BPI

2019

A Marca BPI completa 20 anos ao serviço do bem-estar financeiro dos seus Clientes e do progresso da sociedade. "Criar Valor com Valores" é o lema do Plano Estratégico do BPI para 2019-21, assente em cinco prioridades de atuação: fazer crescer sustentadamente a rentabilidade, acelerar a transformação da experiência do Cliente, desenvolver o talento, melhorar a eficiência e consolidar a reputação.

BPI
valores da marca

Em 2019, a Marca BPI completa 20 anos. E 20 anos depois, o BPI encara o futuro com o mesmo entusiasmo e confiança, fiel à missão dos primeiros tempos: contribuir para o bem-estar financeiro dos seus Clientes e para o progresso de toda a sociedade. O BPI desenvolve a sua atividade e presta sempre os seus serviços com base nos valores corporativos da qualidade, confiança e compromisso social.

Sob o lema “Criar Valor com Valores”, as prioridades estratégicas para o período 2019-21 são cinco e traduzem-se no crescimento sustentado da rentabilidade, na melhoria da experiência do Cliente, no desenvolvimento do talento, no aumento da eficiência operativa e organizacional e na consolidação da liderança em termos de qualidade, confiança e reputação.

O compromisso com a sociedade que marca a identidade do BPI desde os primeiros anos de atividade saiu reforçado com a entrada no Grupo CaixaBank, através da implantação da Fundação “la Caixa” em Portugal. O acionista de referência do CaixaBank é a Fundação “la Caixa” em que um dos seus princípios de atuação é levar a sua obra social aos territórios onde o CaixaBank desenvolve o seu trabalho. No segundo ano de atividade em Portugal, a Fundação “la Caixa” registou um aumento de 83% do investimento, passando para um orçamento global de 20 milhões de euros em 2019. Prevê-se que esta verba atinja os 50 milhões em 2022, com a intensificação da ação nas áreas social, de investigação, conhecimento
e bolsas de estudo, e na cultura e educação.

De salientar, como iniciativas conjuntas das duas instituições em 2019, a atribuição de cinco Prémios BPI "la Caixa”, no valor total de 3,75 milhões de euros, destinados a apoiar financeiramente projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade, e o lançamento da Iniciativa para a Equidade Social, com a Nova SBE, uma contribuição para transformar o setor social em Portugal e responder mais eficazmente às suas necessidades e desafios.

produtos e desenvolvimentos futuros

DESENVOLVIMENTOS FUTUROS

O BPI tem desempenhado um papel de destaque na transformação digital da Banca em Portugal. A abertura do sistema financeiro é encarada como uma oportunidade para desenvolver soluções inovadoras e melhorar a experiência do Cliente em todos os momentos de contacto com o Banco. O BPI foi o primeiro Banco a oferecer aos seus Clientes a possibilidade de acederem aos saldos e movimentos das suas contas de outros Bancos na BPI App, no âmbito da diretiva europeia PSD2 (sem colocar códigos das outras contas).
Os Clientes podem também utilizar a App para iniciar transferências através das suas contas em outras instituições financeiras.
A consolidação das contas na App permite uma visão transversal das finanças e uma gestão do dia a dia bastante mais eficaz e integrada por ser feita num único sítio. Paralelamente, o BPI continua a introduzir novas opções MBWay na App, totalmente gratuitas para os Clientes do Banco. De acordo com o BASEF, o BPI é líder na penetração do homebanking junto dos particulares.

De salientar ainda o lançamento do BPI Commerce que engloba os produtos e serviços dirigidos ao segmento dos “comércios”, nomeadamente TPA e Conta Valor.

mercado

O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, que a partir de final de 2018 passou a deter a totalidade do capital do Banco. É a quinta maior instituição financeira a operar em Portugal em termos de ativos (31.6 m.M.€), com quotas de mercado de 10% em crédito e em depósitos. Serve cerca de dois milhões de Clientes no mercado doméstico.

O seu modelo de negócio está centrado na atividade de banca comercial em Portugal, disponibilizando uma oferta completa de produtos e serviços financeiros a Clientes particulares, empresariais e institucionais, através de uma rede de distribuição especializada, omnicanal e totalmente integrada. No final de junho de 2019, o BPI contava com 4830 Colaboradores e 486 espaços comerciais, entre Balcões (412), Centros de Empresas (36), Centros Premier (37) e um Balcão Móvel.

Reconhecido pela quinta vez em oito anos como o “Melhor Banco em Espanha 2019”, pela revista britânica Euromoney, o CaixaBank é líder em banca de retalho em Espanha, com uma quota de penetração de Clientes particulares, como entidade principal, de 26,3%. O CaixaBank é um dos Bancos tecnologicamente mais avançados do mundo, como o comprovam variadas distinções, como a de “Melhor Banco Digital da Europa Ocidental”, também atribuída pela Euromoney.

COMUNICAÇÃO

Em 2019, o Banco lança o conceito BPI Family para posicionar o BPI como "Um Banco na vida de todas as famílias", inspirando-se nos laços de confiança e proximidade que refletem as relações familiares. Soluções de poupança, de crédito e de seguros são disponibilizadas, também através dos canais digitais, para facilitar o dia a dia das famílias e a concretização dos seus projetos de vida. Sob o mote “A BPI App tem (quase) tudo”, o BPI comunica as funcionalidades inovadoras da sua aplicação para telemóveis, na vanguarda do desafio da abertura do sistema financeiro.

O apoio ao crescimento das empresas portuguesas ocupa lugar de destaque na comunicação. Iniciativas que impulsionam setores estratégicos da economia, como a agricultura e o turismo, e fomentam o empreendedorismo e a inovação são amplamente divulgadas. Foi lançada, em conjunto com o Expresso, a 1.ª edição do Prémio Nacional de Turismo para distinguir as melhores empresas, práticas e projetos no setor do turismo em Portugal. O Prémio Nacional de Agricultura vai já na 8.ª edição e, em outubro, arrancou a 3.ª edição dos Prémios Empreendedor XXI para distinguir as start-ups ibéricas mais inovadoras. Realizou-se a 1.ª BPI Innovation Summit, que reuniu os principais players do ecossistema empreendedor, tecnológico e investidor.

O BPI é, até 2022, o “Banco Oficial das Seleções” (masculinas e femininas e da seleção Sub21). É também patrocinador principal da 1.ª Liga de futebol feminino, denominada “Liga BPI”.

Na área da solidariedade, destaque para o lançamento dos novos Prémios BPI “la Caixa” Infância e BPI “la Caixa” Rural. Nos últimos dez anos, estes prémios entregaram 9 milhões de euros para a implementação de 332 projetos de inclusão social, o que constitui uma das mais relevantes iniciativas filantrópicas em Portugal.

vantagens competitivas

O BPI detém o melhor rating do sistema financeiro em Portugal, de acordo com as notações das principais agências, e os seus indicadores de risco e solidez financeira estão entre os melhores da Península Ibérica. Estas classificações são um forte sinal da sua capacidade de apoiar a economia portuguesa.

O compromisso com a sociedade traduz-se em três eixos de atuação que posicionam o BPI como referência na banca socialmente responsável: o social, através das iniciativas que contribuem para o bem-estar dos mais vulneráveis; a governação, com a definição de padrões de atuação que asseguram uma conduta social rigorosa: e o ambiente, pelas práticas empresariais orientadas para a utilização racional, eficiente e sustentada dos recursos.

Na 1.ª edição dos Prémios Rankia Portugal, os membros desta comunidade financeira elegeram a Conta Valor como a "Melhor Conta Ordenado", o BPI Portugal como o "Melhor Fundo de Ações Nacional” e o Crédito Habitação BPI como o melhor do mercado, na sua categoria. Na Banca Digital, o BPI alcançou o Prémio Cinco Estrelas e o PMW – Wealth Tech Award 2019 para o “Melhor Private Banking Digital”. A equipa de TI do BPI foi distinguida como “Best Digital Team” do setor financeiro da Europa pela revista Banking Technology, com base em critérios como a eficiência, a concretização de objetivos, e o valor que entrega à organização, revelando elevados padrões de qualidade e atingindo resultados excecionais.

BPI
sabia que?

A BPI App foi a primeira do mercado a permitir aos Clientes BPI acederem aos saldos e movimentos das suas contas de outros Bancos, no âmbito da diretiva europeia PSD2 (sem colocar códigos das outras contas).

A Fundação “la Caixa”, o BPI e a Nova SBE lançaram a Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria que visa contribuir para transformar o setor social em Portugal, de forma a corresponder às necessidades e desafios que são sentidos pelo setor, pelos filantropos e pelos investidores sociais.

O BPI e Fundação “la Caixa” lançaram dois novos prémios de solidariedade destinados a apoiar crianças em situação de pobreza (Prémio BPI “la Caixa” Infância) e apoiar ações sociais no âmbito rural (Prémio BPI “la Caixa” Rural).

CONSTANÇA MACEDO
CONSTANÇA MACEDO

Diretora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Social

contactos