BANCO MONTEPIO

2020

No início de 2020, ninguém imaginava que os valores que estão na génese do BANCO MONTEPIO – Solidariedade, Entreajuda e Proximidade – iriam ser tão necessários. Também ninguém sabia que um Banco com quase dois séculos de história, iria colocar a inovação ao serviço das pessoas para responder aos desafios da pandemia causada pela COVID-19, e fazer aquilo que sabe fazer melhor: entregar soluções que fazem a diferença na vida dos clientes.

BANCO MONTEPIO
valores da marca

A COVID-19 mudou o Mundo e obrigou estados, empresas e famílias a reinventar modos de viver e trabalhar. O BANCO MONTEPIO, a mais antiga instituição financeira em Portugal – que em quase dois séculos de história atravessou crises de saúde pública, económicas, financeiras

e políticas, encontrando sempre a resposta adequada para cada uma delas – recorreu ao que tem de melhor para ajudar as famílias, as empresas e as instituições da economia social a ultrapassar uma crise pandémica, cujas consequências estão longe de ser percebidas.

Em tempos incertos, o BANCO MONTEPIO manteve-se fiel à sua origem e base mutualista, bem como aos valores de Proximidade, Solidez, Confiança, Transparência, Inovação e Inclusão.

A instituição assinou a carta de Compromisso Social do Grupo Montepio, onde reforçou o seu compromisso com sustentabilidade social e a vontade de continuar a ser o Banco de inspiração mutualista do País por  mais 175 anos.

produtos e desenvolvimentos futuros

Com o País parado e confinado, e com um cenário de crise económica e social como pano de fundo, o BANCO MONTEPIO focou-se em três eixos de atuação: acelerar a transição digital, criando soluções inovadoras na banca à distância; desenvolver medidas imediatas e extraordinárias para ajudar famílias e empresas a minimizar o impacto da COVID-19; e apoiar solidariamente instituições da economia social e aqueles que estiveram na linha da frente de combate ao novo coronavírus. Inovação e entreajuda passaram a ser duas faces da mesma moeda. A pensar nas famílias, o BANCO MONTEPIO desenvolveu um processo fácil, totalmente digital e com resposta por SMS, para pedido de moratória de créditos. Em apenas quatro passos – todos online – as prestações ficam suspensas.  O Banco implementou também um processo simples e 100% digital, que permite atualizar os dados de cliente e aderir ao Serviço Montepio 24 – serviço de banca à distância – sem a necessidade de uma deslocação ao balcão. E, para responder a tempos e situações de emergência, criou e disponibilizou a Linha de Emergência COVID-19, que permitiu às famílias duplicar a conta ordenado e aumentar o plafond do cartão de crédito, de forma extraordinária e transitória e em condições financeiras favoráveis. A pensar nas empresas, o BANCO MONTEPIO lançou o serviço Abertura de Conta Online, um serviço pioneiro no sector, até aqui exclusivo para clientes particulares. Em três passos, totalmente online, tornou-se possível abrir uma conta bancária na hora e passar a movimentá-la de imediato. 

Para apoiar as micro e pequenas empresas mais afetadas pela crise económica provocada pela COVID-19 e as ajudar a regressar à normalidade, o Banco voltou a inovar ao ser a primeira instituição financeira a criar no seu site um simulador online para a Linha de Apoio à Economia COVID-19 – Micro e Pequenas Empresas.

A pensar nas instituições da economia social, o BANCO MONTEPIO lançou a Conta Acordo, uma linha de crédito que facilita a gestão de tesouraria das IPSS. Com esta solução, as entidades do sector social podem assegurar necessidades pontuais de tesouraria, antes mesmo do recebimento dos fundos estatais.

Num tempo em que as instituições precisavam de continuar a apoiar as comunidades, e em que o voluntariado não podia parar, o BANCO MONTEPIO, em conjunto com a Lusitania, lançou o seguro Voluntários por Todos. O Banco disponibilizou este produto, sem custos, aos que organizam e desenvolvem ações de voluntariado e precisavam de um seguro de acidentes pessoais para os seus voluntários, durante os períodos das ações no terreno. A pensar na linha da frente de combate à COVID-19, o BANCO MONTEPIO lançou a Poupança Solidária +Vida, um depósito a prazo de cariz solidário com uma lógica tão simples quanto generosa: quanto maiores os valores depositados, maior o valor entregue à Cruz Vermelha Portuguesa, para aquisição de equipamento de proteção individual e logística, essencial para os profissionais de saúde no combate ao novo coronavírus. O BANCO MONTEPIO também se associou solidariamente ao Movimento SOS Coronavírus, uma iniciativa da Associação Empresarial de Portugal, em parceria com a Ordem dos Médicos. O Banco abriu a conta solidária SOS Coronavírus, fez um donativo, e procurou sensibilizar a comunidade para esta iniciativa, para que nada faltasse aos médicos e demais profissionais de saúde.

mercado

O BANCO MONTEPIO é um banco privado e independente, 100% nacional, e é a instituição financeira mais antiga em Portugal. A par com a longevidade e a portugalidade, há outra característica que o distingue: o posicionamento histórico junto do terceiro sector, onde detém a liderança de mercado, com uma taxa de penetração superior a 26%.

A instituição financeira é a única com uma Direção Comercial dedicada a este segmento, o que lhe confere um conhecimento ímpar da realidade, especificidades e necessidades das entidades da economia social, com quem mantém uma ligação umbilical.

COMUNICAÇÃO

A comunicação da Marca não mudou em tempos de COVID-19. Continuou a comunicar de forma próxima, empática e autêntica, procurando ser relevante em cada momento.

Assim, depois de um período de confinamento que pôs à prova as liberdades de todos, chegou o 1 de junho de 2020, o dia do grande desconfinamento. Para assinalar o regresso a uma outra normalidade, o Banco lançou uma campanha de comunicação carregada de simbolismo. "Recomeçar com confiança" foi a campanha que pôs o pelicano – o símbolo ancestral da Marca – a estender as asas e a voar do ninho onde sempre estivera. O voo simbolizou a confiança e o otimismo que todos precisavam para retomar as suas vidas, de certa forma suspensas até então.

Depois de uma campanha institucional, o BANCO MONTEPIO lançou uma campanha de produto para responder a um ano particularmente desafiante quer económica, quer emocionalmente. "Ninguém estava à espera disto" foi o nome escolhido para a campanha de um crédito habitação original, com uma criatividade inesperada e um protagonista raro em publicidade. Através de uma narrativa simples, esta campanha transmite o essencial sobre a oferta, reservando mais tempo para o humor, num ano em que rir faz falta. Com a assinatura e identidade artística de Bruno Nogueira, a campanha inclui até silêncios: uma raridade em qualquer anúncio de publicidade.

O ator e humorista foi distinguido com o prémio de reconhecimento internacional "Inspiring Person Of The Year 2020" nos E! People’s Choice Awards, pela forma como marcou o ano de 2020 – com compromisso, atitude positiva

e força de caráter – levando humor e inspiração a milhares de pessoas durante o período da quarentena. A forma empática e inspiradora como Bruno Nogueira toca as pessoas, é também a forma como o BANCO MONTEPIO procura comunicar  e impactar as pessoas há mais de 175 anos.

vantagens competitivas

Uma das principais características da Marca BANCO MONTEPIO é a sua capacidade de acompanhar gerações de portugueses e de os ajudar a fazer crescer as suas poupanças.

E isso torna-a resiliente. Com uma forte relação emocional com milhares de clientes e ancorada em pilares como a proximidade, confiança ou experiência oferecida, a Marca BANCO MONTEPIO é hoje uma das cinco Marcas bancárias mais valiosas em Portugal, segundo o estudo da consultora OnStrategy, e uma das mais reputadas, segundo a MERCO – Monitor Empresarial de Reputación Corporativa.

BANCO MONTEPIO
sabia que?

Em plena pandemia, o BANCO MONTEPIO desenvolveu um processo de adesão às moratórias, totalmente online. Tão simples quanto rápido.

O BANCO MONTEPIO, líder no sector da economia social, tem uma linha de crédito específica – a Conta Acordo – para instituições de cariz social.

O Banco foi pioneiro no mercado, com o lançamento da Abertura de Conta Online para Empresas.

TÂNIA MADEIRA
TÂNIA MADEIRA

Diretora de Comunicação e Marca

contactos