BANCO MONTEPIO

2023

Em 2023, o BANCO MONTEPIO cede a sua capa personalizada deste livro à Inclusão. Uma capa em branco, que dá espaço a causas sociais. É assim um banco de causas, com alma de gente. Muitas vezes, não aparece e não se vê. E tantas vezes está presente, está por perto, está. A história que se segue também é sobre Inclusão.

BANCO MONTEPIO
valores da marca

A  Inclusão é um dos valores do BANCO MONTEPIO. Por isso, este ano, a Marca
cede a capa deste livro a causas sociais e também cede esta história às suas pessoas, numa homenagem ao seu melhor capital, o Humano.

O Fábio é casado, é pai, é atleta. Tem dois pilares na sua vida: a mulher e a sua responsável de equipa no BANCO MONTEPIO. A surdez é um detalhe para alguém que fala com os olhos, com o sorriso, com o corpo todo. Nos números, é feliz. Na vida, inteiro.

A Ana é uma mulher forte. Dobrou o "Cabo das Tormentas", e a superação das superações, para uma mãe. Depois da perda, aplicou à sua vida aquilo que faz todos os dias: resolver. E resolveu-se.  A Ana é amor, e o seu sorriso, uma lição de vida.

O Eduardo tem dois amores, há 20 anos: a arbitragem e o banco. Em campo ou no balcão, trata as pessoas pelo nome, erra e pede desculpa, supera-se física e psicologicamente. O pilar dos pilares é a sua família, onde volta sempre, demore o tempo que demorar.

A Marina é hoje aquilo que um dia lhe disseram que não poderia ser: uma profissional, na área comercial de umbanco, a liderar uma equipa. A vida ensinou-a que os afetos têm retorno. Por isso, é uma mãos-largas na alegria e na empatia. Um porto seguro.

O Pedro gosta do mar. Mas podia não ser assim. Em 1995 deu o último mergulho no mar e o primeiro mergulho numa nova vida. Descobriu que tem mais força do que pensava, gosta de desafios, de se tentar superar e de compreender as coisas. Desistir seria o caminho mais fácil, mas não é para o Pedro.

Estas são as pessoas deste banco com alma de gente, e as suas histórias. Agora, pode conhecê-las ainda melhor no site da Marca — bancomontepio.pt.

produtos e desenvolvimentos futuros

O compromisso do BANCO MONTEPIO com a Sustentabilidade está bem presente na sua governação. A estratégia de negócio está alinhada com os 10 Princípios do United Nations Global Compact, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),

os Women’s Empowerment Principles (WEPs) da ONU, e com a Carta de Compromisso para o Financiamento Sustentável em Portugal, garantindo aos clientes uma oferta de produtos
e serviços bancários com preocupações sociais, ambientais e éticas.

mercado

Fundado em 1844, o BANCO MONTEPIO é a mais antiga instituição financeira portuguesa e única no panorama financeiro nacional, pela sua origem e base mutualista.
Um banco universal, intergeracional, interclassista e multicultural, que disponibiliza serviços financeiros a clientes particulares, empresas e instituições do setor social, em todas as fases do seu ciclo de vida.

COMUNICAÇÃO

Incluir é mais do que uma palavra na Comunicação do BANCO MONTEPIO.
É usar a voz do banco, para dar voz, incluindo, representando, lutando para que ninguém fique para trás.

O projeto “Um banco de causas todo o ano”, no LinkedIn do BANCO MONTEPIO, dá voz
a Instituições de Solidariedade Social que, através de um vídeo-testemunho, dão a conhecer a sua causa social e a sua missão. 

O projeto “As 14 semanas do resto da tua vida”, conta com testemunhos de raparigas e rapazes que mudaram de vida, depois da passagem pelo bootcamp de 14 semanas na “Code for All_”, com o apoio do BANCO MONTEPIO.

O Pirilampo Mágico, um dos maiores símbolos nacionais de solidariedade nacional, voltou em 2023, para apoiar crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou multideficiência. O BANCO MONTEPIO apoia esta iniciativa desde 2017, por uma sociedade mais inclusiva
e mais equitativa.

O banco apoia ainda o podcast de Sustentabilidade do Expresso “Ser ou Não Ser”, que através do mote “não basta parecer, é preciso ser”, põe todos a pensar e a agir sobre os temas da Sustentabilidade.

vantagens competitivas

Mais do que um banco, o BANCO MONTEPIO tem um papel económico e social, com o compromisso de defender a sustentabilidade social, económica e ambiental e de contribuir para a prosperidade do país. O banco continua a sua jornada rumo a uma sociedade mais justa e equitativa. Em 2023, o BANCO MONTEPIO integra 3% de colaboradores com deficiência, com um grau de incapacidade igual ou superior a 60% (a lei fala em 2%), e está empenhado em aumentar esse número através de parcerias com organizações como a Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência.

A Igualdade de Género é outra dimensão importante da Inclusão no BANCO MONTEPIO. Com o Conselho de Administração mais paritário na banca portuguesa, o banco está, ainda, a investir em programas de formação em liderança feminina, mentoria e coaching para reforçar
o número de mulheres em posições de liderança. A instituição é ativa em iniciativas que promovem a Igualdade de Género e a Inclusão, como o Fórum iGen que integra, desde 2016, o Cluster ODS 5 promovido pelo GRACE, e a adesão aos Women's Empowerment Principles (WEPs) das Nações Unidas.

BANCO MONTEPIO
sabia que?

Em 2023, o BANCO MONTEPIO dá início à implementação de um sistema cromático para pessoas com daltonismo, o Código ColorADD. Esta linguagem universal e inclusiva foi criada por um designer português e considerada uma das 13 invenções portuguesas que “mudaram
o mundo”.

TÂNIA MADEIRA
TÂNIA MADEIRA

Diretora de Comunicação e Marca

contactos