BANCO MONTEPIO

2019

O BANCO MONTEPIO está mais novo do que nunca. No ano em que celebra 175 anos, renova a imagem e reinventa-se para marcar um tempo de transformação. O BANCO MONTEPIO abriu balcões, lançou o Banco de Empresas Montepio (BEM), está cada vez mais simples e digital, sempre humano. Mudou muito sem perder o propósito de sempre, guardado na assinatura “Valores que Crescem Consigo”.

BANCO MONTEPIO
valores da marca

O BANCO MONTEPIO afirma-se como um banco cada vez mais próximo. Num mundo cada vez mais distante e à distância, o BANCO MONTEPIO está cada vez mais perto das famílias, empresas e instituições da Economia Social. Criou o conceito de balcão de proximidade e devolveu serviços bancários essenciais a populações e localidades menos urbanas. Abraveses, Fão, Ferreira do Alentejo, Pedras Salgadas, Ferro, Oiã e Avanca têm agora um BANCO MONTEPIO a seu lado.

O BANCO MONTEPIO é um banco com propósito: uma ligação umbilical ao sector da Economia Social. É com este braço forte, que declina em três pilares cruciais – economia social, empreendedorismo social e sustentabilidade – que o banco continua a tocar a sociedade civil, com impacto positivo e com um retorno que vai muito além dos números.

O BANCO MONTEPIO continua ao lado do Pirilampo Mágico, um dos maiores símbolos de solidariedade social em Portugal, que apoia crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou multideficiência.

O banco continua a acreditar na iniciativa individual e criativa, em prol de uma sociedade mais justa, equitativa e melhor, através do apoio ao Montepio Acredita Portugal, o maior concurso de empreendedorismo nacional e um dos maiores do mundo.

Por um futuro melhor e mais sustentável, o BANCO MONTEPIO é a primeira instituição financeira a adotar a mobilidade elétrica em Portugal, uma medida conjunta com o Grupo Montepio, que assim se torna pioneiro na descarbonização e na adoção de uma frota verde.

Como banco de confiança, este ano, o BANCO MONTEPIO foi ainda mais longe no seu compromisso com a transparência e criou o explicador financeiro “O Banco Explica” uma rubrica, em parceria com a Rádio Renascença, que descomplica os conceitos bancários, para ajudar a que se tomem decisões mais conscientes e informadas.

produtos e desenvolvimentos futuros

O BANCO MONTEPIO tem uma experiência digital cada vez mais simples, intuitiva e 100% digital. É a primeira instituição bancária, em Portugal, a lançar a abertura de conta online para empresas, depois de ter disponibilizado a abertura de conta online para particulares e o crédito pessoal online. Por detrás da inovação e da digitalização, estão as pessoas e o objetivo simples de transformar a ida ao banco ou à App numa experiência melhor, todos os dias.

Assumindo-se como o banco das empresas e integrado no plano de transformação da Instituição, o BANCO MONTEPIO lançou o Banco de Empresas Montepio (BEM), o banco português inteiramente dedicado às empresas, passando assim a ter uma oferta integrada de produtos e serviços para este segmento. O BEM, que junta serviços de banca comercial e banca de investimento num mesmo banco, partilha os valores e a experiência da mais antiga instituição bancária em Portugal e reforça o posicionamento do Grupo BANCO MONTEPIO.

O banco amarelo acredita que o futuro é mais verde e que a eficiência económica faz mais sentido quando está ao serviço das necessidades sociais. A instituição financeira é signatária da Carta de Compromisso para o Financiamento Sustentável em Portugal, e defende que o financiamento sustentável é uma das respostas para um modelo económico baseado no desenvolvimento e no bem-estar social.

O BANCO MONTEPIO acredita, ainda, que um banco universal deve facilitar a vida de todos, e a pensar nisso lançou cartões bancários adaptados para pessoas com deficiência visual. Os novos cartões trazem uma pequena ranhura, em forma de meia lua, posicionada no canto inferior direito do cartão, que os permite distinguir de forma imediata e identificar a posição correta de entrada nas caixas automáticas. Acreditar e impactar: eis o que move o BANCO MONTEPIO.

mercado

O BANCO MONTEPIO é uma das mais antigas Marcas portuguesas e a sua história cruza-se com a do País. São 175 anos ao lado dos portugueses, a acrescentar valor à economia portuguesa, com os valores da economia social e da sustentabilidade fortemente enraizados na sua cultura desde sempre.

Faz parte de um dos grupos bancários mais relevantes do sector financeiro nacional, e destaca-se por ser um banco próximo dos seus clientes, que apoia e aconselha. O seu legado alia experiência e solidez, permitindo--lhe disponibilizar soluções e respostas diversificadas e sustentáveis que fazem a diferença no dia a dia das pessoas, das empresas e das instituições do sector social.

COMUNICAÇÃO

2019 é um ano muito especial para a mais antiga instituição financeira portuguesa. Celebra 175 anos e renova a sua imagem, reinventando-se para marcar um tempo de transformação. Com uma nova visão de futuro, a atitude e o rasgo que o futuro exige, guardando o propósito de sempre: fazer a diferença na vida das pessoas.

"O Banco que Vive Connosco" é a primeira campanha com a nova imagem e uma comunicação humanizada e fresca, a condizer com o novo amarelo otimista da Marca. A campanha veio reforçar a proximidade do BANCO MONTEPIO com as pessoas, uma vez que retrata o banco como um elemento da família.

vantagens competitivas

De olhos postos na inovação, esta instituição única no panorama da banca nacional tem vindo a reinventar-se, com a ambição de oferecer aos clientes a melhor experiência possível na relação com o seu banco. Apostou na transformação digital, sem nunca esquecer a importância da proximidade física.

Num dos seus 329 balcões de norte a sul do País e Ilhas, em bancomontepio.pt, na App ou através do serviço Montepio24, o BANCO MONTEPIO está todos os dias mais perto de quem realmente importa – as pessoas.

BANCO MONTEPIO
sabia que?

A nova postura corporal do pelicano – símbolo do BANCO MONTEPIO desde o primeiro dia – reflete a sua nova visão de futuro. De cabeça erguida e peito exposto,
o pelicano está agora mais forte e confiante.

O azul legado, uma das cores da logomarca, faz parte da história do BANCO MONTEPIO.
A este juntou-se o amarelo otimista e enérgico, que simboliza proximidade, inovação e renovação.

A logomarca mudou, mas a assinatura "Valores que crescem consigo", permanece. Porque há coisas que faz sentido manter como sempre foram.

O device que figura na nova imagem do banco inspira-se na linha orgânica e diagonal do bico do pelicano.

TÂNIA MADEIRA
TÂNIA MADEIRA

Diretora de Comunicação e Marca

contactos