BANCO MONTEPIO

2017

2021. Recentrar no Propósito e Perseverar. Com quase dois séculos de história, o BANCO MONTEPIO - a Marca bancária mais antiga em Portugal – inspirado pela sua origem mutualista e comprometido com a sustentabilidade e responsabilidade social, está mais perto, eleva o espírito solidário, os valores de entreajuda, do respeito e da inclusão – que não se apagaram na adversidade.
E continua a inovar com significado, mantendo viva a tradição. Em 2021, como há 177 anos, a missão é fazer a diferença na vida das famílias, empresas e instituições do sector social.

BANCO MONTEPIO
valores da marca

Com uma história única de 173 anos, a Caixa Económica Montepio Geral é uma das Marcas portuguesas mais antigas e conta com um longo percurso de tradição e confiança junto dos seus clientes. Nascida sob princípios muito singulares – associados ao mutualismo, à solidariedade e à economia social -, a Caixa Económica Montepio Geral posiciona-se como um Banco próximo e relacional, que acompanha os clientes ao longo das etapas centrais da sua vida.
Representada pelo Pelicano, um símbolo de altruísmo, proteção e ajuda mútua, a Caixa Económica Montepio Geral orienta-se por uma matriz de valores assente na poupança, na família e na confiança, cruzando a experiência adquirida e o saber conquistado no passado com a promessa de acompanhar sempre os seus clientes.
De olhos postos no Futuro, a Caixa Económica Montepio Geral reforça os valores que estão na sua origem e que tanto a diferenciam como o Banco de relação, parceria estreita e entendimento, associado a uma ideia de progresso e evolução, tangível na assinatura “Valores que crescem consigo”.

produtos e desenvolvimentos futuros

A Caixa Económica Montepio Geral tem vindo a seguir um caminho estratégico de transformação e modernização, sem nunca perder os traços de portugalidade e tradição que lhe são tão característicos. Enquanto Instituição ávida de mudança, com espírito inovador e com a ambição de ser uma referência em modernidade, encara o processo de transformação digital como um fator crítico de sucesso para que possa continuar a inovar e a evoluir de uma forma competitiva e diferenciadora.
Este ciclo de mudança teve início em 2015, com uma fase de preparação e criação de novas ideias e experiências que permitiram à Caixa Económica Montepio Geral acompanhar as tendências do negócio, da evolução digital, da sociedade e, consequentemente, do seu perfil de clientes. Como resultado desse planeamento, 2017 apresenta-se o ano da reinvenção, o ano marcado pelo desenvolvimento de projetos de inovação âncora que reposicionam a Caixa Económica Montepio Geral enquanto Instituição orientada para o cliente e que lhe oferece uma experiência de excelência com base nas suas metas financeiras.
Entre as primeiras iniciativas levadas a curso, destaque para o início da modernização da rede nacional de balcões, que resulta em espaços mais modernos e acolhedores, que melhoram a qualidade do atendimento prestado e proporcionam uma maior comodidade ao cliente.
No âmbito deste processo de inovação, foi dada prioridade estratégica à renovação do website, sendo, por excelência, o canal onde muitos clientes e potenciais clientes começam a ter contacto com a nova imagem do Banco, apresentada igualmente no início do ano de 2017.
Outro projeto a destacar é o lançamento da nova app Montepio24, que vem melhorar a experiência de todos os clientes que optam por gerir o seu dia-a-dia financeiro a partir do conforto do seu smartphone, acrescentando funcionalidades, como por exemplo a leitura da impressão digital para autenticação. Com um roadmap evolutivo constante, a app Montepio24, para Particulares e para Empresas, irá cobrir todo o espectro de operações, de modo a tornar-se o pilar central da estratégia de mobilidade do Banco.
Essencial também para refrescar e apoiar todo o negócio do Banco no sector imobiliário, a Caixa Económica Montepio Geral inaugurou, também em 2017, um novo portal de imóveis. Aqui é possível encontrar imóveis que abrangem vários usos, como imobiliário residencial ou terrenos para construção. De forma a melhorar a experiência do utilizador, o site é adaptável aos vários tipos de ecrã, e as funcionalidades incluem alertas personalizáveis para redução de preço, disponibilidade, novos imóveis ou imóveis com determinadas características.

mercado

Num setor tão competitivo como o financeiro, a Caixa Económica Montepio Geral considera estratégico acompanhar a evolução tecnológica do mercado, encarando-a com uma atitude proactiva. Mais digital e moderna, está adaptada às novas realidades e à inovação que a modernidade dos dias de hoje impõe.
Posicionada como um Banco próximo dos seus clientes, a Caixa Económica Montepio Geral marca a sua presença através de uma rede de 324 balcões e conta com o compromisso de mais de 3000 colaboradores.
Determinada em estar perto das famílias, dos projetos das empresas, das necessidades das comunidades portuguesas e das Instituições da Economia Social, afirma-se pela sua natureza emocional e pela disponibilização dos produtos e serviços mais adequados a cada segmento, visando oferecer a melhor experiência em todos os canais, sem nunca perder os pilares de força da Marca que lhe conferem um posicionamento singular no seu sector e na sociedade portuguesa.

COMUNICAÇÃO

No início de 2017, alinhado com o processo de transformação digital, a Caixa Económica Montepio Geral rejuvenesceu a sua comunicação, tornando-a mais moderna e dinâmica, com novos códigos, uma imagética mais arrojada e diferenciada para cada segmento, um novo lettering e uma nova assinatura de posicionamento. Sob o mote “Só um Banco Diferente nos leva mais longe”, e concretizando o desafio de aliar novos elementos, mantendo a ligação com o passado, esta nova linha de comunicação apela à diferença presente na natureza da Caixa Económica Montepio Geral e à longevidade na relação com os seus clientes. A Caixa Económica Montepio Geral quer levar essa diferença mais longe e estar presente no ciclo de vida dos seus clientes, apresentando ofertas relevantes para cada momento. Um conceito inspirador que liga o lado relacional enquanto Banco próximo que entende cada projeto e cada ambição como sendo seus, e o lado da evolução e do crescimento enquanto entidade orientada para o futuro e que quer continuar a evoluir e a inovar.
A nova linha gráfica inclui um novo discurso visual, um novo device de comunicação e um novo estilo fotográfico marcado pelo realismo e espontaneidade. O novo look&feel da comunicação da Caixa Económica Montepio Geral é transversal a todos os segmentos de negócio – Particulares, Empresas e Economia Social - e nasce da forma do logótipo da Caixa Económica Montepio Geral, estabelecendo uma relação próxima e coerente com a identidade da Instituição. O novo device, representado por uma seta em sentido ascendente, aponta para os clientes e para os produtos que podem levá-los mais longe e o tom de comunicação é otimista, aspiracional e personalizado para cada segmento.

vantagens competitivas

A Caixa Económica Montepio Geral consolidou a sua notoriedade suportada em elevados níveis de excelência merecedora do reconhecimento dos seus clientes, tendo recebido diversas distinções ao longo dos últimos anos, que premeiam a qualidade do serviço prestado e colocam a Instituição entre as melhores referências do mercado.
Em 2016, no âmbito da candidatura ao Troféu Call Center 2016 – IFE , foi atribuída uma classificação de 97,3% à Linha Phone24 e, em 2017, o Contact Center, com especial enfoque na Linha Montepio Phone24, foi uma vez mais distinguido com o “Troféu Bronze para Melhor Linha de Atendimento no Sector da Banca” da Associação Portuguesa de Contact Centers.

BANCO MONTEPIO
sabia que?

Temos Pio by Banco Montepio é um espaço para inspirar a Ser, contra estereótipos e convenções. Para dar o empowerment ao movimento “Tu podes o que quiseres”. @temospio

TÂNIA MADEIRA
TÂNIA MADEIRA

Diretora de Comunicação e Marca

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