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BRANCA DE NEVE

2017

Quem não conhece a BRANCA DE NEVE? Em Portugal, é sabido que, quando se pensa em farinha, pensa-se em BRANCA DE NEVE.
A Marca é um fenómeno que, geração após geração, continua a ter um lugar especial na casa e coração dos portugueses. Sempre com as necessidades do consumidor em mente, trabalha diariamente para desenvolver e produzir produtos relevantes para o mercado alimentar. Esses esforços são visíveis na gama alargada de produtos que disponibiliza, tendo, hoje, mais de 50 referências.

BRANCA DE NEVE
valores da marca

Consistência, Qualidade, Inovação e Proximidade ao Consumidor são os principais valores que movem a BRANCA DE NEVE.
Os consumidores são cada vez mais exigentes e informados, valorizando os produtos que se mantêm inalterados no seu sabor e na sua qualidade. Esta consistência da BRANCA DE NEVE, aliada à proximidade ao consumidor, tem sido, desde o seu lançamento, um dos pontos fortes de toda a estratégia da Marca. A qualidade é considerada pelas Fábricas Lusitana como um pilar fundamental da sua atividade. Há mais de duas décadas que a empresa detém a Certificação do seu Sistema de Gestão de Qualidade, de acordo com a norma NP EN ISO 9002, no âmbito da produção de farinhas de trigo e preparados em pó para usos culinários, tendo sido a primeira moagem certificada em Portugal.
A inovação, desde o primeiro momento, é outro vetor que define a Marca e que tem sido efetivada através do lançamento de gamas de produtos de forte valor acrescentado para o consumidor. Com o lançamento da primeira farinha tipo self-raising, a BRANCA DE NEVE criou uma nova categoria de produto no mercado que passou a liderar.

produtos e desenvolvimentos futuros

Presente desde 1954 no mercado português, com os seus icónicos pacotes azuis e vermelhos, a BRANCA de NEVE tem-se posicionado, ao longo dos anos, como muito mais do que uma farinha.
A inovação, que sempre esteve presente na história da Marca, remonta a 1999, através da sua linha de Preparados para Bolos, Scones e Crepes, receitas adaptadas ao gosto português e que, embora tendo como promessa básica a facilidade de preparação, oferecem a qualidade reconhecida à BRANCA DE NEVE. Atualmente, a gama conta já com dez referências. Uma década mais tarde, a Marca lança as Farinhas para Pão que, preparadas na máquina ou segundo o método tradicional, permitem ao consumidor desfrutar de um pão acabado de fazer. De alguns anos a esta data, a Marca tem-se dedicado ao desenvolvimento de preparados em pó para sobremesas. Sempre atenta às necessidades do mercado, a BRANCA DE NEVE oferece aos seus consumidores as melhores sobremesas tradicionais, familiares e de preparação fácil. Para se distinguir dos produtos já existentes, apostou em diversificar, lançando sobremesas com sabores inovadores, a par dos tradicionais. A estratégia inicia-se com o lançamento dos preparados para Gelatinas, Mousses, Pudins e Leite--Creme. Em todos estes preparados tem-se vindo a assistir ao alargamento dos sabores disponíveis e, nas gelatinas, verificou-se a divisão da gama em tradicional, origem vegetal e light.
Em meados de 2016, a Marca lança os preparados para Bavaroises e preparados para Gelados. No ano anterior as novidades tinham sido os Toppings BRANCA DE NEVE, disponíveis em sete sabores, com uma embalagem arrojada e divertida. Ainda em 2016, foi criada uma sub-gama dos Preparados para Bolos, Scones e Crepes, com o lançamento dos Preparados para Panquecas e Queijadas. Já disponíveis na grande distribuição, estão ainda os Recheios e Coberturas de Fruta, com variedades típicas, como o morango, e outras combinações diferentes das que existem no mercado, como o pêssego em brandy ou maçã e canela. Estes produtos BRANCA DE NEVE são ideais para utilizar na cobertura e decoração de sobremesas, ou até para servir como acompanhamento.
Em 2017, o grande lançamento são os Auxiliares para Pastelaria. Brevemente será possível encontrar nas várias insígnias do retalho o Icing Sugar (açúcar em pó), o Açúcar Baunilhado, o Custard de Baunilha e o Creme Pasteleiro BRANCA DE NEVE. Com a ajuda destes auxiliares, confecionar cremes, aromatizar e decorar bolos e sobremesas será muito mais fácil.
Em quatro anos, a BRANCA DE NEVE inovou e triplicou a sua oferta de sobremesas contando, atualmente, com mais de 30 referências.

mercado

O mercado atual e a conjuntura económica impulsionam a BRANCA DE NEVE a trabalhar, diariamente, para se manter competitiva e ocupar um lugar de destaque junto das principais Marcas de fabricante.
Uma das suas preocupações, de há alguns anos a esta parte, tem sido estar atenta ao comportamento do consumidor e às alterações dos hábitos de consumo, de forma a concertar a sua oferta com a procura cada vez mais exigente. Tem-se vindo a verificar o crescente interesse dos portugueses por produtos pouco usuais na cultura gastronómica nacional, o que obriga as Marcas a atualizarem-se para dar resposta a esta globalização dos hábitos alimentares. Esta estratégia de se manter atual é também um caminho para atingir outro grande objetivo da Marca: a renovação das gerações. Só cativando os consumidores mais jovens a BRANCA DE NEVE consegue afirmar-se como um player incontornável.

COMUNICAÇÃO

Desde sempre que a estratégia de comunicação da BRANCA DE NEVE passa pela estreita relação com o consumidor. Como se costuma dizer, “em equipa que ganha, não se mexe” e, por isso, apesar da constante modernização da abordagem da Marca, esta tem mantido a sua aposta na proximidade com o consumidor.
Mantém-se o investimento no merchandising e brindes da Marca, onde todas as ações desenvolvidas são pensadas para reconhecer e premiar a fidelidade de cada consumidor. Exemplo disso é o livro de receitas “Sabores à Mesa – 60 receitas para partilhar”, lançado no final de 2016 e já enviado para milhares de casas portuguesas. É uma compilação de receitas desenvolvidas pelo Chef Hernâni Ermida, e uma comemoração dos 60 anos da Lusitana, da BRANCA DE NEVE e da Espiga.
Também sempre presente como uma prioridade na comunicação da Marca, está a Revista Lusitana. É o mais importante elo de comunicação com o seu clube de consumidores e o veículo privilegiado de partilha de informação.
O relacionamento próximo com os consumidores
é importante, mas a Marca não descura a publicidade convencional. Assim, investe também no digital, no content marketing e ainda em anúncios de imprensa, principalmente na especializada.
O Natal é sempre o momento de comunicação mais importante do ano e, em 2016, a BRANCA DE NEVE marcou presença nos lares nacionais ao patrocinar o programa de televisão, “Best Bakery – a melhor pastelaria de Portugal”.

vantagens competitivas

Há mais de 60 anos no mercado, a BRANCA DE NEVE continua a ser a marca Top of Mind  e líder de mercado na sua categoria. Com uma notoriedade superior a 90%, a BRANCA DE NEVE vê a si atribuídos valores como qualidade inquestionável, confiança
e o “saber fazer” próprios de uma Superbrand.
É, pelo segundo ano consecutivo, uma “Marca de Confiança” na categoria de farinhas, eleita pelos leitores da revista Selecções do Reader’s Digest. Por último, mas não menos importante, é há sete anos eleita uma Superbrand, uma Marca de Excelência em Portugal.

BRANCA DE NEVE
sabia que?

A revista Lusitana, importante veículo de comunicação, disponibilizada por assinatura aos consumidores registados, é lida por cerca de 30 mil pessoas.

O nome e o logótipo da Marca foram inspirados nos pinheiros seculares e nos montes brancos de neve, que cobrem a serra da Gardunha no inverno, paisagem que se avista da vila de Alcains.

A Marca BRANCA DE NEVE detém 68 produtos, distribuídos por 6 gamas diferentes: farinhas de trigo "self-raising", farinhas para pão, bolos, panquecas, sobremesas e "toppings".

A Marca lança, em 2016, o seu quinto livro de receitas que é oferecido aos consumidores, mediante o envio de provas de compra.

ANTÓNIO TRIGUEIROS DE ARAGÃO
ANTÓNIO TRIGUEIROS DE ARAGÃO

Administrador das Fábricas Lusitana

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