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AUCHAN

2023

A AUCHAN tem como ambição contribuir para alimentar uma vida melhor de todos, ao mesmo tempo que preserva o planeta, quer seja através dos seus produtos e serviços, quer na relação próxima que promove com os seus clientes, colaboradores, parceiros e comunidade local.

AUCHAN
valores da marca

A AUCHAN trabalha para proporcionar a todos uma vida melhor, ao mesmo tempo que atua de forma a preservar o planeta.
É essa a sua visão e, para isso, quer tornar atrativos e acessíveis, ao maior número de pessoas, produtos e serviços alimentares saudáveis e amigos do ambiente.

É a paixão pelo produto, pelos serviços e pela relação, que lhe permite chegar sempre mais longe no seu propósito.
É exatamente por esta preocupação ambiental que, há vários anos, a empresa procura diariamente soluções que conjuguem a redução do impacto ambiental da sua atividade com as melhores soluções para os seus clientes. A redução do desperdício é um exemplo disso, nomeadamente através dos produtos de economia circular que a Auchan desenvolve nas suas lojas e das parcerias que estabelece neste combate.
São pequenos grandes passos para um futuro mais sustentável.

produtos e desenvolvimentos futuros

A AUCHAN trabalha para oferecer os melhores produtos, mais escolha, numa oferta que responde a diferentes perfis e necessidades alimentares. Entende que o exercício responsável da sua atividade passa pela construção de uma oferta que democratiza o acesso aos alimentos e à inovação alimentar. Por isso, hoje, a AUCHAN é militante do “Bom, São e Local”, sempre com os olhos postos no futuro e na inovação.

Lançado no final de 2021, o Future Taste é um projeto AUCHAN que pretende aproximar os portugueses da inovação alimentar, facilitando o acesso a produtos inovadores e exclusivos e aos seus benefícios, criando novas experiências alimentares. Numa época em que os desafios ambientais obrigam a repensar um plano alimentar com menor impacto sobre os recursos naturais, os processos de inovação para a criação de alternativas alimentares assumem um papel crítico na resposta a este desafio.

De acordo com o estudo pioneiro da Associação Vegetariana Portuguesa (AVP),
que analisou a oferta de produtos veganos das principais cadeias de retalho alimentar
a operar em Portugal, a AUCHAN é líder na oferta de produtos vegan. Este é o resultado do seu compromisso de disponibilizar uma oferta alimentar para todos, com cabazes alimentares para os diferentes perfis e necessidades alimentares.

mercado

A AUCHAN destaca-se no mercado pela sua oferta de produtos com o selo de qualidade “Cultivamos o Bom”.  Um modo de produção que respeita o ambiente, o bem-estar animal e o desenvolvimento social. Trata-se de um compromisso que assume com os seus produtores, numa relação que permite oferecer ao cliente um produto Bom que satisfaz e cumpre expectativas, com uma produção que apoia a comunidade e os pequenos produtores, e produtos economicamente viáveis e sustentáveis para todos, a um preço acessível.

COMUNICAÇÃO

A AUCHAN comunica com proximidade, criatividade e relevância, mas também com responsabilidade. Dando mais um passo significativo no seu compromisso com
a sustentabilidade, a Marca reduziu em 60% o papel gasto nos seus folhetos promocionais, o que corresponde a uma poupança de 1000 toneladas de papel por ano. Num movimento pioneiro no sector, e consciente que a defesa do ambiente nunca foi tão importante, a Marca coloca em prática esta ação, apoiada pela organização ambiental ANP|WWF. Os tradicionais folhetos em papel, que até hoje eram distribuídos nas caixas de correio, deram lugar a uma única folha, com um QR Code que permite aceder na íntegra ao folheto em formato digital. Este movimento, com o mote “Menos papel. Mais árvores. Melhores Promoções.”, permite salvar cerca de 20.000 árvores por ano,
um número validado e certificado por pela ANP | WWF, que foca as suas ações na conservação da natureza e da biodiversidade e no restauro de ecossistemase habitats naturais.

No seguimento desta iniciativa, a AUCHAN vai ainda contribuir para o restauro ecológico de Boticas, no distrito de Vila Real, uma das zonas que mais sofreu com os últimos incêndios em Portugal. Esta é mais uma das ações que reforça os valores da AUCHAN enquanto Marca militante do Bom, do São e do Local, procurando integrar ações responsáveis e conscientes na sua linha de atuação, por forma a permitir que todos vivam num mundo melhor. Uma mudança progressiva, mas efetiva, focada no cumprimento da sua missão de reduzir
a pegada ecológica.

Paralelamente, a AUCHAN lança uma iniciativa para os seus maiores fãs —
o Clube Auchan — cujo objetivo é promover a poupança a todos os níveis. Um programa que permite aumentar as poupanças dos clientes e que se encontra dividido em três níveis: Fã, Super Fã e Hiper Fã. Quanto mais compras fizer, mais pontos o cliente ganha no cartão digital, e, à medida que ganha pontos através das suas compras, sobe de nível e tem cada vez mais vantagens.

vantagens competitivas

A AUCHAN é uma Marca próxima e a oferta My Auchan veio reforçar este posicionamento. As lojas My Auchan são lojas de bairro, que se diferenciam pela oferta, pela comodidade e conveniência, pelo preço e pela digitalização. São espaços modernos e urbanos, situados no coração das grandes cidades que, além de darem resposta às necessidades de um cliente com pouco tempo disponível, dão à AUCHAN a oportunidade de se integrar na vida de cada bairro e estar ainda mais perto dos consumidores. A típica loja de bairro, com os essenciais de todos os dias.

AUCHAN
sabia que?

A AUCHAN, no âmbito do seu compromisso com a proteção do planeta, reduziu 60,5% das emissões de CO2, (relativamente a 2019 e aos âmbitos 1 e 2 da pegada de carbono) e registou um aumento de 86% de eletricidade produzida por painéis solares, em regime de autoconsumo, face a 2021.

Reforçando cada vez mais a sua relação com produtores nacionais, em especial com os locais, o selo “Cultivamos o Bom, conta já com 180 fileiras de produtos portugueses, cuja produção respeita o bem-estar animal e o desenvolvimento social. Ou seja, é uma produção que garante a qualidade dos produtos, os quais são socialmente responsáveis e economicamente viáveis.

Atualmente, a AUCHAN trabalha com mais
de 170 pequenos produtores, cuja produção
não dista mais de 50 km de uma loja, com
a oportunidade de escoar e dar a conhecer os seus produtos, ao mesmo tempo que promove
a redução da pegada de carbono.

A alteração dos folhetos em papel da AUCHAN permitirá salvar cerca de 20.000 árvores por ano.

Pedro Cid
Pedro Cid

Diretor Geral da Auchan Retail Portugal

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