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BPI

2018

O BPI confirmou em 2016 a sua posição de liderança na Qualidade de Serviço, Confiança e Satisfação de Clientes, validada pelos resultados dos principais estudos de mercado e distinções públicas nestes domínios. Este é o melhor reconhecimento do mais importante dos compromissos do BPI: servir os Clientes e a Comunidade com elevados padrões de ética e qualidade, um propósito sempre em aberto, determinado pela permanente vontade de aperfeiçoamento.

BPI
valores da marca

A Missão do BPI é contribuir para o bem-estar financeiro dos seus Clientes e para o progresso de toda a sociedade. O BPI desenvolve a sua atividade e presta sempre os seus serviços com base nos valores corporativos de qualidade, confiança e compromisso social.

O BPI tem assumido, desde a sua constituição, um papel muito relevante no apoio à sociedade e às suas iniciativas, em particular nas áreas de solidariedade social, cultura, educação e investigação. Este compromisso foi reforçado com a entrada do BPI no Grupo CaixaBank, que proporcionou a vinda para Portugal da Fundação “la Caixa”, uma organização sem fins lucrativos – a primeira fundação em Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional - que trabalha para conseguir uma sociedade mais igualitária para todos os grupos sociais, com um orçamento de 520 milhões de euros para 2018, destinado ao desenvolvimento de programas sociais, à promoção da cultura e da educação e à investigação e atribuição de bolsas.

produtos e desenvolvimentos futuros

O BPI mantém um forte compromisso com a transformação digital, com vista a melhorar a experiência dos Clientes em todos os momentos de contacto com o Banco.

A transformação digital no BPI encontra-

-se estruturada em três áreas de atuação: soluções de Homebanking, com novos serviços e aquisição de produtos; soluções digitais, dirigidas aos Gestores Comerciais através da digitalização dos processos operacionais e de venda; e, por último, soluções de interligação entre os Clientes e os Gestores Comerciais, dinamizando áreas como a comunicação, o marketing e as vendas.

Neste último ano, o serviço de Homebanking BPI Net foi alvo de uma reformulação total da imagem, usabilidade e tecnologia tornando-se mais simples e completo, e contou com um alargamento significativo de funcionalidades como a contratação de crédito pessoal e a gestão de finanças pessoais. Esta última possibilita o acesso ao resumo de receitas e despesas distribuídas por categorias e a definição de limites para as despesas e objetivos para as poupanças. 

Este ano, o Banco lançou o seu novo projeto de mobilidade, o Balcão Móvel BPI, que oferece a maioria dos serviços e operações de um balcão tradicional, sendo o único do mercado que disponibiliza depósitos em numerário e cheque. O Balcão Móvel BPI permite reforçar a proximidade com os Clientes e garantir a presença em localidades onde não existem Balcões BPI.

A Marca reforçou também a sua presença nas redes sociais, crescendo não só em número de seguidores, mas sobretudo na interação e relacionamento com os mesmos.

mercado

O BPI tem cerca de 2 milhões de Clientes no mercado doméstico, atingindo uma taxa de penetração no segmento de Clientes particulares de 13,7% e quotas de mercado relevantes nos vários produtos e serviços que oferece. O modelo de negócio assenta na disponibilização de uma oferta completa de produtos e serviços financeiros, estruturada de forma a responder às necessidades específicas de cada segmento – Particulares, Empresas e Sector Público e Sector Empresarial do Estado – através de uma rede de distribuição especializada, multicanal e totalmente integrada.

O CaixaBank é um acionista de referência desde 1995, tendo alcançado a maioria do capital social do BPI em 2017. É atualmente a entidade líder em banca de retalho em Espanha, com uma quota de penetração de Clientes particulares, como entidade principal, de 26,3%. O CaixaBank foi também reconhecido como “O Melhor Banco Digital da Europa Ocidental”, pela sua transformação digital e inovação tecnológica, um prémio atribuído também pela Euromoney.

COMUNICAÇÃO

Em 2018, o BPI anunciou como imagem de Marca Sara Sampaio e regressou aos meios de grande visibilidade com a campanha Conta Valor. Esta campanha assinalou também a estreia da nova assinatura “BPI. Grupo CaixaBank. Juntos Consigo”. Em julho, o Banco assinou um acordo com a Federação Portuguesa de Futebol por quatro épocas e tornou-se o “Banco Oficial das Seleções”. É Patrocinador Oficial das Seleções A (masculinas e femininas) e da Seleção Sub21 até 2022. É igualmente Patrocinador Principal da 1.ª Liga de Futebol Feminino que passa a designar-se “Liga BPI”.

Ao longo do ano 2018, a Fundação la Caixa iniciou a implementação em Portugal dos seus programas próprios e reforçou para 750 mil euros o apoio atribuído no âmbito de cada um dos Prémios BPI Capacitar, BPI Seniores e BPI Solidário. Todas as iniciativas são apresentadas sob a Marca conjunta BPI Fundação “la Caixa” e resultam de uma estreita colaboração
entre as duas instituições.
De entre os diversos programas implementados, destaca--se o lançamento do Incorpora, destinado a fomentar a contratação de pessoas em risco ou situação de exclusão, e do programa de Atenção a Pessoas com Doenças Avançadas, centrado no apoio a pessoas que se encontram no final de vida e aos seus familiares. Foram ainda levados a cabo projetos de apoio à investigação na saúde, exposições itinerantes, parcerias com museus e entidades culturais portuguesas.

O apoio às empresas portuguesas constitui um outro eixo central de atuação do Banco, nomeadamente através de um ciclo de “Encontros com Empresas”, que está a percorrer todas as capitais de distrito do País, e do lançamento em Portugal do Prémio Empreendedor XXI, destinado a apoiar as empresas portuguesas mais inovadoras, com menos de três anos de atividade e com maior potencial de crescimento.

vantagens competitivas

O reforço da participação do CaixaBank no capital social do BPI melhora a solidez e a competitividade do Banco, abrindo novas oportunidades e desafios. A mútua colaboração entre as duas instituições, com um percurso conjunto de mais de 20 anos, aliada à dimensão, reputação e capacidade do CaixaBank contribuem para afirmar os valores comuns às duas instituições: Qualidade, Confiança e Compromisso Social. O BPI detém o melhor rating da banca em Portugal, de acordo com as notações das principais agências, e os seus indicadores de risco e solidez financeira estão entre os melhores da Península Ibérica.

O acionista de referência do CaixaBank é a Fundação “la Caixa” e um dos seus princípios de atuação é levar a cabo a sua obra social aos territórios onde o CaixaBank desenvolve a sua atividade. Neste sentido, a Fundação “la Caixa” iniciou a implantação da sua ação social em Portugal, onde prevê alcançar um orçamento anual de 50 milhões destinados a apoiar projetos de carácter social, científico e cultural.

A reputação e o desempenho do BPI são reconhecidos por distinções públicas, atribuídas por diversas entidades independentes, nacionais e internacionais. Em 2018, o BPI foi eleito, pela primeira vez, o “Melhor Banco em Portugal” pela prestigiada revista internacional Euromoney; foi distinguido, pelo 5.º ano consecutivo, com o Selo Superbrands “Marca de Excelência em Portugal” e com o Selo “Marca de Confiança”, pelas Selecções do Reader’s Digest; e foi ainda “Escolha Sénior”, pela Consumer Choice, pelo 3.º ano consecutivo.

BPI
sabia que?

O Prémio BPI Solidário, lançado em 2016, apoia projetos que promovam a melhoria das condições de vida de pessoas que se encontram em situação de pobreza e de exclusão social, complementando os segmentos já abrangidos pelos Prémios BPI Capacitar e BPI Seniores - pessoas com deficiência e idosos. Os três Prémios BPI atribuem anualmente donativos no valor mínimo de 1,5 milhões de euros.

O BPI lançou um produto único, exclusivo e inovador em Portugal, a Pulseira BPI Cash. Com esta pulseira, basta aproximá-la de um terminal de pagamento automático “contactless” para efetuar pagamentos sem necessidade de usar cartões. A pulseira está disponível em seis cores diferentes e tem a vantagem de ser flexível, ajustável e à prova de água.

O GoBanking é uma plataforma comercial móvel do BPI, totalmente inovadora, que permite a abertura de conta e a concretização de operações de venda com recurso à assinatura digital, e o acesso em tempo real a toda a informação sobre o Cliente e a oferta do Banco.

FILIPA ROQUETTE
FILIPA ROQUETTE

Diretora de Comunicação do BPI

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