NELSOND

Edições

BRANCA DE NEVE

2020

A BRANCA DE NEVE é uma Marca portuguesa histórica e dinâmica. Ao longo de várias gerações, tem conseguido manter-se como uma referência de qualidade e inspiração, uma presença assídua nos momentos de partilha e convívio em família. Num mundo cada vez mais acelerado e desprendido de tradições, o desafio de manter a sua posição como uma Marca de Excelência na mente dos consumidores, é cada vez maior.

BRANCA DE NEVE
valores da marca

Desde o seu lançamento, que a BRANCA DE NEVE tem como valores a Qualidade, que sempre marcou todos
os seus produtos; a Inovação, através do constante alargamento da sua gama; e a Relação com o Consumidor, procurando sempre novos canais e formatos para ir ao encontro das necessidades e expectativas das famílias portuguesas.

Foi em 1954, em Alcains, concelho de Castelo Branco, que foi produzida a primeira embalagem de farinha BRANCA DE NEVE. António Trigueiros de Aragão, fundador da Empresa, com o seu espírito empreendedor e pioneiro, decidiu lançar no mercado um produto altamente inovador: uma farinha de trigo com propriedades autolevedantes, através da incorporação de fermento no produto base, tornando-a especialmente indicada para a confeção de bolos e produtos de pastelaria.

Em 1996, a moagem da Fábrica de Alcains obteve a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, tornando-se na primeira moagem certificada em Portugal. A manutenção da certificação do processo produtivo reflete os elevados padrões de exigência da Marca.

produtos e desenvolvimentos futuros

As Farinhas Branca de Neve Fina, Superfina e Flor são os produtos estrela da Empresa. Mas a gama BRANCA DE NEVE tem aumentado ao longo dos anos, com o lançamento de produtos inovadores e de qualidade que vão ao encontro das preferências dos consumidores cada vez mais exigentes.

No final da década de 90, a Marca lançou a gama de Preparados para Bolos, Scones, Crepes, Panquecas e Queijadas, que conta hoje com 15 referências diferentes. São produtos de preparação fácil e rápida, com base em receitas e sabores tradicionais. Em 2010, surgiram as Farinhas Preparadas para Pão e, em 2012, a Marca foi um pouco mais além e lançou no mercado as primeiras Sobremesas em Pó. Leite Creme, Mousses, Pudins e Gelatinas Vegetais foram as gamas iniciais, mas a categoria evoluiu bastante ao longo dos anos e hoje, para além das três gamas diferentes de Gelatinas (tradicionais, vegetais e light), existem também Bavaroises e Gelados.

Entre 2015 e 2016, a BRANCA DE NEVE apostou em novas categorias: Toppings
e Recheios de Fruta. Mais uma vez, a qualidade dos produtos refletiu-se no crescimento de ambas as gamas, com novos sabores e formatos. Em 2017, a Marca lançou versões light dos sabores base destes produtos e os Auxiliares de Pastelaria Branca de Neve,
mudando um pouco o paradigma da facilidade e rapidez na preparação.
Trata-se de uma gama de produtos básicos para pastelaria, que vai desde o Chocolate em Pó ao Bicarbonato, a pensar nos

que gostam e dedicam tempo à cozinha. O último trimestre de 2018 representou um novo marco na história da BRANCA DE NEVE, onde a constante inovação esteve, mais uma vez, presente nos novos produtos: Farinha de Trigo Integral autolevedante para bolos e Farinha Fina de Cereais e Sementes. O ano 2019 contou com a nova gama de Mousses Light, com três sabores. Em 2020, a Marca voltou a inovar com os novos sabores da sua gama de Toppings – Coco, Caramelo Salgado, Blue Bear e Unicórnio – e aumentou a sua oferta na gama de Preparados para Panquecas, com a variedade Aveia Integral.

mercado

Um mercado extremamente competitivo, a exigente área da distribuição e a evolução do comportamento do consumidor, em termos de hábitos de compra e de consumo, são alguns dos muitos desafios que a Marca enfrenta diariamente. Para os ultrapassar, a BRANCA DE NEVE não para de inovar, mantendo-se fiel à qualidade que a define desde a sua origem, desenvolvendo continuamente novos produtos e trabalhando na extensão da sua gama.

A resistência e o sucesso comprovam o carácter dinâmico da Marca. Passados todos estes anos, a BRANCA DE NEVE continua
a estar no coração dos portugueses, presente em momentos tão especiais como o Natal e a Páscoa, de geração em geração.

COMUNICAÇÃO

A BRANCA DE NEVE centra a sua estratégia de comunicação na proximidade com os clientes.

Esta proximidade é trabalhada, diariamente, através da Linha de Apoio ao Consumidor, criada em 1954, pelo fundador da Marca. Este contacto direto permite estreitar laços, esclarecer dúvidas, aconselhar, aceitar críticas e novos desafios.

Reconhecendo a importância desta relação próxima e privilegiada com os seus clientes, a BRANCA DE NEVE criou o Clube de Consumidores. A revista Lusitana funciona como um elo de ligação entre o Clube e a Marca. Através deste meio, a BRANCA DE NEVE partilha receitas exclusivas, dá conselhos e divulga os seus produtos. Faz também parte da estratégia da Marca premiar a fidelidade dos seus clientes através do lançamento de vários brindes.

Em 2001, a BRANCA DE NEVE iniciou a sua presença
na Internet, lançando
o seu primeiro site com receitas e conteúdos úteis, disponíveis para todos os utilizadores. Mantém também atividade constante nas redes sociais, aproximando-se assim do consumidor
e dando todas as novidades da Marca em primeira-mão.

Para além destes meios privilegiados, a publicidade convencional não deixa de estar presente no dia-a-dia da Marca, nomeadamente na imprensa escrita, genérica e especializada.

vantagens competitivas

Presente no mercado desde os anos 60, a BRANCA DE NEVE continua a ser a Marca de farinha de referência para os consumidores. Uma Marca especialista, de qualidade e de confiança.

Prova da sua notoriedade são os vários prémios que recebeu ao longo dos anos. Desde 2016 que é eleita uma Marca de Confiança na categoria farinhas, pelas Selecções do Reader’s Digest. Ainda em 2016, recebeu o Grande Prémio de Inovação, com o selo Produto do Ano, nas categorias farinhas, mousses e toppings. Em 2019, e pela 9.ª vez consecutiva, a BRANCA DE NEVE foi reconhecida como uma Superbrand, uma Marca de Excelência em Portugal.

BRANCA DE NEVE
sabia que?

Devido à pandemia causada pela COVID-19, o mundo mudou e a BRANCA DE NEVE teve necessidade de se adaptar. Redefiniu a sua estratégia de comunicação com o objetivo de construir uma relação ainda mais próxima com os seus clientes e, acima de tudo, encarou como crucial uma reformulação dos processos e hábitos de trabalho, bem como da própria oferta.

A BRANCA DE NEVE é uma Marca que atravessou gerações, na casa dos portugueses. Quando estes precisaram de ficar mais tempo recolhidos, escolheram--na para adoçar os dias de confinamento. A alteração dos padrões de consumo obrigou a uma redefinição urgente do plano de produção, para fazer face à crescente procura.

Neste momento único, foi determinante poder contar com todos os colaboradores, em casa, nos armazéns e na fábrica. Em conjunto, toda a equipa esteve comprometida com o objetivo de evitar ruturas de stock nos produtos mais procurados, para que estes nunca faltassem nos lares portugueses. 

Este esforço não teria tido o mesmo resultado sem um empenho semelhante das cadeias logísticas e de toda a distribuição. Foi graças à dedicação de todos que a BRANCA DE NEVE pôde continuar a cimentar a sua posição de Superbrand, ao lado dos seus clientes, em todos os momentos.

ANTÓNIO TRIGUEIROS DE ARAGÃO
ANTÓNIO TRIGUEIROS DE ARAGÃO

Administrador das Fábricas Lusitana

contactos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.