BRANCA DE NEVE

2020

A BRANCA DE NEVE é uma Marca portuguesa histórica e dinâmica. Ao longo de várias gerações, tem conseguido manter-se como uma referência de qualidade e inspiração, uma presença assídua nos momentos de partilha e convívio em família. Num mundo cada vez mais acelerado e desprendido de tradições, o desafio de manter a sua posição como uma Marca de Excelência na mente dos consumidores, é cada vez maior.

BRANCA DE NEVE
valores da marca

Desde o seu lançamento, que a BRANCA DE NEVE tem como valores a Qualidade, que sempre marcou todos
os seus produtos; a Inovação, através do constante alargamento da sua gama; e a Relação com o Consumidor, procurando sempre novos canais e formatos para ir ao encontro das necessidades e expectativas das famílias portuguesas.

Foi em 1954, em Alcains, concelho de Castelo Branco, que foi produzida a primeira embalagem de farinha BRANCA DE NEVE. António Trigueiros de Aragão, fundador da Empresa, com o seu espírito empreendedor e pioneiro, decidiu lançar no mercado um produto altamente inovador: uma farinha de trigo com propriedades autolevedantes, através da incorporação de fermento no produto base, tornando-a especialmente indicada para a confeção de bolos e produtos de pastelaria.

Em 1996, a moagem da Fábrica de Alcains obteve a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, tornando-se na primeira moagem certificada em Portugal. A manutenção da certificação do processo produtivo reflete os elevados padrões de exigência da Marca.

produtos e desenvolvimentos futuros

As Farinhas Branca de Neve Fina, Superfina e Flor são os produtos estrela da Empresa. Mas a gama BRANCA DE NEVE tem aumentado ao longo dos anos, com o lançamento de produtos inovadores e de qualidade que vão ao encontro das preferências dos consumidores cada vez mais exigentes.

No final da década de 90, a Marca lançou a gama de Preparados para Bolos, Scones, Crepes, Panquecas e Queijadas, que conta hoje com 15 referências diferentes. São produtos de preparação fácil e rápida, com base em receitas e sabores tradicionais. Em 2010, surgiram as Farinhas Preparadas para Pão e, em 2012, a Marca foi um pouco mais além e lançou no mercado as primeiras Sobremesas em Pó. Leite Creme, Mousses, Pudins e Gelatinas Vegetais foram as gamas iniciais, mas a categoria evoluiu bastante ao longo dos anos e hoje, para além das três gamas diferentes de Gelatinas (tradicionais, vegetais e light), existem também Bavaroises e Gelados.

Entre 2015 e 2016, a BRANCA DE NEVE apostou em novas categorias: Toppings
e Recheios de Fruta. Mais uma vez, a qualidade dos produtos refletiu-se no crescimento de ambas as gamas, com novos sabores e formatos. Em 2017, a Marca lançou versões light dos sabores base destes produtos e os Auxiliares de Pastelaria Branca de Neve,
mudando um pouco o paradigma da facilidade e rapidez na preparação.
Trata-se de uma gama de produtos básicos para pastelaria, que vai desde o Chocolate em Pó ao Bicarbonato, a pensar nos

que gostam e dedicam tempo à cozinha. O último trimestre de 2018 representou um novo marco na história da BRANCA DE NEVE, onde a constante inovação esteve, mais uma vez, presente nos novos produtos: Farinha de Trigo Integral autolevedante para bolos e Farinha Fina de Cereais e Sementes. O ano 2019 contou com a nova gama de Mousses Light, com três sabores. Em 2020, a Marca voltou a inovar com os novos sabores da sua gama de Toppings – Coco, Caramelo Salgado, Blue Bear e Unicórnio – e aumentou a sua oferta na gama de Preparados para Panquecas, com a variedade Aveia Integral.

mercado

Um mercado extremamente competitivo, a exigente área da distribuição e a evolução do comportamento do consumidor, em termos de hábitos de compra e de consumo, são alguns dos muitos desafios que a Marca enfrenta diariamente. Para os ultrapassar, a BRANCA DE NEVE não para de inovar, mantendo-se fiel à qualidade que a define desde a sua origem, desenvolvendo continuamente novos produtos e trabalhando na extensão da sua gama.

A resistência e o sucesso comprovam o carácter dinâmico da Marca. Passados todos estes anos, a BRANCA DE NEVE continua
a estar no coração dos portugueses, presente em momentos tão especiais como o Natal e a Páscoa, de geração em geração.

COMUNICAÇÃO

A BRANCA DE NEVE centra a sua estratégia de comunicação na proximidade com os clientes.

Esta proximidade é trabalhada, diariamente, através da Linha de Apoio ao Consumidor, criada em 1954, pelo fundador da Marca. Este contacto direto permite estreitar laços, esclarecer dúvidas, aconselhar, aceitar críticas e novos desafios.

Reconhecendo a importância desta relação próxima e privilegiada com os seus clientes, a BRANCA DE NEVE criou o Clube de Consumidores. A revista Lusitana funciona como um elo de ligação entre o Clube e a Marca. Através deste meio, a BRANCA DE NEVE partilha receitas exclusivas, dá conselhos e divulga os seus produtos. Faz também parte da estratégia da Marca premiar a fidelidade dos seus clientes através do lançamento de vários brindes.

Em 2001, a BRANCA DE NEVE iniciou a sua presença
na Internet, lançando
o seu primeiro site com receitas e conteúdos úteis, disponíveis para todos os utilizadores. Mantém também atividade constante nas redes sociais, aproximando-se assim do consumidor
e dando todas as novidades da Marca em primeira-mão.

Para além destes meios privilegiados, a publicidade convencional não deixa de estar presente no dia-a-dia da Marca, nomeadamente na imprensa escrita, genérica e especializada.

vantagens competitivas

Presente no mercado desde os anos 60, a BRANCA DE NEVE continua a ser a Marca de farinha de referência para os consumidores. Uma Marca especialista, de qualidade e de confiança.

Prova da sua notoriedade são os vários prémios que recebeu ao longo dos anos. Desde 2016 que é eleita uma Marca de Confiança na categoria farinhas, pelas Selecções do Reader’s Digest. Ainda em 2016, recebeu o Grande Prémio de Inovação, com o selo Produto do Ano, nas categorias farinhas, mousses e toppings. Em 2019, e pela 9.ª vez consecutiva, a BRANCA DE NEVE foi reconhecida como uma Superbrand, uma Marca de Excelência em Portugal.

BRANCA DE NEVE
sabia que?

Devido à pandemia causada pela COVID-19, o mundo mudou e a BRANCA DE NEVE teve necessidade de se adaptar. Redefiniu a sua estratégia de comunicação com o objetivo de construir uma relação ainda mais próxima com os seus clientes e, acima de tudo, encarou como crucial uma reformulação dos processos e hábitos de trabalho, bem como da própria oferta.

A BRANCA DE NEVE é uma Marca que atravessou gerações, na casa dos portugueses. Quando estes precisaram de ficar mais tempo recolhidos, escolheram--na para adoçar os dias de confinamento. A alteração dos padrões de consumo obrigou a uma redefinição urgente do plano de produção, para fazer face à crescente procura.

Neste momento único, foi determinante poder contar com todos os colaboradores, em casa, nos armazéns e na fábrica. Em conjunto, toda a equipa esteve comprometida com o objetivo de evitar ruturas de stock nos produtos mais procurados, para que estes nunca faltassem nos lares portugueses. 

Este esforço não teria tido o mesmo resultado sem um empenho semelhante das cadeias logísticas e de toda a distribuição. Foi graças à dedicação de todos que a BRANCA DE NEVE pôde continuar a cimentar a sua posição de Superbrand, ao lado dos seus clientes, em todos os momentos.

ANTÓNIO TRIGUEIROS DE ARAGÃO
ANTÓNIO TRIGUEIROS DE ARAGÃO

Administrador das Fábricas Lusitana

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