A BRANCA DE NEVE é uma Marca única, símbolo de qualidade e distinção. É uma Marca com a qual os consumidores de identificam, confiando nos seus produtos e reconhecendo nela a excelência do saber. A BRANCA DE NEVE é uma Marca de Excelência intemporal, que faz parte da vida de várias gerações, de norte a sul de Portugal.
Foi em 1954, em Alcains, concelho de Castelo Branco, que foi produzida a primeira embalagem de farinha BRANCA DE NEVE.
António Trigueiros de Aragão, fundador da empresa, com o seu espírito empreendedor e pioneiro, decidiu lançar no mercado um produto altamente inovador: uma farinha de trigo com propriedades autolevedantes, através da incorporação de fermento no produto base, tornando-a especialmente indicada para a confeção de bolos e produtos de pastelaria.
Qualidade, consistência, inovação e proximidade ao consumidor são, desde então, os pilares fundamentais da Marca.
Em 1996, a moagem da Fábrica de Alcains obtém a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, no âmbito da produção de farinhas de trigo e preparados em pó para usos culinários, tornando-se a primeira moagem certificada em Portugal. A manutenção da certificação do processo produtivo reflete os elevados padrões de exigência da Marca.
Aliando a tradição à inovação, valorizando a experiência do saber fazer e a capacidade incessante de evoluir, a Marca construiu ao longo dos anos uma imagem de confiança junto dos consumidores.
A BRANCA DE NEVE é, assumidamente, uma especialista em que o consumidor confia, reconhecendo a qualidade dos seus produtos.
As farinhas BRANCA DE NEVE Fina, Superfina e Flor são os produtos estrela da Marca, mas a sua gama tem vindo a aumentar, ao longo dos anos, com o lançamento de produtos inovadores e de qualidade que vão ao encontro das preferências dos consumidores, cada vez mais exigentes.
No final da década de 90, a Marca lançou a gama de Preparados para Bolos, Scones, Crepes, Panquecas e Queijadas - produtos de preparação fácil e rápida, com base em receitas e sabores tradicionais - que conta hoje com 15 referências.
Em 2010, impulsionada pela moda das máquinas de fazer pão, a Marca lançou as Farinhas preparadas para Pão, especialmente pensadas para esse fim, mas também com a possibilidade de preparação manual.
Em 2012, a Marca foi um pouco mais longe, lançando as primeiras referências no mercado das sobremesas em pó: Leite Creme, Mousses, Pudins e Gelatinas Vegetais. Estas gamas foram criadas com o intuito de proporcionar ao consumidor soluções práticas, rápidas de preparar e inovadoras ao nível dos sabores. Esta categoria evoluiu bastante ao longo dos anos e, hoje em dia, a Marca tem três gamas diferentes de Gelatinas (tradicionais, vegetais e light), para além das Bavaroises e Gelados.
Entre 2015 e 2016, a BRANCA DE NEVE apostou em novas categorias: Toppings e Recheios de Fruta. Mais uma vez, a qualidade dos produtos foi comprovada pelo crescimento de ambas as gamas, com novos sabores e formatos.
Já em 2017, lançou a versão light dos Toppings, com os sabores base Morango, Chocolate e Caramelo Toffee.
No mesmo ano, mudando um pouco o paradigma da facilidade e rapidez na preparação, mas indo sempre ao encontro das exigências tanto dos mais fiéis bem como dos novos consumidores, lançou os Auxiliares de Pastelaria BRANCA DE NEVE: uma gama de produtos básicos para pastelaria, que vai desde o Chocolate em Pó ao Bicarbonato, a pensar nos que gostam e dedicam tempo à cozinha.
O último trimestre de 2018 representou um novo marco na história da BRANCA DE NEVE. A inovação contínua esteve, mais uma vez, presente nos novos produtos que lançou no mercado: Farinha de Trigo Integral autolevedante para bolos e Farinha Fina de Cereais e Sementes.
Já em 2019, continuando a estratégia de alargamento do seu sortido, a BRANCA DE NEVE lançou a nova gama de Mousses Light, com três sabores, e uma nova gama de Leite Condensado.
mercado
Um mercado e uma distribuição altamente competitivos, a par da permanente evolução do comportamento do consumidor, ao nível de hábitos de compra e de consumo, são alguns dos muitos desafios que a Marca enfrenta diariamente. O lançamento de novos produtos e as extensões da gama são uma das respostas da BRANCA DE NEVE a estas tendências atuais.
A resistência e o sucesso que tem tido ao longo dos tempos, comprovam a dinâmica da BRANCA DE NEVE que continua a ser a Marca preferida dos portugueses, estando presente em momentos tão especiais como o Natal e a Páscoa, de muitas gerações de consumidores.
COMUNICAÇÃO
A BRANCA DE NEVE centra a sua estratégia de comunicação na proximidade com o consumidor. Esta proximidade é trabalhada diariamente através da Linha de Apoio ao Consumidor, criada em 1954, pelo seu fundador. Através deste contacto direto, que lhe permite estreitar laços com os seus consumidores, a BRANCA DE NEVE esclarece dúvidas, aconselha, aceita críticas e desafios. Esta relação direta bilateral é também mantida e dinamizada através das redes sociais.
Reconhecendo a importância desta relação próxima, a Marca criou um Clube de Consumidores. A Revista Lusitana é o elo de ligação entre o Clube e a Marca, através do qual a BRANCA DE NEVE partilha receitas exclusivas, conselhos e divulga os seus produtos, premiando ainda a fidelidade dos seus consumidores através do lançamento de vários brindes.
E porque a BRANCA DE NEVE sabe que a presença na Internet é fundamental, em 2001 lançou o primeiro site dedicado à Marca, com receitas e conteúdos úteis, disponíveis a todos os utilizadores.
Para além destes meios privilegiados, a publicidade convencional não deixa de estar presente no dia-a-dia da Marca. É habitual a presença da BRANCA DE NEVE na imprensa escrita genérica e especializada e, também, tem atividade constante nas redes sociais, por forma a estar mais próxima do consumidor e dar todas as novidades da Marca em primeira-mão.
vantagens competitivas
Qualidade, confiança e expertise são alguns dos atributos associados à Marca. Presente no mercado desde os anos 60, a BRANCA DE NEVE continua a ser reconhecida pelos consumidores como a verdadeira Marca de farinha.
A BRANCA DE NEVE tem sido distinguida, desde 2016, pelas Selecções do Reader’s Digest como Marca de Confiança, na categoria farinhas e, em 2016, recebeu o Prémio de Marketing e Inovação “Produto do Ano” nas categorias farinhas, mousses e toppings.
Já em 2019, e pela 8.ª vez consecutiva, a BRANCA DE NEVE foi distinguida com o galardão internacional Superbrands, uma Marca de Excelência.
• A imagem da embalagem de farinha BRANCA DE NEVE mantém-se fiel à imagem original produzida em 1954.
• O logótipo BRANCA DE NEVE foi inspirado na Serra da Gardunha que se avista na linha do horizonte da Fábrica de Alcains.
• São mais de 90 os produtos que fazem parte da grande família BRANCA DE NEVE.
• Na altura da sua criação, a Linha de Apoio ao Consumidor BRANCA DE NEVE, funcionava 24H por dia e, fora das horas de trabalho, tocava diretamente na casa do proprietário da empresa.
• O Clube Lusitana tem mais de 30.000 consumidores inscritos.
• A BRANCA DE NEVE é a Farinha Oficial das 7 Maravilhas Doces de Portugal.
Administrador das Fábricas Lusitana