Desde 1962 que o Oceano Atlântico traz o atum BOM PETISCO até à mesa dos portugueses. O BOM PETISCO é produzido nas fábricas da COFACO AÇORES onde, todos os anos, 530 pessoas trabalham manualmente milhares de toneladas de atum.
O BOM PETISCO combina a tradição da melhor conserva portuguesa com a irreverência de uma Marca que antecipa as tendências de mercado através das suas inovações, contando já com mais de 50 anos de história no mercado nacional.
Simples, autêntico e inovador, BOM PETISCO mantém-se fiel a si próprio desde a sua criação, o que assegura à Marca a preferência das famílias portuguesas. Para várias gerações, BOM PETISCO é uma garantia de sabor e é desta forma que a confiança
dos consumidores se torna um pilar da Marca, um valor orientador de todo o seu percurso e um potenciador de crescimento.
Com uma longa história em Portugal, a Marca conquistou o seu reconhecimento com três referências base, os inconfundíveis clássicos BOM PETISCO: atum em Óleo Vegetal, em Azeite e Ao Natural. Desde 2015, no entanto, a Marca conta com três novas receitas que compõem a sua gama BOM PETISCO Sabores. Mantendo a tradição conserveira que distingue os seus produtos, esta gama original inclui as variantes de atum em Azeite Virgem Extra e Orégãos, 5 Pimentas, e Pimenta da Terra e Ervas Finas. Para ir ao encontro de sabores mais irreverentes ou simplesmente para permitir aos consumidores novas experiências, BOM PETISCO Sabores combina a tradição e a inovação, dentro de uma só lata.
A diversidade tem também sido fomentada pela Marca, através do lançamento de diferentes formatos, como as latas de 200g ou 385g, mais direcionadas para um consumo em família.
O portefólio BOM PETISCO inclui ainda os famosos Tuna Burgers – sem adição de conservantes ou corantes, são uma solução prática, rápida e diferente, com a garantia de sabor e qualidade BOM PETISCO.
A Marca completa assim a sua oferta, na procura de satisfazer as necessidades dos consumidores mais exigentes. Numa ótica de melhoria contínua, todas as referências são resultado de processos otimizados, com recurso a métodos modernos e inovadores. A solidez do seu portefólio é uma garantia de qualidade constante, resultado de décadas de liderança e pioneirismo.
BOM PETISCO integra o portefólio de Marcas da Cofaco, que abrange o mercado nacional e internacional. Mais de 30% do volume de vendas do Grupo destina-se à exportação para mais de 30 países, espalhados pelos cinco continentes. BOM PETISCO está presente em diversos mercados estratégicos, com destaque para os mercados de França, Suíça e Luxemburgo.
Em Portugal, o segmento do atum vale cerca de 85% do mercado das conservas de peixe, o equivalente a mais de 150 milhões de latas. Neste contexto, BOM PETISCO mantém a sua liderança de várias décadas, com uma quota de mercado atual de 21% em valor (Fonte: Dados Nielsen YTD Jul2017).
2017 foi o ano em que BOM PETISCO voltou a comunicar com os portugueses. Depois de, em 2016, a Marca ter iniciado uma parceria com o Chef Hugo Nascimento, chegou agora o momento de BOM PETISCO consolidar o seu objetivo de elevar a conserva à qualidade de cozinha de autor.
“BOM PETISCO é bom com o lado fun da vida”, foi o ponto de partida para a nova comunicação da Marca, que quer voltar a estar perto dos portugueses e revolucionar as suas rotinas, mostrando como, de uma simples lata, se consegue obter soluções modernas e surpreendentes.
Um clássico da nossa alimentação, BOM PETISCO é um alimento versátil e saudável, 100% natural e com elevado valor nutricional. Está muito presente nos momentos do quotidiano, mas raramente é a estrela de uma refeição. Com esta campanha, a Marca centra
a comunicação no “appetite appeal” de receitas práticas e saborosas, colocando-as lado a lado com as coisas boas da vida.
A campanha concretiza-se num plano de comunicação com outdoors, imprensa e digital, incluindo ainda alguns meios específicos nos Açores, a sua terra natal.
Para complementar este posicionamento e chegar a mais targets, BOM PETISCO esteve também presente em alguns Festivais de Verão, proporcionando experiências de Marca divertidas e comunicando de forma diferenciadora.
Marca “top of mind” da categoria, BOM PETISCO é reconhecido pelos consumidores como o especialista no segmento das conservas.
A larga experiência da Marca no processo produtivo garante-lhe um know-how de exceção que tem permitido, ao longo dos anos, o desenvolvimento de produtos inovadores.
É esta capacidade de cruzar o melhor da gastronomia portuguesa com a nossa tradição, que confere a BOM PETISCO um carácter diferenciador, quer pela inovação da Marca quer pela manutenção de níveis de qualidade notáveis.
BOM PETISCO é o resultado de um método artesanal de preparação de conservas, passado de geração em geração nas fábricas da Cofaco. É esta a essência de uma Marca que privilegia o valor da tradição e que quer evoluir com ela. Desde a escolha do peixe, à sua cozedura, limpeza e embalamento, a qualidade dos processos e matérias-primas BOM PETISCO define o sucesso dos seus produtos e é a chave para a fidelização dos consumidores ao longo dos anos.
• Até ao final do século XIX, as conservas eram consideradas um produto luxuoso, associadas à elite social do regime industrial. Foi a chegada da II Guerra Mundial que ditou a expansão da indústria conserveira e, assim, a massificação das conservas de alimentos.
• A origem da COFACO remonta às conservas TENÓRIO, que ficaram inicialmente famosas pela sua receita de atum em escabeche – uma receita que tempera o atum em vinagre, azeite, cebola e alho.
• A COFACO AÇORES detém o estatuto de maior empregador feminino dos Açores, ao empregar mais de 350 mulheres nas suas fábricas em Rabo de Peixe (Ilha de São Miguel – Açores) e na Madalena do Pico (Ilha do Pico – Açores).
• Anualmente, a COFACO AÇORES trabalha mais de 7 mil toneladas de atum.
Diretora de Marketing