SPORT TV

2019

Com 21 anos de história, a SPORT TV reúne agora condições para se “insinuar” ao mercado de uma forma adulta: comunicando sem complexos, focando-se totalmente no cliente e atingindo, na perfeição, o alvo comercial. A Marca mantém a oferta dos cinco canais em território nacional - mais um em África -, bem como a SPORT TV+, em sinal aberto. Fora do universo broadcast, ergue-se agora um ecossistema digital sem paralelo na exibição de conteúdos desportivos em Portugal.

SPORT TV
valores da marca

Desde o primeiro dia de emissão – em setembro 1998 - a SPORT TV procurou adequar a sua conduta, programática e de comportamento, ao estatuto Premium que, por definição, justificou a sua existência. Numa área de negócio tão emocional como é o desporto e o futebol em particular, manteve sempre a equidistância. Só assim se explica uma longevidade já com mais de duas décadas e um passado sem mácula do ponto de vista ético e moral. Uma caminhada de 21 anos feita de pioneirismo, inovação, credibilidade e criatividade. Traços de identidade revelados no trajeto daquele que é, sem dúvida, o canal de desporto de referência em Portugal e um dos melhores da Europa.

produtos e desenvolvimentos futuros

O desporto circula-lhe nas veias com um raro nível de pureza e os 21 anos de vida deram-
-lhe um domínio de palco incomparável. Estes dois predicados mantêm a SPORT TV como a insígnia mais importante no panorama da oferta desportiva audiovisual em Portugal. Os principais eventos do desporto nacional e mundial continuam nas grelhas dos seus cinco canais. Não apenas no futebol – desde logo com as Ligas NOS, Inglesa, Italiana e Alemã, as taças da Liga e de Portugal –, mas também com a NBA, a ATP Tour de ténis, o Moto GP, o Mundial de Rugby, entre outras competições emblemáticas.

O capítulo dos conteúdos merece um parágrafo especial dedicado às seleções de futebol e em particular à Seleção Nacional. Respeitando uma tradição desde os primórdios do canal, a SPORT TV transmitiu, em 2019, a primeira edição da UEFA Nations League e acompanhou intensivamente os UEFA European Qualifiers. A cereja no topo do bolo aconteceu com a aquisição da totalidade dos direitos do UEFA Euro 2020. A mais de um ano de distância, o canal de desporto garantiu a transmissão do torneio no qual a Seleção Nacional é campeã em título.

A SPORT TV+, nascida em agosto de 2016, mantém-se como o principal veículo de promoção dos conteúdos Premium. Em sinal aberto, a estação de informação desportiva consolidou as audiências num nível surpreendente, confirmando a credibilidade e excelência da informação SPORT TV. O canal trouxe inovação e criatividade nos conteúdos, sabendo sempre administrar a própria linguagem de uma forma construtiva no sentido de enobrecer o desporto.

mercado

“O cliente tem sempre razão” é uma máxima antiga, porém mais atual do que nunca. Por isso, a SPORT TV decidiu levá-la à letra. Não basta ter o melhor produto, a melhor programação, os melhores eventos. É imperativo ir ao encontro dos desejos de quem “paga para ver”. Um conjunto de iniciativas levadas a cabo nos últimos meses, reforçaram um propósito claro do canal de desporto: o cliente está, mais do que nunca, no centro das atenções. Por exemplo, a SPORT TV fez recentemente um esforço substantivo para migrar o parque de subscritores para o HD, por forma a proporcionar a melhor experiência de visionamento. Outra inovação prendeu-se com a criação de bundles comerciais com outros players do mercado, para desta forma possibilitar a sinergia de preços.

COMUNICAÇÃO

Em 2018, a SPORT TV, através de uma equipa multidisciplinar, formou a sua própria Área Criativa com o propósito de promover os conteúdos dos vários canais e a estratégia de marketing da estação. Filmes flutuando entre as linguagens de autopromoção e publicitárias vieram revolucionar a forma de comunicar desporto na televisão portuguesa. Inovadoras, criativas e corajosas, as campanhas da SPORT TV tocam de forma inteligente em assuntos até aqui considerados tabus, como a rivalidade entre os clubes, a concorrência ou até o preço do serviço. Slogans como “SPORT TV - Vale o Bilhete” (relacionado com o preço) ou “SPORT TV - Insubstituível” (em resposta ao aparecimento da concorrência) marcaram a estratégia de comunicação da empresa. Ficaram célebres campanhas como a da Liga Europa (que colocou o troféu da competição no telhado do edifício da SPORT TV), a de promoção à SPORT TV+

(com os melhores atletas portugueses a trabalharem em televisão) ou ainda a de arranque da Liga NOS (com uma magnífica interpretação do ator Ricardo Carriço). Esta estratégia de comunicação mereceu aplausos e troféus no primeiro concurso a que a SPORT TV se submeteu na área de autopromoção (Meios & Publicidade), com 10 prémios conquistados e a presença na shortlist do Grande Prémio.

vantagens competitivas

A nova aplicação da SPORT TV representa uma das apostas mais fortes do canal rumo ao futuro. A Marca criou um ecossistema digital 360 de excelência, totalmente integrado entre antena e web, que permitirá experiências únicas aos utilizadores. Pela primeira vez, a SPORT TV disponibiliza conteúdos near live em ambiente digital. Uma marca de inovação e pioneirismo que está no ADN da estação: foi o primeiro canal de desporto em Portugal com emissões codificadas (1998); o primeiro a transmitir um evento produzido em HD (2008); o primeiro a emitir no formato 16:9 (2011); o primeiro host broadcaster em Portugal de uma final da Liga dos Campeões (2014) e o primeiro a transmitir um evento desportivo, em direto, com a tecnologia 4K (ultra HD). No novo HUB da SPORT TV também foi instalado um enorme "retrovisor" que permitirá a visualização de conteúdos do canal. São mais de duas décadas de acervo precioso, milhares de horas de emissão onde é possível ter acesso a conteúdos históricos de diversas modalidades e a grandes reportagens da SPORT TV, muitas delas premiadas. Logo nos primeiros meses, a nova App teve 100.000 downloads, registando cerca de 1000 avaliações na Apple Store com uma média de 4,3.

SPORT TV
sabia que?

• A SPORT TV chega a transmitir, por semana, cerca de 120 eventos em direto e em exclusivo, em SD, HD e 4K (ultra HD). O seu conjunto de canais transmite, anualmente, mais de 50 mil horas de emissão, para um universo de mais de 2 milhões de espectadores.

• Há 21 temporadas consecutivas que a SPORT TV
é detentora dos direitos de transmissão do principal evento do futebol português: o Campeonato Nacional da Primeira Liga - Liga NOS.

• Em 2019, a SPORT TV conquistou uma dezenas de troféus nos Prémios M&P Criatividade em Autopromoção e contou com uma nomeação para o festival internacional Kinsale Shark Awards.

• O ReporTV é o programa de grande reportagem desportiva mais premiado da televisão portuguesa, tendo recebido até ao momento mais de duas dezenas de distinções.

• Em 2019, foi lançada a nova App SPORT TV,
um ecossistema digital 360 totalmente integrado entre antena e web, que nos primeiros meses registou 100.000 downloads.

• Desde o início da presente época, a SPORT TV
transmite oito dos nove encontros de cada jornada da LigaPro, seis dos quais via streaming e disponíveis para todos os espectadores, continuando os outros dois a ser emitidos nos canais SPORT TV.

NUNO FERREIRA PIRES
NUNO FERREIRA PIRES

CEO da Sport TV

contactos