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BOM PETISCO

2020

É sob o mote "Conserva o que é bom" que, há mais de 50 anos, BOM PETISCO trabalha para valorizar a cultura portuguesa e a tradição conserveira. Líder inconformado, assume-se como a Marca dinamizadora do mercado das conservas de peixe, procurando trazer inovação e diferenciação às escolhas dos consumidores. É desta forma que BOM PETISCO demonstra que a qualidade terá sempre lugar à mesa dos portugueses.

BOM PETISCO
valores da marca

Autenticidade, Espírito de Liderança e Inovação são os grandes valores de BOM PETISCO. São mais de cinco décadas de história, em que a Marca procura sempre manter-se fiel às origens, às tradições e ao caminho que foi traçando na conquista da liderança de mercado. Hoje, BOM PETISCO é sinónimo de sabor e de valor, uma Marca que se orgulha da preferência dos consumidores e que continua a trabalhar para os surpreender.

produtos e desenvolvimentos futuros

Os últimos anos têm sido muito importantes para a performance atual de BOM PETISCO, já que a maioria dos lançamentos feitos pela Marca foram muito relevantes no crescimento da própria categoria. No atum, BOM PETISCO reforçou a sua gama com os formatos de 200g e 385g, nos três molhos mais clássicos – Óleo, Azeite e Natural. Lançou também mais uma referência na gama de sabores, o Atum em Caril, que fica agora lado a lado com o Atum em Pimenta da Terra e Ervas Finas e o Atum em Azeite Virgem Extra com Orégãos.

Mas o lançamento mais importante da Marca estava guardado para outro segmento, o das sardinhas. Em 2019, depois de muitos meses de pesquisa e preparação, BOM PETISCO lançou finalmente para o mercado a sua gama de sardinhas em lata. Sardinhas com um elevado teor de gordura, cozidas de forma a preservar o seu sabor e frescura, e conservadas em cinco molhos muito saborosos e 100% naturais. Uma conserva de elevada qualidade que, em apenas 18 meses, conquistou os consumidores e a liderança do segmento (fonte: Dados Nielsen YTD P10’20). As sardinhas são um compromisso tão importante para BOM PETISCO que, em 2020, a Marca alargou a sua oferta através do lançamento de uma referência verdadeiramente diferenciadora, as Sardinhas Sem Pele e Sem Espinhas em Azeite Virgem Extra.

O ano de 2020 será ainda marcado pelo lançamento de uma gama mais ligada à sustentabilidade e ao consumo consciente, tendências incontornáveis na alimentação dos portugueses – a gama BOM PETISCO BIO, composta por Atum e Sardinhas em Azeite e Tomate Biológicos.

O futuro está neste momento a ser construído e 2021 trará novidades muito importantes para a Marca e para a categoria. Como líder, BOM PETISCO quer continuar a surpreender os portugueses com produtos e receitas cheios de sabor e de saúde, aliando da melhor forma tradição e inovação.

mercado

O mercado das conservas de peixe tem-se mostrado bastante dinâmico, com crescimentos muito significativos, principalmente neste ano de 2020. O atum continua a ser a conserva mais importante, representando mais de 80% das vendas, com BOM PETISCO a liderar e a reforçar a sua quota de mercado. Seguem-se as sardinhas, segmento que tem apresentado maior crescimento face ao ano anterior, muito alavancado pela performance de BOM PETISCO. Em dados acumulados, no final de setembro de 2020, BOM PETISCO representa quase 20% das vendas totais da categoria, cerca de quatro vezes mais do que a segunda Marca do mercado (fonte: Dados Nielsen YTD P10’20).

COMUNICAÇÃO

Os pilares de comunicação definidos para BOM PETISCO têm vindo a ser trabalhados de forma continuada e sustentada, ao longo dos últimos anos. Seja em comunicação dentro ou fora do ponto de venda, a Marca procura transmitir a versatilidade e os benefícios das conservas de peixe, em todos os seus suportes e investimentos.

Um dos seus maiores e mais óbvios vetores de comunicação é a portugalidade, presente de forma moderna e criativa em quase todos os materiais e campanhas. A Marca é orgulhosa da sua origem, do seu caminho e das suas pessoas, e procura transmiti-lo ao consumidor em todas as oportunidades.

Além disso, no que respeita a patrocínios, BOM PETISCO tem procurado associar-se a parceiros e eventos que estejam diretamente relacionados com o mar e com a promoção de um estilo de vida saudável e equilibrado, direcionando investimentos para o Surf e a Corrida. A criação do inovador prémio Bom Petisco Girls Score, para a Liga Nacional de Surf, é exemplo de quão importante e intrínseca é a relação da Marca com o mar.

Por fim, é através das receitas que BOM PETISCO responde aos desafios dos novos hábitos de consumo e fomenta a valorização das conservas de peixe. Tornar uma lata na estrela de uma refeição é o principal objetivo de todos os conteúdos gastronómicos publicados pela Marca, seja nas redes sociais, no site ou na imprensa. Com a ajuda do chef Hugo Nascimento, BOM PETISCO continua a criar soluções originais para refeições e snacks, promovendo as conservas como uma opção muito versátil, divertida e nutritiva para qualquer ocasião, em qualquer idade.

Em 2020, e no contexto especial da pandemia causada pela COVID-19, os meios digitais têm vindo a ganhar cada vez mais preponderância nos investimentos da Marca. O Facebook e o Instagram são importantes ferramentas de comunicação direta com os consumidores, mas o passo mais importante está guardado para o final do ano – o lançamento da loja online BOM PETISCO, no site da Marca.

vantagens competitivas

Aliada à reconhecida experiência que BOM PETISCO tem no fabrico e comercialização de conservas de peixe, a maior vantagem competitiva da Marca é a sua notoriedade. BOM PETISCO é, sem dúvida, uma Marca de confiança dos portugueses, seja pela sua indiscutível qualidade, como pelo percurso que tem construído. Ao longo de mais de 50 anos, BOM PETISCO tem provado ser a verdadeira referência de conservas na gastronomia portuguesa, trabalhando para a constante valorização desta categoria, seja através de receitas inovadoras, do lançamento de produtos diferenciadores ou até de uma comunicação moderna e relevante para todos os públicos. Por fim, BOM PETISCO é uma Marca com um propósito, que pretende enaltecer tudo o que de bom representam as conservas: portugalidade, qualidade, tradição, preservação dos oceanos e promoção de um estilo de vida saudável.

BOM PETISCO
sabia que?

Com as primeiras notícias sobre a possibilidade de um contexto pandémico em Portugal, a Marca tomou uma série de medidas preventivas para salvaguardar a saúde e a proteção dos seus colaboradores. Reviu os seus procedimentos internos e dinâmicas das equipas, implementando uma gestão ainda mais criteriosa e rigorosa dos recursos. Só assim, foi possível garantir que BOM PETISCO tenha continuado a chegar, em segurança, a casa de todos os portugueses.

Com o início do período de confinamento, todo o plano de comunicação BOM PETISCO foi rapidamente adaptado para uma nova realidade – os portugueses estavam em casa, com a despensa cheia
e precisavam de novas ideias para refeições
e snacks. Houve um foco imediato nos meios digitais e um grande investimento em novas receitas e novas formas de consumo.

A partir de junho de 2020, com a chegada da “nova normalidade”, o plano de comunicação foi novamente revisto, para que a Marca continuasse a acompanhar os consumidores na sua jornada diária. Foi assim retomado o investimento no ponto de venda e na comunicação above-the-line.

De forma geral, o contexto criado pela COVID-19 não trouxe alterações estruturais à estratégia definida para a Marca em 2020. BOM PETISCO continuou a investir e a lançar novos produtos, assumindo sempre a sua missão de valorizar e dinamizar o mercado.

CATARINA FERRAZ
CATARINA FERRAZ

Diretora de Marketing

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