BPI

2021

“BPI. O Futuro é Agora”. É com uma mensagem positiva e de otimismo que o BPI tem desenvolvido a sua comunicação, apostando em mostrar o lado humano de um dos maiores Bancos portugueses. O BPI está ao lado das famílias, das empresas e da sociedade, motivando e apoiando os portugueses a agir e viver “agora”, para construir e planear o “futuro”.

BPI
valores da marca

O BPI desenvolve a sua atividade e presta os seus serviços com base nos valores corporativos de qualidade, confiança e compromisso social.

O Banco tem como missão contribuir para o bem-estar financeiro dos seus Clientes e para o progresso de toda a Sociedade, o que se reflete no compromisso de “Criar Valor com Valores”. Nesse plano, o Banco foi reconhecido por várias entidades nacionais e internacionais: “Banco do Ano 2020” em Portugal, pela revista britânica “The Banker”, do Grupo Financial Times; Banco com melhor reputação e melhor Índice de Responsabilidade Social em Portugal, de acordo com o estudo RepScore, da OnStrategy; Banco com Melhor Reputação como Empregador no estudo “Employer Brand Reputation”, da OnStrategy.

O seu compromisso social, foi reforçado com a entrada no Grupo CaixaBank. Através deste, o BPI e a Fundação “la Caixa”, estabeleceram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de projetos de carácter social e cultural em Portugal. Em 2021, o orçamento da Fundação ”la Caixa” para projetos em Portugal ascende a 30 M.€, distribuídos por quatro áreas: programas sociais; cultura e ciência; investigação e saúde; educação e bolsas. Entre outros programas, destacam-se: os Prémios BPI Fundação ”la Caixa”, com uma dotação total aumentada para 4 M.€ em 2021, para apoiar projetos de instituições de solidariedade social; e a Iniciativa Social Descentralizada 2021, com 1 M.€ para apoiar projetos sociais de âmbito local de instituições de solidariedade sem fins lucrativos, através das Redes Comerciais do Banco.

produtos e desenvolvimentos futuros

O BPI é uma das empresas nacionais que mais investe em inovação. O Banco tem estado muito ativo no domínio da transformação digital com forte impacto nos seus canais digitais e nos serviços prestados nos Balcões. No último ano, o BPI lançou inúmeros produtos como o Crédito Imediato para Empresas, 100% digital, para financiar as necessidades de tesouraria das empresas, de forma rápida e sem burocracias; a Solução iFactoring BPI, gestão online do contrato de factoring, simplificando a gestão de cobranças; a possibilidade de abertura de conta online com Chave Móvel Digital (CMD), através da BPI App ou do site, as soluções BPI Automóvel na BPI App e no BPI Net, consulta online da oferta e das campanhas em curso e pedido de contacto personalizado do Gestor; a possibilidade de contratação 100% online de seguros do ramo vida e não vida; a solução “My Planning”, simulação de um plano financeiro personalizado de forma digital; e o BPI Citizen, desenhado para cidadãos estrangeiros que residem ou queiram mudar para Portugal.

mercado

O BPI - detido a 100% pelo CaixaBank, o maior grupo de banca de retalho em Espanha (fonte: Agencia EFE, março 2021) - está centrado na atividade de banca comercial em Portugal, usando de forma integrada a sua rede de distribuição especializada e os canais digitais para disponibilizar uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares.

O BPI serve cerca de dois milhões de Clientes e é uma das maiores instituições financeiras a operar em Portugal no que respeita a ativos (39.4 mil milhões de euros), com quotas de mercado de 10,8 % em crédito e em depósitos de Clientes.

COMUNICAÇÃO

A comunicação do BPI caracteriza-se por ser consistente, coerente e verdadeira com os valores do BPI: o compromisso social, a qualidade e a confiança.

No início de 2021, o Banco lançou uma campanha institucional, tendo como protagonistas Clientes e Colaboradores do Banco, para destacar a eleição do BPI como “Banco do Ano 2020” pela revista britânica “The Banker”, do Grupo Financial Times. Apostado em transmitir uma mensagem positiva e de otimismo, o BPI avançou em março de 2021 com a campanha “BPI: O Futuro é Agora”. O novo conceito incentivava os portugueses a agir e viver “agora”, para construir e planear o seu “futuro”, contando com o apoio do BPI, que está sempre ao lado das famílias, das empresas e da sociedade. Este conceito foi adaptado para a campanha de apoio à Seleção Nacional no Europeu de Futebol. O BPI, “Banco Oficial das Seleções” desde 2018, lançou a campanha “Portugal Agora” com o objetivo de unir as famílias portuguesas no apoio à Seleção.

"A origem do sucesso do BPI está nas suas Pessoas." Foi desta forma que o Presidente Executivo do BPI agradeceu a todos os que trabalham no BPI, numa mensagem transmitida em horário nobre na SIC. Numa iniciativa de comunicação inovadora, os Colaboradores do BPI receberam nas suas caixas de correio eletrónico a mensagem transmitida pelo Presidente Executivo, no exato momento em que isso aconteceu na TV.

O BPI promove iniciativas anuais que visam distinguir casos de sucesso em vários sectores da economia: Prémio Nacional de Agricultura, Prémio Nacional de Turismo, Prémio Empreendedor XXI, e Prémio BPI Mulher Empresária.

A área de Comunicação Interna e Cultura, reforçou em 2020 o seu objetivo de desenvolver uma cultura que fomente a motivação e o envolvimento dos Colaboradores. A iniciativa #EstamosJuntosBPI foi distinguida com o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Comunicação Empresarial, na categoria “Campanhas Internas”.

vantagens competitivas

O BPI apresenta uma forte posição financeira que permite enfrentar o futuro com confiança, apoiando os seus Clientes e a recuperação da economia portuguesa. Apresenta um perfil de risco baixo, com um rácio NPE de 1.5% e uma cobertura elevada; uma sólida posição de solvência; uma estrutura de funding equilibrada e posição de liquidez confortável; e os seus ratings têm uma classificação de “investment grade” pela Fitch Ratings, Moody”s e S&P Global.

A reputação da Marca BPI é uma prioridade para o Banco e assenta em dois eixos principais: a manutenção dos elevados níveis de qualidade do serviço e a afirmação do BPI como uma referência na área do compromisso social e da gestão responsável.

O BPI está empenhado em contribuir para a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na economia portuguesa, através do seu desempenho enquanto organização e da promoção desses objetivos junto dos stakeholders. Nesse âmbito, o BPI e a BPI Gestão de Ativos aderiram ao UN Global Compact. As duas entidades do Grupo CaixaBank juntaram-se à BPI Vida e Pensões, signatária desde 2020.

O BPI e a Fundação “la Caixa” viram reconhecido o seu trabalho conjunto na área de sustentabilidade social, ao vencerem a 1ª edição do Prémio Nacional de Sustentabilidade, promovido pelo Jornal de Negócios, na categoria “Igualdade e Diversidade”.

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sabia que?

• 97% das transações realizadas por Clientes do BPI são efetuadas em canais digitais. Mensalmente são efetuados 16 milhões de logins nos canais digitais do BPI, dos quais 71% são mobile. 9 em cada 10 Clientes digitais particulares são utilizadores regulares da BPI App.

• O BPI, em conjunto com o seu acionista CaixaBank, foram os assessores de algumas das principais operações de financiamento “verde” ou ESG em Portugal, nomeadamente, com empresas como a BA Glass, Corticeira Amorim, EDP, Sonae, Nos ou Navigator.

• O BPI é “O Banco Oficial das Seleções” de futebol (masculinas e femininas e da seleção Sub21) e o patrocinador principal da 1ª Liga de futebol feminino, denominada “Liga BPI”.

• O BPI desafiou 30 alunos e professores do Conservatório D 'Artes de Loures (CAL) a criar o hino “Portugal Agora” de apoio à seleção. O CAL é uma instituição de solidariedade social apoiada pelo BPI e a Fundação “la Caixa” desde 2020, com o objetivo de promover a inclusão social, por meio da arte, de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

• Em 2021, o BPI, mais outros nove Bancos e mais de 30 empresas, associaram-se numa iniciativa solidária #TodosJuntos que angariou 2,5 M€ para apoio alimentar às famílias, no contexto da crise da COVID-19. O montante angariado destina-se à aquisição de alimentos básicos e medicamentos urgentes.

CONSTANÇA MACEDO
CONSTANÇA MACEDO

Diretora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Social

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