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AUCHAN

2022

A AUCHAN distingue-se por ser uma Marca próxima, que procura responder às necessidades dos clientes e melhorar a sua qualidade de vida. A sua atividade assenta em três pilares: a experiência do cliente; a proximidade e excelência das suas equipas; e uma oferta diferenciadora, com destaque para a qualidade das suas Marcas, uma forte aposta nos produtos frescos com uma vasta gama de produtos de produção controlada, no fabrico próprio, nos produtos biológicos e na oferta nacional e, especialmente, local.

AUCHAN
valores da marca

A AUCHAN acredita que um mundo que consome melhor é, seguramente, um mundo melhor. Como militante do “Bom, São e Local”, a AUCHAN afirma-se como um exemplo pela qualidade dos seus produtos exclusivos, pela sua oferta selecionada, pelos seus preços baixos, pela preferência por produtos locais e pela excelência da experiência cliente. Promove a saúde e bem-estar dos colaboradores e clientes e as suas inovações e serviços simplificam a vida quotidiana dos clientes, em todo o mundo. A AUCHAN é uma Marca que comunica de forma transparente, para que os clientes possam fazer escolhas informadas e conscientes e optar pelo consumo mais saudável e sustentável. Ao colocar a relação humana, o bem-estar e a paixão no serviço no centro de todas as suas ações, quer mudar a vida de todos: clientes, colaboradores, mas também dos produtores, com quem constrói relações sólidas, e das comunidades locais que apoia. Com a melhor relação qualidade preço, permite aos seus clientes, colaboradores e sociedade viver melhor num mundo melhor. Como empresa “culture food”, desenvolve produtos inovadores e uma oferta que procura contribuir para um estilo de vida mais saudável e ter um menor impacto no planeta, e no segmento não alimentar, desenvolve Marcas e produtos exclusivos. As suas Marcas caracterizam-se por produtos irrepreensíveis relativamente à saúde, segurança, ética e qualidade, garantindo o compromisso de qualidade e segurança alimentar de todas as receitas, assim como as origens sustentáveis e responsáveis, nomeadamente através de produtos com Produção Controlada.

produtos e desenvolvimentos futuros

A AUCHAN trabalha para oferecer os melhores produtos, mais escolha, numa oferta que responde a diferentes perfis e necessidades alimentares. Entende que o exercício responsável da sua atividade passa pela construção de uma oferta que democratiza o acesso aos alimentos e à inovação alimentar. Por isso, hoje, a AUCHAN é militante do “Bom, São e Local”, sempre com os olhos postos no futuro e na inovação.

Lançado no final de 2021, o Future Taste é um projeto AUCHAN que pretende aproximar os portugueses da inovação alimentar, facilitando o acesso a produtos inovadores e exclusivos e aos seus benefícios, criando novas experiências alimentares. Numa época em que os desafios ambientais obrigam a repensar um plano alimentar com menor impacto sobre os recursos naturais, os processos de inovação para a criação de alternativas alimentares assumem um papel crítico na resposta a este desafio. 

De acordo com o estudo pioneiro da Associação Vegetariana Portuguesa (AVP), que analisou a oferta de produtos veganos das principais cadeias de retalho alimentar a operar em Portugal, a AUCHAN é líder na oferta de produtos vegan. Este é o resultado do seu compromisso de disponibilizar uma oferta alimentar para todos, com cabazes alimentares para os diferentes perfis e necessidades alimentares. 

mercado

Com mais de 50 anos de existência, a AUCHAN tem como objetivo responder às necessidades dos consumidores, cada vez mais exigentes na conveniência da compra omnicanal, na procura de soluções alimentares alinhadas com uma vida mais saudável e com menores impactos sobre o planeta. Para tal, a AUCHAN apresenta-se, hoje, no mercado em multiformato: My Auchan (lojas de ultra-proximidade); Auchan Supermercados; Auchan Hipermercados, Auchan Online, Auchan Pick & Go. Nas suas lojas físicas oferece serviços que facilitam a vida dos consumidores, como o Scan expresso, Caixas expresso, Serviço de entregas e Ponto pick up da DPD. Já no comércio online possibilita a Recolha na loja em 1h, diversos pontos de recolha, pontos Drive e ainda Entrega em casa.

A AUCHAN combina assim as vantagens do digital com as lojas físicas e cria experiências de compra personalizadas, promovendo experiências únicas, que levam aos seus clientes a sua paixão e cultura alimentar.

COMUNICAÇÃO

Em 2022, a AUCHAN lançou o Cabaz da Poupança, um conjunto de bens alimentares com um preço fixo mensal, que permite às famílias economizarem até 50% em relação aos habituais valores de mercado. A iniciativa reforça a mensagem de poupança da Marca, que tem como estratégia disponibilizar uma oferta permanente de produtos essenciais aos melhores preços, uma solução especialmente relevante após dois anos de pandemia, e no atual contexto de subida da inflação e de aumento do custo de vida. Este cabaz contempla produtos das suas Marcas, mas também de fornecedor, e é diferente todos os meses. Entre os 200 a 250 artigos que o compõem, estão artigos identificados pela AUCHAN como sendo presença regular na cesta semanal de compras dos portugueses: peixe fresco, carne, fruta, legumes, pão, ovos, laticínios (queijo, leite e iogurtes) e congelados. Para comunicar esta iniciativa, e a par da comunicação em loja e bellow--the-line, nomeadamente através de folhetos da Marca, a AUCHAN apostou numa forte campanha de comunicação multicanal: televisão, rádio e Internet.

vantagens competitivas

São várias e reconhecidas as vantagens competitivas da Marca AUCHAN. A aposta na produção Local faz parte da sua forma de estar no mercado e continua a ser uma das suas prioridades. Esta sua militância ao lado dos pequenos produtores, em épocas boas e menos boas, dura há 25 anos. 

Na AUCHAN cerca de 90% das suas compras são feitas a fornecedores nacionais e a maioria dos seus produtos frescos são portugueses. Para além disso, a empresa tem uma Produção Controlada, assente numa política de responsabilidade social que apoia a comunidade e os pequenos produtores, numa estratégia com respeito pelas pessoas que produzem os seus produtos, no que diz respeito ao emprego, equidade e sustentabilidade. A parceria com os produtores é igualmente baseada numa política económica viável e sustentável a longo termo para todos, que garanta um preço acessível para o consumidor.

A AUCHAN destaca-se ainda pela sua oferta diversificada através de produtos únicos e integrados em novas tendências alimentares, apresentadas no palco Future Taste; pela disponibilização de cerca de 4000 referências das suas Marcas alimentares, mais de 2000 referências de produtos biológicos e mais 39% de referências ou artigos de produção controlada que têm uma proposta de valor baseada nos benefícios ambientais e sociais destes produtos face à produção tradicional; pelas experiências que cria para os seus clientes, através do Auchan Live, uma agenda de eventos que surge com o objetivo de criar experiências memoráveis para os consumidores; e pela sua gestão do desperdício alimentar, através da procura de novas soluções que combinem a prevenção de desperdícios com a conveniência do melhor preço para o consumidor, sem prejuízo da qualidade dos produtos. Várias foram as campanhas lançadas no âmbito do combate ao desperdício alimentar, nomeadamente a BirdBox que apoiou a Cruz Vermelha Portuguesa com refeições para quem mais precisa e a parceria com a Too Good To Go com quem já salvou mais de 130.000 refeições do desperdício.

AUCHAN
sabia que?

A Marca lançou o Auchan Live, uma agenda de experiências e aprendizagens, que revoluciona o papel do supermercado na vida dos consumidores. Este projeto trouxe às lojas uma programação regular com várias tipologias de eventos e experiências: Auchan Live Cookings; Auchan Live Taste; Auchan Live Talks
e Auchan Live Demos.

Os Auchan Live Cookings são sessões onde é possível aprender técnicas de confeção de comida com Chefs, conhecer novas receitas, diferentes gastronomias do Mundo, assim como dietas alternativas.

As Auchan Live Taste, com a participação de produtores e ou especialistas, dão a conhecer produtos desde a origem e diferentes fases de produção, culminando com um momento de degustação.

As Auchan Live Talks são palestras ou conferências com especialistas sobre determinado tema de interesse para os clientes, desde a saúde e sustentabilidade até às finanças.

Nas Auchan Live Demos há demonstrações de equipamentos tecnológicos, pequenos eletrodomésticos, jogos e artigos de moda, entre outros.

Pedro Cid
Pedro Cid

Diretor Geral da Auchan Retail Portugal

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