horizonte da Fábrica de Alcains.

São mais de 90 os produtos que fazem parte da grande família BRANCA DE NEVE.

Na altura da sua criação, a Linha de Apoio ao Consumidor BRANCA DE NEVE, funcionava 24H por dia e, fora das horas de trabalho, tocava diretamente na casa do proprietário da empresa.

O Clube Lusitana tem mais de 30.000 consumidores inscritos.

A BRANCA DE NEVE é a Farinha Oficial das 7 Maravilhas Doces de Portugal.

ANTÓNIO TRIGUEIROS DE ARAGÃO
ANTÓNIO TRIGUEIROS DE ARAGÃO

Administrador das Fábricas Lusitana

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