BPI

2017

“BPI. O Futuro é Agora”. É com uma mensagem positiva e de otimismo que o BPI tem desenvolvido a sua comunicação, apostando em mostrar o lado humano de um dos maiores Bancos portugueses. O BPI está ao lado das famílias, das empresas e da sociedade, motivando e apoiando os portugueses a agir e viver “agora”, para construir e planear o “futuro”.

BPI
valores da marca

A missão do BPI é antecipar e responder às necessidades do mercado com eficácia, transparência e dedicação, por forma a criar valor para os diferentes grupos de interesse que dependem da sua atividade: Clientes, Acionistas, Colaboradores e Investidores. A Marca BPI exprime, na flor de laranjeira, o sentido de serviço e disponibilidade que todos sempre encontraram no Banco. Por isso, o BPI valoriza especialmente a responsabilidade social, definida como o conjunto de deveres e obrigações da instituição em relação à Comunidade em que está inserida e aos grupos de interesse específicos que dependem da sua atividade.

produtos e desenvolvimentos futuros

O BPI tem como objetivo a melhoria contínua da qualidade do serviço e do relacionamento com cada um dos seus Clientes. Reforçou o investimento na transformação digital, um processo de inovação permanente que se centra não na tecnologia em si ou nas poupanças, mas em otimizar a relação com o Cliente e a sua experiência com os serviços do Banco. Nos canais digitais, o BPI disponibiliza acesso aos principais produtos e serviços bancários através dos serviços de homebanking BPI Directo, BPI Net, BPI Net Empresas, BPI Net Mobile, Apps BPI, e aos serviços de corretagem BPI Online e BPI Net Bolsa. Globalmente, mais de 1,1 milhões de Clientes são aderentes dos serviços digitais de homebanking e cerca de metade são utilizadores frequentes.
O serviço de mobile banking tem tido uma utilização crescente e foi alvo de vários desenvolvimentos. Foi lançada uma nova BPI App com uma experiência de utilização melhorada, permitindo aos Clientes acederem a mensagens personalizadas, alertas e eventos financeiros relevantes e a outras comunicações com o seu gestor de conta.
A BPI App passou ainda, recentemente, a possibilitar a contratação de crédito com aprovação e disponibilização imediata de fundos, bem como a encomenda de produtos de prestígio através de cartão de crédito, operações também disponibilizadas no BPI Net. A Banca Digital é uma clara prioridade do Banco BPI e será um dos motores fundamentais da permanente inovação da sua oferta.

mercado

Em fevereiro de 2017 foi concluída a Oferta Pública de Aquisição através da qual o CaixaBank alcançou uma participação de 84,51% no capital social do BPI. Acionista do BPI desde 1995, o CaixaBank é um dos maiores e mais sólidos bancos de Espanha, com uma relevante obra social desempenhada, desde 1904, pela sua Fundação Bancária “la Caixa”, uma das três maiores do Mundo.

COMUNICAÇÃO

Além do serviço ao Cliente e da inovação e transformação digital, a política de comunicação do BPI tem-se centrado no apoio às empresas portuguesas, reafirmando-se como Banco para a Agricultura e mais recentemente como Banco do Turismo. O BPI oferece a estes sectores soluções completas e competitivas que apoiam o crescimento e a inovação, sendo também o mais importante patrocinador oficial das maiores feiras realizadas em Portugal nestes domínios.
Outro ponto central é a responsabilidade social que o BPI vê como um dever perante as comunidades em que se integra. Este posicionamento tem vindo a ser incrementado, nomeadamente através dos prémios de solidariedade que o Banco criou: o BPI Capacitar destinado a pessoas com deficiência, o BPI Seniores para apoiar os mais velhos e o BPI Solidário para combater a pobreza e a exclusão social. Nos últimos 8 anos, estes três Prémios BPI distribuíram cerca de 8 milhões de euros para apoiar mais de 250 projetos de instituições privadas sem fins lucrativos, o que constitui uma das mais relevantes iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa no País, que será consideravelmente reforçada, em anos futuros, através da intervenção da Fundação Bancária “la Caixa”. A exposição “Madonna - Tesouros dos Museus do Vaticano”, patente no Museu Nacional de Arte Antiga com entrada gratuita para Clientes BPI, foi o primeiro ato de mecenato cultural conjunto entre a Fundação e o BPI. As duas instituições voltaram a unir-se na resposta no apoio às vítimas dos incêndios em Portugal, atribuindo 3 milhões de euros para a reconstrução de habitações.

vantagens competitivas

Servir os Clientes e a Comunidade com elevados padrões de ética e qualidade é o mais importante dos compromissos do BPI, cujo cumprimento é reconhecido no resultado dos principais estudos de mercado e distinções públicas.
O BPI é, pelo 2.º ano consecutivo, líder na Satisfação dos Clientes, de acordo com o Índice Nacional de Satisfação do Cliente - ECSI Portugal 2017, um indicador europeu aplicado em Portugal por uma parceria entre a Associação Portuguesa da Qualidade, o Instituto da Qualidade e a Universidade Nova de Lisboa. Esta avaliação é corroborada pelo Basef, estudo da Marktest, que voltou a confirmar que, de entre os cinco maiores bancos do sistema financeiro português, o BPI tem o nível de satisfação mais elevado nos indicadores satisfação global, qualidade de atendimento e qualidade dos produtos.
No BFin 2017 - Barómetro de Serviços Financeiros para Empresas, da DATA E, o BPI é indicado como o “banco globalmente melhor para as empresas” e o banco mais utilizado pelas empresas que usam serviços de Mobile Banking.
O BPI foi ainda a melhor Marca bancária na categoria produtos bancários para seniores, de acordo com a Consumer Choice 2017 e repetiu inúmeras distinções nas áreas da banca de investimento e mercado de capitais.
A elevada reputação e desempenho diferenciador do BPI são ainda reconhecidos por distinções públicas atribuídas por entidades independentes nacionais e internacionais. Em quatro anos consecutivos, o BPI foi eleito Marca de Excelência em Portugal pela Superbrands e Marca bancária de maior confiança pelas Selecções do Reader’s Digest, obtendo o melhor resultado de sempre no sector bancário.

BPI
sabia que?

• 97% das transações realizadas por Clientes do BPI são efetuadas em canais digitais. Mensalmente são efetuados 16 milhões de logins nos canais digitais do BPI, dos quais 71% são mobile. 9 em cada 10 Clientes digitais particulares são utilizadores regulares da BPI App.

• O BPI, em conjunto com o seu acionista CaixaBank, foram os assessores de algumas das principais operações de financiamento “verde” ou ESG em Portugal, nomeadamente, com empresas como a BA Glass, Corticeira Amorim, EDP, Sonae, Nos ou Navigator.

• O BPI é “O Banco Oficial das Seleções” de futebol (masculinas e femininas e da seleção Sub21) e o patrocinador principal da 1ª Liga de futebol feminino, denominada “Liga BPI”.

• O BPI desafiou 30 alunos e professores do Conservatório D 'Artes de Loures (CAL) a criar o hino “Portugal Agora” de apoio à seleção. O CAL é uma instituição de solidariedade social apoiada pelo BPI e a Fundação “la Caixa” desde 2020, com o objetivo de promover a inclusão social, por meio da arte, de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

• Em 2021, o BPI, mais outros nove Bancos e mais de 30 empresas, associaram-se numa iniciativa solidária #TodosJuntos que angariou 2,5 M€ para apoio alimentar às famílias, no contexto da crise da COVID-19. O montante angariado destina-se à aquisição de alimentos básicos e medicamentos urgentes.

CONSTANÇA MACEDO
CONSTANÇA MACEDO

Diretora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Social

contactos