BPI

2020

O BPI está sempre ao lado das famílias, das empresas e da sociedade, com o compromisso de "Criar Valor com Valores". Centrado na atividade de banca comercial em Portugal, o Banco tem a missão de contribuir para o bem-estar financeiro dos seus Clientes e de se assumir como uma referência na banca socialmente responsável.

BPI
valores da marca

O BPI desenvolve a sua atividade e presta sempre os seus serviços com base nos valores da Confiança, Qualidade e Compromisso Social. O Banco tem como missão contribuir para o bem-estar financeiro dos Clientes e para o progresso de toda a sociedade, o que se reflete no compromisso de "Criar Valor com Valores".  Este compromisso com as famílias, as empresas e a sociedade, que marca a identidade do BPI desde a fundação, foi reforçado, em 2017, com a entrada no Grupo CaixaBank, um dos maiores grupos financeiros da Península Ibérica. 

A Fundação "la Caixa", acionista de referência do CaixaBank, e o BPI estabeleceram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de projetos de carácter social e cultural em Portugal. Em 2020, o BPI e a Fundação "la Caixa" vão contribuir com um total de mais de 30 milhões de euros em Portugal para apoiar as áreas da Cultura, Educação, Ciência, Investigação e Empreendedorismo e Solidariedade Social.

Nos últimos meses, as duas entidades avançaram com soluções para enfrentar
a crise gerada pela atual pandemia, promovendo iniciativas de apoio aos grupos mais vulneráveis: a campanha Emergência Alimentar; a distribuição de tablets a instituições de saúde e equipas de cuidados paliativos; e a alteração dos prazos e regulamentos dos Prémios BPI "la Caixa".

produtos e desenvolvimentos futuros

O BPI é uma das empresas nacionais que mais investe em inovação. O Banco tem estado muito ativo no domínio da transformação digital com forte impacto nos seus canais digitais e nos serviços prestados nos Balcões. De acordo com os dados do BASEF (particulares – Fev.2020, acumulados em 12 meses), o BPI é líder na penetração em Internet e mobile banking e no índice de satisfação de canais digitais junto dos particulares (ECSI – 2019).

Em 2020, o BPI lançou: a campanha BPI Appy, para promover a BPI App, com soluções que permitem a gestão do dia-a-dia, como consultas, pagamentos, transferências e MBWay gratuito e ainda soluções de crédito, de seguros e de poupança; o iFactoring BPI, uma solução 100% digital para a gestão online do contrato de factoring, apoiando a tesouraria e liquidez das empresas e simplificando a gestão de cobranças; o BPI InTouch, um serviço que integra ferramentas de comunicação remota; o BPI Drive, uma solução que permite o envio digital de propostas de financiamento automóvel por concessionários e Clientes; e a API ("Application Programming Interface") para Pagamentos à Segurança Social. Para além destas iniciativas, e no âmbito das medidas de apoio aos Clientes durante a pandemia, o BPI ampliou os serviços disponibilizados nos seus canais home e mobile banking.

mercado

O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, que a partir de final de 2018 passou a deter a totalidade do capital do Banco. O BPI é a quinta maior instituição financeira a operar em Portugal em termos de ativos (36.6 m.M.€), com quotas de mercado de 10% em crédito e em depósitos. Serve cerca de dois milhões de Clientes no mercado doméstico. O modelo de negócio do BPI está centrado na atividade de banca comercial em Portugal, disponibilizando uma oferta completa de produtos e serviços financeiros a Clientes particulares, empresariais e institucionais, através de uma rede de distribuição especializada, omnicanal e totalmente integrada.

COMUNICAÇÃO

A comunicação do BPI procura ser consistente, coerente e verdadeira com os valores do BPI.
No final do primeiro semestre de 2020, o Banco lançou uma campanha institucional que teve por base um tom emocional, humano e de esperança, com o objetivo de reafirmar o compromisso "Criar Valor com Valores". Um compromisso que se materializa num novo conceito de comunicação – BPI #Dá Mais Valor. O BPI assumiu, desde o primeiro momento, o compromisso de atuar de uma forma responsável, próxima e inclusiva no apoio à melhoria da capacidade financeira e liquidez das famílias e das empresas. O Banco lançou um pacote de medidas de apoio, entre as quais se destaca a aprovação de mais de  73 mil pedidos de moratórias no pagamento de créditos, abrangendo créditos no valor de quase 5,7 mil milhões de euros, para particulares e empresas.

Paralelamente, o BPI tem vindo a desenvolver ações globais de comunicação e marketing assentes no Patrocínio à Federação Portuguesa de Futebol – o BPI é "O Banco Oficial das Seleções" (masculinas e femininas e da seleção Sub21).

O Banco é também patrocinador principal da 1.ª Liga de futebol feminino, a "Liga BPI".

Na área de Clientes particulares, o BPI posiciona- -se como "Um Banco na vida de todas as famílias", inspirando-se nos laços de confiança e proximidade que refletem as relações familiares. As soluções "BPI Family" dão respostas às principais preocupações e projetos das famílias portuguesas: gerir o dia-a-dia (consultas, pagamentos, transferências, MBWay gratuito na BPI App), desfrutar a vida (crédito), dormir tranquilo (seguros) e pensar no futuro (poupança).

No início de 2020, o BPI lançou uma campanha publicitária que teve como protagonista a modelo e atriz portuguesa Sara Sampaio. Com a assinatura "BPI. A sua vida mais Appy", esta campanha promoveu as soluções "BPI Family" disponíveis na BPI App.

O BPI está envolvido num conjunto de iniciativas anuais que visam reconhecer o que de melhor se faz em Portugal, em vários sectores da economia: o Prémio Nacional de Agricultura, o Prémio Nacional de Turismo, e o Prémio Empreendedor XXI.

Para apoiar o desenvolvimento das regiões do interior, o BPI e a Fundação "la Caixa" lançaram a terceira edição do Programa Promove de apoio a iniciativas inovadoras. Para a edição de 2020, foi aberta uma nova linha de apoio a projetos de I&D mobilizadores, em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, que visa a promoção da investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação, em domínios estratégicos para o desenvolvimento sustentável.

Na área da solidariedade, destaque para os Prémios BPI "la Caixa" 2020. Nas suas  25 edições concluídas, estes prémios solidários entregaram mais de 16,6 milhões de euros para a implementação de 567 projetos de inclusão social em Portugal.

vantagens competitivas

A elevada reputação da Marca BPI é uma prioridade para o Banco e assenta em dois eixos principais: a manutenção dos elevados níveis de qualidade do serviço que caracterizam o Banco; e a afirmação do BPI como uma referência na área do compromisso social e da gestão responsável.

Esta abordagem de responsabilidade traduz-se em três domínios de atuação: Social, com iniciativas que contribuem para o bem-estar dos mais vulneráveis; Governação, com a definição de padrões de atuação que asseguram uma conduta social rigorosa; e Ambiente, com a implementação de práticas empresariais orientadas para a utilização racional, eficiente e sustentada dos recursos.

O desempenho do BPI foi reconhecido nas mais diversas áreas da atividade financeira, por entidades independentes nacionais e internacionais. A BPI Gestão de Ativos obteve a notação máxima (A+) nos Princípios para o Investimento Responsável das Nações.

A Marca BPI recebeu o galardão Superbrands – Marca de Excelência em Portugal, pelo 7.º ano consecutivo, e a revista PWM elegeu o BPI como "Best Private Bank for Portfolio Management Technology in Europe". O Banco recebeu ainda os prémios Best Technology Initiative e Change Team of the Year, nos Financial Innovation Awards; Best Digital Team, nos PayTech Awards; Best Digital Strategic Tool, nos Portugal Digital Awards; e Best Private Bank Digitally Empowering RMs Europe, nos Wealth Tech Awards.

BPI
sabia que?

A Campanha "Emergência Alimentar", desenvolvida em conjunto com a RTP, angariou um total de 1,7 milhões de euros para a Rede de Emergência Alimentar. O BPI e a Fundação "la Caixa" doaram 500.000 euros.

O BPI e a fundação "la Caixa" distribuíram 526 tablets a instituições de saúde e equipas de cuidados paliativos para facilitar
a comunicação com doentes internados, e investiram 300.000 euros no projeto de produção de um ventilador português
.

Em 2020, os Prémios BPI "la Caixa" vão atribuir um total de 3,75 milhões de euros a projetos de instituições privadas sem fins lucrativos.

CONSTANÇA MACEDO
CONSTANÇA MACEDO

Diretora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Social

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