NELSOND

Edições

AUCHAN

2020

A Auchan Retail Portugal é uma empresa humana de sucesso que, através do seu comércio em lojas físicas e online, se afirma como uma Marca militante do que é Bom, São e Local. Um movimento que aposta numa relação sólida com os produtores locais, na qualidade dos produtos e nas experiências que proporciona aos seus clientes, bem como em serviços inovadores e personalizados que simplificam a vida das pessoas.

AUCHAN
valores da marca

As origens da Auchan Retail Portugal remontam a 1969, quando o Grupo Pão de Açúcar abriu a primeira cadeia de supermercados no País. Porque acredita que um mundo que consome melhor é, seguramente, um mundo melhor, a AUCHAN está atenta ao quotidiano das diferentes comunidades e às suas necessidades, considerando que as sociedades estão em permanente evolução e que a preservação do meio ambiente tem de ser uma prioridade. Acredita que os seus colaboradores, parceiros e clientes esperam novas práticas de comércio sustentável e que a Marca se comprometa com esta missão. É por isso que a AUCHAN quer mudar ativamente a vida de mais de 10 milhões de portugueses, até 2025, através de um comércio que permita viver um dia-a-dia melhor, individualmente, mas também em sociedade.

Esta preocupação com o bem comum, faz da AUCHAN a única empresa de distribuição em Portugal certificada em responsabilidade social (Certificação SA 8000: norma de certificação internacional que incentiva as organizações a desenvolver, manter e aplicar práticas socialmente aceitáveis no local de trabalho) e com 12 lojas que receberam certificação ambiental, pela Bureau Veritas Certification.

produtos e desenvolvimentos futuros

Procurando ajudar os portugueses a tomar decisões mais conscientes, a AUCHAN está a implementar, em todos os seus produtos de Marca Própria, o Nutri-Score, um sistema de rotulagem que revela o equilíbrio nutricional dos alimentos. Um sistema gráfico simples, que classifica os alimentos numa escala de A a E, do verde ao vermelho.  Em 2020, este sistema já está disponível em todos os produtos de Marca Própria na plataforma online e a ser gradualmente adicionado a todas as embalagens físicas.

Seguindo a sua estratégia de oferta de produtos sustentáveis a preços competitivos, a AUCHAN lançou a nova gama Cosmia Bio, nas categorias Bio Perfumaria e Bio Cuidados Bebé, com produtos de origem natural e produção biológica, com o selo Ecocert. 25% das suas embalagens são provenientes de plástico reciclado e 80% são recicláveis. Outras novidades neste segmento Bio, são os ovos biológicos Auchan Bio, produzidos em Portugal, a gama de Alimentação para Bebé Bio e a nova gama responsável de Chocolates Auchan. Esta última, em linha com o posicionamento sustentável da Marca, apoia o programa de transparência da produção do Cacau e procura ser inclusiva, disponibilizando referências com sistema de Braille.

Sob a bandeira da inovação ao serviço do cliente, a AUCHAN e a empresa tecnológica Trax estão a testar um robot autónomo para identificar ruturas de stock e detetar problemas com a etiquetagem de preços dos produtos. Numa segunda fase, a AUCHAN quer utilizar este robot para mapear a loja, facilitar a recolha de produtos para encomendas online e até fornecer um mapa interativo aos clientes, com a localização de cada artigo na loja.

A AUCHAN destaca-se ainda no mercado pela sua forte aposta na Produção Controlada, que respeita o ambiente, o bem-estar animal e o desenvolvimento social. Para a Empresa, um produto "É Bom" porque satisfaz e cumpre as expectativas do consumidor; "Respeita o Ambiente", porque é produzido com respeito pelo ambiente e pela biodiversidade;
"É socialmente responsável", porque a sua produção apoia a comunidade e os pequenos produtores; e "É economicamente viável", porque é sustentável a longo termo, com um preço acessível.

mercado

A Auchan Retail Portugal lançou, em setembro de 2019, a Marca AUCHAN, enquanto insígnia única de todas as suas lojas, e despede-se da Marca Jumbo. Esta alteração vem reforçar o compromisso do Grupo com o País, representando um investimento adicional de 90 milhões de euros no mercado nacional.

Em Portugal, a AUCHAN emprega atualmente cerca de 9000 colaboradores – incluindo 50% de mulheres em cargos de liderança – colocando-os no centro de todas as suas ações e tornando-os embaixadores da Marca. A AUCHAN tem como princípio distribuir uma parte dos seus lucros líquidos por todos aqueles que se empenharam em criar valor para a Empresa. Entre 2007 e 2019, já foram distribuídos pelos colaboradores mais de 112 milhões de euros.

COMUNICAÇÃO

O lançamento da Marca AUCHAN foi alvo de uma campanha de comunicação em televisão, rádio, imprensa, meios digitais e outdoor, bem como nos pontos de contacto com o cliente. A campanha apresentou, pela primeira vez, um hino AUCHAN e contou com colaboradores da organização, incluindo o CEO. Nesta campanha, a AUCHAN assumiu também o movimento pela militância do Bom, o São e o Local. Um compromisso que se exprime, sobretudo, em quatro grandes vertentes: os produtos e serviços, as pessoas e comportamentos, o ambiente e pontos de contacto e o estilo da comunicação.

A AUCHAN é militante do Bom, porque propõe produtos e serviços de qualidade ao melhor preço, com a transparência necessária para permitir uma decisão consciente, fazendo das compras uma experiência de satisfação e prazer.

É militante do São, porque promove a saúde e o bem-estar dos colaboradores e clientes, atuando no equilíbrio e sustentabilidade
da pessoa, da família, da comunidade e do ambiente, agindo de forma sensata,
justa, sincera e ética.

E por último, mas não menos importante, assume-se como militante do Local porque, em primeira instância, escolhe o que é próximo, valorizando tudo o que é português, quer sejam produtos, pessoas, projetos, hábitos ou culturas.

vantagens competitivas

A sua estratégia passa por oferecer os melhores produtos, a um preço justo para o produtor e para o cliente, assim como uma experiência de compra cada vez mais personalizada e relevante.

Para a AUCHAN, a aposta na valorização do que é nacional e, sobretudo, do que é Local é uma militância que já dura há mais de 25 anos. A Empresa trabalha com mais de 100 produtores locais, num raio de proximidade de 50 km, cujas entregas são feitas loja a loja. Cerca de 90% dos seus fornecedores são nacionais e a maioria dos seus produtos frescos são portugueses. Paralelamente, tem uma Produção Controlada, assente numa política de responsabilidade social que apoia a comunidade e os pequenos produtores, numa estratégia com respeito pelas pessoas que produzem os seus produtos, no que diz respeito ao emprego, equidade e sustentabilidade.

Em linha com esta preocupação pelo Local, surge o recurso à tecnologia blockchain, uma iniciativa pioneira no sector da grande distribuição a nível nacional, que permite aceder a todo o percurso de vida de um artigo, desde a terra até à mesa dos portugueses, o que representa um benefício em matéria de transparência e segurança alimentar.

As alfaces Produção Controlada foramo produto escolhido para introduzir esta tecnologia. Através de um código QR, colocado na etiqueta do produto, o consumidor fica a conhecer todas as etapas de vida do alimento: produção, manipulação, transformação, embalagem e expedição. 

O objetivo é que, no final de 2022, toda a fileira de Produção Controlada da AUCHAN integre esta nova tecnologia.

Este investimento em inovação não é recente. A AUCHAN foi pioneira nos códigos de barras em Portugal, no self-checkout, no self-scanning através da App Auchan, assim como em soluções de quiosques digitais.

AUCHAN
sabia que?

No âmbito da pandemia causada pela COVID-19, e com o objetivo de assegurar a segurança de todos, a AUCHAN submeteu-se à avaliação de entidades externas especializadas, sendo reconhecida pela implementação de boas práticas de prevenção e contenção da doença na sua plataforma logística e lojas, de norte a sul do País. 

A Auchan Retail Portugal recebeu o selo Safety Covid da ALS e a aprovação para o uso da Marca APCER – Covid Safe, para o seu Centro de Distribuição Nacional, na Azambuja.

A Auchan Retail Portugal lançou uma Linha de Apoio e Acompanhamento Psicológico para os seus colaboradores e familiares, de forma a apoiá-los no contexto de pandemia da COVID-19.

Pedro Cid
Pedro Cid

Diretor Geral da Auchan Retail Portugal

contactos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.