BANCO MONTEPIO

2018

2021. Recentrar no Propósito e Perseverar. Com quase dois séculos de história, o BANCO MONTEPIO - a Marca bancária mais antiga em Portugal – inspirado pela sua origem mutualista e comprometido com a sustentabilidade e responsabilidade social, está mais perto, eleva o espírito solidário, os valores de entreajuda, do respeito e da inclusão – que não se apagaram na adversidade.
E continua a inovar com significado, mantendo viva a tradição. Em 2021, como há 177 anos, a missão é fazer a diferença na vida das famílias, empresas e instituições do sector social.

BANCO MONTEPIO
valores da marca

A Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) abriu portas ao público a 24 de março de 1844, com os 38 depositantes que aí afluíram naquele domingo. Nesse dia nascia uma Instituição financeira com um perfil novo, com a origem e raiz mutualista do Montepio Geral Associação Mutualista, determinada a ser mais do que uma simples Instituição bancária e a fazer muito no subsector agora designado como economia social.

Hoje, 174 anos depois, a Caixa Económica Montepio Geral mudou muito – resistiu às crises económicas e financeiras no País e no Mundo, cresceu em pessoas, balcões e clientes, desenvolveu-se e rejuvenesceu-se – mas manteve inabalável o essencial: os valores que presidiram à sua fundação. 

Na identidade sobressaem a portugalidade, as características únicas de base mutualista, a proximidade com os clientes, a relação de familiaridade e uma reconhecida simpatia. São estas as razões que fazem com que os clientes do banco Montepio fiquem por largos anos e que venham novos, todos os dias. Assim, de 38 depositantes iniciais, o banco chegou a 1,5 milhões de clientes, resumidos numa só palavra: confiança.

produtos e desenvolvimentos futuros

O Mundo mudou e os clientes também. Para ir ao encontro dos novos perfis, das novas necessidades e quereres, em cada momento, a Caixa Económica Montepio Geral respondeu com inovação, modernização e transformação digital.

Determinada a simplificar a vida dos clientes e a tornar mais ágil e sustentável a relação com o banco, a Caixa Económica Montepio Geral iniciou a desmaterialização de processos. Com uma simples assinatura digital num tablet – no momento de abertura de conta - eliminou-se 99% da documentação emitida no balcão, que passou a ser enviada para a caixa de correio de homebanking dos clientes. Esta funcionalidade foi acompanhada e reforçada com o lançamento de uma campanha publicitária centrada nas vantagens da desmaterialização. “Vamos ao que interessa” é o conceito que serve de base à nova linha de comunicação da CEMG para anunciar as várias inovações que vão sendo apresentadas ao mercado. Com o objetivo de tornar mais agradável a experiência do cliente neste canal foi igualmente disponibilizada rede wi-fi gratuita em todos os balcões do banco.

A inovação digital também chegou às empresas. A CEMG reforçou o canal Mobile Banking ao lançar a App M24 Empresas, que traz todas as funcionalidades já disponíveis na última versão da App para clientes particulares. Com uma imagem simples e uma utilização intuitiva, foi desenhada a pensar na comodidade dos utilizadores empresariais, que preferem ou necessitam de gerir o seu dia a dia financeiro a partir do dispositivo móvel.

Mas se por um lado ser digital é uma obrigação, estar mais perto, é outra. Na Caixa Económica Montepio Geral o digital
e o físico coabitam na perfeição e talvez seja essa – a par de outras características – o que faz deste um banco diferente.

E ser diferente hoje é estar mais perto dos portugueses, num mundo cada vez mais distante e à distância. É abrir portas – no litoral e no interior, na cidade e na aldeia – onde outras se vão fechando.

É ser um banco de pessoas que conhecem, escutam e entendem os clientes, num sector onde as relações parecem ter deixado de ser o mais importante. É ser um banco para todos, com ofertas e serviços adequados aos mais jovens ou aos mais velhos, às empresas ou às Instituições da economia social, acrescentando sempre valor.

Esse caminho ganhou um novo fôlego em 2018. Apostada em oferecer mais e melhor serviço aos clientes, cortando nos custos, comissões e mensalidades injustificadas, a Caixa Económica Montepio Geral lançou uma oferta integrada de produtos e serviços para quem quer ter o máximo e pagar o mínimo. 15 em 1 | Serviço Máximo reúne 15 vantagens numa só conta e permite aos clientes pouparem centenas de euros na gestão do dia a dia, nas compras, nas viagens, na compra de casa e na reforma.

Prosseguindo a tradição associada ao banco da poupança – conceito que lhe é muito caro – a Caixa Económica Montepio Geral lançou um produto que permite oferecer poupança em ocasiões especiais. O Voucher Poupança pode bem ser o primeiro passo para a concretização de um projeto pessoal ou para um imponderável, a pensar no futuro e na estabilidade financeira dos clientes.

Em cima destes novos produtos e serviços, o banco está ainda a preparar uma área robusta para empresas, com produtos, serviços e acompanhamento especializado, de valor acrescentado.

mercado

A Caixa Económica Montepio Geral é um dos grupos bancários e financeiros mais relevantes do sector financeiro nacional, a que se juntam características singulares que decorrem da origem, natureza e finalidades mutualistas.

Posicionada como um banco próximo dos clientes, a CEMG marca presença através de uma rede de 325 balcões, de norte a sul do País e Ilhas, e conta com o compromisso de mais de 3500 colaboradores.

COMUNICAÇÃO

“Só um banco diferente nos leva mais longe” é a assinatura da Caixa Económica Montepio Geral, desde 2017. Tendo por base a premissa de que a generalidade dos clientes bancários considera que “os bancos são todos iguais”, a CEMG lançou uma campanha institucional que procura mostrar que as pessoas – como os bancos -  não são todas iguais e reforça as características diferenciadoras da Instituição. A campanha foi pensada com uma tripla função: financeira, social e moral.

Prosseguindo esse pressuposto, a estratégia de comunicação da CEMG passa também por apoiar iniciativas de Instituições do terceiro sector e projetos de empreendedorismo e inovação social. Entre as iniciativas levadas a curso, destacam-se o Montepio SocialTech – um programa transversal de incubação, formação e aceleração de projetos de empreendedorismo e inovação social de base tecnológica promovido pela CEMG - e o apoio, enquanto patrocinador principal, ao maior concurso de empreendedorismo nacional – o Montepio Acredita Portugal.

vantagens competitivas

Com 174 anos, é uma das Marcas portuguesas mais antigas e cruza-se com a história do País, tem uma identidade forte e uma sólida base de clientes que mantêm uma relação próxima e de confiança com o banco.
A associação histórica à poupança e à família, simbolizada no primeiro mealheiro público do País e ainda o legado mutualista, que fazem deste um banco com mais de 600 mil acionistas – os associados da Associação Mutualista – e cujos capitais têm como destino a ajuda a quem mais precisa, são algumas das forças distintivas da Caixa Económica Montepio Geral.

É um banco português que procura fazer diferente e ajuda a fazer a diferença na vida de outras pessoas. Com uma certeza: só promete aquilo que pode cumprir.

BANCO MONTEPIO
sabia que?

Temos Pio by Banco Montepio é um espaço para inspirar a Ser, contra estereótipos e convenções. Para dar o empowerment ao movimento “Tu podes o que quiseres”. @temospio

TÂNIA MADEIRA
TÂNIA MADEIRA

Diretora de Comunicação e Marca

contactos