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AUCHAN

2021

A AUCHAN afirma-se como uma Marca militante do que é Bom, São e Local, um movimento que aposta numa relação sólida com os produtores locais, na qualidade dos produtos e as experiências que proporciona aos seus clientes, bem como em serviços inovadores e personalizados que simplificam a vida das pessoas. Um movimento que está realmente empenhado em mudar a vida dos habitantes.

AUCHAN
valores da marca

A AUCHAN é hoje uma Marca mais jovem, mais ágil, adaptada aos clientes e às equipas e que segue o percurso digital do cliente. Hoje é uma Marca militante do "Bom, São e Local":

Bom, porque oferece produtos e serviços de qualidade ao melhor preço, com a transparência necessária que permite fazer escolhas conscientes; São, porque promove a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores e clientes, trabalhando para o equilíbrio e sustentabilidade da comunidade e do ambiente; Local, porque está empenhada numa relação sólida com produtores locais, pequenos produtores, que entregam loja a loja, e estão localizados numa proximidade local das lojas.

produtos e desenvolvimentos futuros

Nas suas lojas físicas e digitais a AUCHAN destaca-se pela qualidade dos seus produtos e pela seleção de artigos alimentares e não alimentares. Tem como objetivo oferecer o melhor, com a mais alta qualidade e a maior frescura, através de vários percursos de compra que respondem às diferentes necessidades do cliente. A Confiança e a Conveniência são dois conceitos muito valorizados pela Marca. Para isso, a AUCHAN trabalha para oferecer ao cliente produtos da mais alta qualidade e, acima de tudo, nos quais confia, assim como a possibilidade de comprar o que quer, onde quer e quando quer (Entrega ao domicílio, Recolha ao domicílio, Recolha num Ponto de Recolha, Recolha numa Loja ou Pick&Go).

mercado

2020 foi um ano marcado pelo boom do e-commerce, e a AUCHAN respondeu a esta tendência de forma célere e eficaz, nomeadamente adaptando o seu site e o trabalho das suas equipas. Antes da pandemia, o online representava cerca de 1,6% do total da faturação da AUCHAN e, no final de 2020, chegou a cerca de 6%. Durante este período, a Empresa manteve 90% das suas compras em Portugal e reforçou a sua relação com os Pequenos Produtores Locais, apostando numa relação sólida e transparente que trouxe e traz frutos para todos. A pandemia de COVID-19 não mudou os seus objetivos e missão, e os planos de expansão da AUCHAN mantém-se com o objetivo de, no final de 2022, ter entre 60 a 70 lojas My Auchan na zona de Lisboa e a abrir uma loja de maior dimensão por ano. Seguindo esta vontade de reforçar a sua aposta em Portugal, em 2021, inaugurou a sua nova sede, com um valor de investimento de 17 milhões de euros. 7.500 m2 de superfície, que acolhem mais de 600 postos de trabalho. O espaço procura promover a colaboração e a criatividade, com um modelo global de open space híbrido, que contempla um conjunto de áreas informais e zonas alternativas de trabalho.

O edifício espelha ainda o compromisso da Empresa com o ambiente. Dispõe de painéis fotovoltaicos na cobertura do estacionamento, controlo e gestão de iluminação e temperatura automatizados, reforçados pela estrutura de lâminas exteriores e estores de rolo, que ajudam a controlar a incidência direta de luz e a reduzir o consumo energético.

COMUNICAÇÃO

Há mais de 50 anos em Portugal, a AUCHAN é uma Marca com uma forte "portugalidade", que responde de forma imediata às necessidades do consumidor. Assim, o ponto de partida da comunicação AUCHAN começa logo nas suas lojas, adaptadas à região onde se inserem, de forma a dar resposta ao consumidor local.

Exemplo disso é o facto de cada loja trabalhar diretamente com os produtores da região, disponibilizando os seus produtos em loja. Atualmente, as lojas AUCHAN caracterizam-se por serem lojas modernas e diferenciadoras, e por facilitarem a vida dos clientes, que cada vez mais procuram percursos digitais. A Marca AUCHAN tem sido pioneira na adoção de novas tecnologias e soluções digitais, como é o caso da sua App que oferece a possibilidade de os clientes usarem na loja o serviço Scan Expresso, que lhes permite controlar o valor total a pagar e, no final da compra, não terem de retirar os produtos do carrinho para proceder ao pagamento. Esta App permite ainda o acesso total ao catálogo de produtos das lojas, podendo o cliente realizar uma encomenda e escolher uma forma de entrega à sua escolha - em casa, na loja ou no drive. O carrinho de compras está sempre sincronizado com o site auchan.pt, o que permite total flexibilidade no processo de compra. A criação de listas de compras partilhadas com toda a família, que permitem organizar percurso em loja, é outra das principais características da App.

vantagens competitivas

2020 foi um ano desafiante e cheio de incertezas, mas também um ano de reconhecimento do trabalho das equipas AUCHAN, que colocaram a segurança dos seus colaboradores e clientes em primeiro lugar. Foram vários os prémios e distinções que a Marca recebeu fruto do trabalho exímio de quem esteve sempre na linha da frente, nomeadamente: Prémio 5 Estrelas em Segurança; Ouro e Prata nos E-Commerce Awards; Prémio A Melhor Loja Online em Portugal; Galardão Superbrands; Prémio Escolha do Consumidor.

Estas conquistas foram resultados de vários investimentos da Marca, começando pelo seu rebranding, em 2019. Hoje, AUCHAN é uma Marca mais jovem, mais ágil, adaptada aos clientes e às equipas e que segue o percurso digital do cliente. Para além da Marca, o investimento foi também canalizado para remodelações de loja e para a criação de novos conceitos como a Academia Auchan, um espaço para criação de experiências gastronómicas, situado no interior do hipermercado de Alfragide.

Por outro lado, a AUCHAN teve outros investimentos que acabaram por surgir de forma mais “forçada”, devido à pandemia. No primeiro confinamento houve um boom no e-commerce, onde as encomendas online foram muito acima do normal, tendo o site tido um milhão de visitas no espaço de duas semanas. Para dar resposta a todos os pedidos e de assegurar as necessidades dos clientes, a AUCHAN reforçou o seu serviço Drive e criou serviços de reforço como o “Despensa à Porta”, um serviço de entregas ao domicílio, disponível em todo o País, ajustado à situação de contingência que se viveu no período de confinamento, que permitiu aos consumidores receberem um conjunto de artigos de despensa básica no prazo máximo de três dias úteis. Foram ainda estabelecidas novas parcerias para a realização de entregas rápidas, nomeadamente com a Glovo. O futuro da AUCHAN passar por continuar a garantir experiências que sejam uma mais-valia para o consumidor, que melhorem e simplifiquem a sua vida.

AUCHAN
sabia que?

• A AUCHAN criou um Comité de Emergência e Coordenação Interna, com a missão de garantir a segurança de clientes, colaboradores e parceiros durante a pandemia, bem como um site e uma newsletter Auchan COVID-19.

• A Empresa lançou uma Linha de Apoio Psicológico para os seus colaboradores, de forma a apoiá-los no atual contexto, suportada por psicólogos clínicos e localizada no Centro Nacional de Segurança da Empresa.

• Reconhecendo o esforço diário das suas equipas, a AUCHAN ofereceu aos seus colaboradores um bónus de incentivo no valor de 20% do seu salário total. Criou ainda um horário especial para estes fazerem as suas compras – 30 minutos antes das lojas abrirem.

• Em 2020, a AUCHAN reafirmou o seu compromisso com os 10 princípios do Global Compact, das Nações Unidas, acordo assumido em 2011 e que confirma o seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

• A AUCHAN recicla latas de alumínio e transforma-as em frigideiras. Utiliza 46 latas para fazer uma frigideira.

• Em 2020, a AUCHAN disponibilizou aos seus clientes 1714 produtos de Marca Própria com o rótulo Nutri-Score.

Pedro Cid
Pedro Cid

Diretor Geral da Auchan Retail Portugal

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